Acesso à Informação

Institucional

  • Apresentação
  • Histórico
  • Competências
  • Galaria de Reitores

A Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, criada pela Lei 6.344 de 05 de dezembro de 1991, reorganizada pela Lei 6.898 de 18 de agosto de 1995 e pela Lei 7.176 de 10 de setembro de 1997, vinculada à Secretaria da Educação, é uma Entidade autárquica, dotada de personalidade jurídica de direito público, com sede no Km 16 da BR-415 (rodovia Ilhéus - Itabuna), município de Ilhéus, destinada a atuar na Região Sul do Estado da Bahia.

No intuito de atender à Lei Nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que regula o acesso a informações públicas, o SIC – Serviço de Informação ao Cidadão – da UESC funcionará através do serviço de Ouvidoria, que está estruturado para receber as manifestações de maneira presencial, pelo Sistema TAG, pelos telefones (73) (73) 3680 5312 e 0800284 0011, pelo e-mail ouvidoria@uesc.br ou por carta postada nas agências dos correios, através do seguinte endereço:  Campus Soane Nazaré de Andrade, km 16, Rodovia Ilhéus-Itabuna, CEP 45662-900, Ilhéus-Bahia.

O horário de atendimento ao público na Universidade Estadual de Santa Cruz é das 7h30min às 16 horas, de segunda a sexta-feira. O funcionamento acadêmico acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22 horas e aos sábados ate às 12 horas.

Para entrar em contato com os principais órgãos administrativos, utilize um dos telefones abaixo. No menu principal do nosso site, na opção Fale Conosco, você encontra todos os ramais instalados na UESC.

 

Reitoria
E-mail reitoria@uesc.br
Chefia de Gabinete (73) 3680-5015
Reitoria (73) 3680-5311
Vice-Reitoria
E-mail vice-reitoria@uesc.br
Vice – Reitoria (73) 3680-5004
Secretaria (73) 3680-5005
PROAD – Pró Reitoria de Administração Financeira
E-mail proad@uesc.br
Chefia (73) 3680-5008
Secretaria (73) 3680-5009 / 5174
FAX (73) 3680-5246
PROEX – Pró Reitoria de Extensão
E-mail proex@uesc.br
Secretaria (73) 3680-5300
FAX (73) 3680-5225
Chefia (73) 3680-5251
PROGRAD – PróReitoria de Graduação
E-mail prograd@uesc.br
Diretoria (73) 3680-5012
Secretaria (73) 3680-5013
Fax (73) 3680-5448
PROJUR – Procuradoria Jurídica
E-mail projur@uesc.br
Diretoria (73) 3680-5006
Secretaria (73) 3680-5007
PROPP – Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
E-mail propp@uesc.br
Chefia (73) 3680-5010
Secretaria (73) 3680-5011
Ouvidoria
E-mail ouvidoria@uesc.br
Em Salvador (71) 3115-6901
Na UESC (73) 3680 5312 / 5352
DDG 0800 284 0011

A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ teve sua origem nas escolas isoladas criadas no eixo Ilhéus/Itabuna, na década de 60. Em 1972, resultante da iniciativa das lideranças regionais e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), as escolas isoladas (Faculdade de Direito de Ilhéus, Faculdade de Filosofia de Itabuna, e Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna) congregaram-se, formando a Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna - FESPI. Reunidas em Campus, na Rodovia Ilhéus/Itabuna, no município de Ilhéus, pelo Parecer CFE 163/74, os estabelecimentos de ensino foram ganhando maturidade e competência, criando as condições para pleitear o "status" de Universidade. Mantida, entretanto, por uma fundação de natureza privada, o acesso a seus cursos tornava-se particularmente difícil, considerada à realidade regional. Assim, a Federação reorientou-se no sentido de tornar-se uma fundação pública.

Em 1991, depois de muitas lutas, esse grande anseio tornou-se realidade, estadualizando-se a Federação. Em 05 de dezembro de 1991, o então Governador do Estado incorporou a FESPI, escola particular, ao quadro das escolas públicas de 3º grau da Bahia, pela Lei 6.344 de 06/12/91.

Em 1995, a UESC teve seu Quadro de Pessoal aprovado pela Lei nº 6.898, de 18 de agosto de 1995, publicada no Diário Oficial do Estado dos dias 19-20 seguintes, ficando reorganizada sob a forma de Autarquia. Emerge, portanto, UESC, como a mais nova IES, das quatro mantidas pelo Governo da Bahia, fortemente vinculada à sua região, e caminha rapidamente para ocupar a liderança regional.

Pelo fato de estar situada numa região de agropecuária, gradativamente esta Universidade vem se estruturando para afirmar seu papel agro-ecológico, daí dar especial ênfase ao Curso de Agronomia, bem como implementar ações extensionais nessa área. Para tal, volta-se essencialmente para programas de preservação da Mata Atlântica, cuja fauna e flora oferece rico material de pesquisa. Aqui se encontram ainda espécimes raras, a exemplo do Mico Leão da Cara Dourada, em extinção em todo o Brasil.

Em razão, ainda, de possuir em seu patrimônio três fazendas, que funcionam como estações experimentais, essa vocação agrícola se reforça e se impõe.

No momento, a Universidade Estadual de Santa Cruz investe maciçamente no processo de informatização acadêmica, na melhoria do seu acervo bibliográfico e aprofunda e deflagra um bom número de projetos de pesquisa e atividades extensionais.

Na área extensional, a UESC parte para o importante desafio de atender às demandas da comunidade regional, especialmente neste momento de aguda crise econômica e social, conseqüente das dificuldades sofridas pela monocultura cacaueira. A instituição tem procurado criar programas interativos com empresários, produtores rurais, associações civis, num esforço conjunto para a busca de novas alternativas para o desenvolvimento regional e para solução de problemas vitais para a comunidade, a exemplo do trabalho que ora lidera no sentido da recuperação da bacia hidrográfica formada pelos rios Cachoeira, Colônia e Salgado, em torno dos quais vive uma população de cerca de 500 mil habitantes.

No campo essencialmente cultural, participa de programas e projetos de atualização do magistério de 1º e 2º graus, com a criação do comitê regional, em convênio com a Fundação Biblioteca Nacional, do PROLER. Esse importante programa de porte nacional congrega representantes de toda a área geográfico-cultural influenciada pela UESC.

Conforme pode ser observado na Estrutura Organizacional da UESC, a Administração Superior da Universidade
é exercida pelos seguintes órgãos:

I - Conselho Universitário - CONSU;
II - Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE;
III - Conselho de Administração CONSAD;
IV - Reitoria.

CONSU - O Conselho Universitário, ao qual, como órgão máximo de deliberação, compete formular, com prioridade, a política universitária, definir as práticas gerais das áreas acadêmica e administrativa e funcionar como instância revisora, em grau de recurso, das deliberações relativas ao âmbito da sua competência, tem a seguinte composição:

I - o Reitor, que o preside;
II - o Vice-Reitor, como Vice-Presidente;
III - os Pró-Reitores;
IV - os Diretores dos Departamentos;
V - representantes do corpo discente, correspondendo a um total de 12% (doze por cento) deste Conselho, com mandato de 01 (um) ano;
VI - representantes do corpo técnico-administrativo, correspondendo a um total de 12% (doze por cento) deste Conselho, com mandato de 02 (dois) anos;
VII - dois representantes da comunidade regional.

CONSEPE - O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, ao qual, como órgão consultivo e deliberativo, compete definir a organização e o funcionamento da área acadêmica nos aspectos técnicos, didáticos e científicos, com funções indissociáveis nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, em conjunto com os órgãos da administração superior e setorial da universidade, tem a seguinte composição:

I - o Reitor, que o preside;
II - o Vice-Reitor, como Vice-Presidente;
III - os Pró-Reitores incumbidos das atividades relacionadas com ensino, pesquisa e extensão;
IV - os Diretores dos Departamentos;
V - os Coordenadores dos Colegiados de Cursos;
VI - representantes do corpo discente

CONSAD - O Conselho de Administração, órgão colegiado de administração e fiscalização econômico-financeira da Universidade, incumbido de assegurar o regular funcionamento da entidade, tem a seguinte composição:

I - o Secretário da Educação do Estado da Bahia, que o preside;
II - o Reitor;
III - o Vice-Reitor;
IV - um representante da Secretaria de Planejamento, Ciência e Tecnologia;
V - um representante da Secretaria da Administração;
VI - um representante da Procuradoria Geral do Estado;
VII - um representante da Associação de Servidores;
VIII - um representante do corpo discente;
IX - 8 (oito) representantes dos docentes da universidade;
X - 8 (oito) docentes de livre escolha do Governador do Estado da Bahia;
XI - um representante da Comunidade Regional;
XII - o Presidente da Central Nacional dos Produtores de Cacau CNPC;
XIII - o Diretor Geral da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira CEPLAC;
XIV - um membro indicado pela família doadora do terreno em que se edificaram as instalações da Universidade.

A Reitoria, órgão executivo da administração superior, responsável pelo planejamento, coordenação, supervisão, avaliação e controle da Universidade, tem a seguinte organização:

I - Gabinete do Reitor;
II - Vice-Reitoria;
III - Procuradoria Jurídica;
IV - Assessoria Técnica;
V - Unidade de Desenvolvimento Organizacional;
VI - Pró-Reitoria de Graduação;
VII - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação;
VIII - Pró-Reitoria de Extensão;
IX - Pró-Reitoria de Administração e Finanças.

Os Departamentos são a base da estrutura da Universidade, para todos os efeitos de organização administrativa e didático-científica, compostos pelo pessoal docente nele lotado e compreende as disciplinas afins a ele vinculadas. Os Departamentos são dirigidos por um Diretor e, em suas ausências e impedimentos, por um Vice-Diretor, eleitos pela Plenária Departamental e nomeados pelo Reitor, para um mandato de dois anos, permitida uma recondução, por igual período.

Os Colegiados de Curso são órgãos da administração setorial responsável pela coordenação didático-pedagógica de cada curso.

PROAD - A Pró-Reitoria de Administração e Finanças é a unidade responsável pela gestão administrativa, dos recursos humanos, financeiros, materiais e patrimoniais, vinculada à Reitoria da Universidade Estadual de Santa Cruz. Cria e define diretrizes necessárias ao funcionamento destas respectivas áreas.
A Proad tem a função de planejar, executar e acompanhar as atividades desenvolvidas, supervisionando e avaliando estratégias para otimização de recursos e serviços. Atua em conjunto com a Diretoria de Orçamento, na elaboração da proposta orçamentária, nos aspectos que competem à sua área.

Sua estrutura contempla quatro gerências específicas:
Gerência Administrativa – GERAD
Gerência Financeira – GEFIN
Gerência de Recursos Humanos – GERHU
Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos - CDRH
Maiores informações visite o site da Pró-Reitoria

PROGRAD é um órgão da Administração Superior, responsável pelo assessoramento à Reitoria nas questões relativas ao ensino de Graduação. Maiores informações visite o site da Pró-Reitoria

PROEX - A Pró-Reitoria de Extensão tem como principal objetivo planejar, desenvolver e acompanhar as ações extensionistas da Universidade Estadual de Santa Cruz. Funciona também como assessoria à Administração Superior da Universidade nas questões referentes à Extensão.
Em âmbito interno, a PROEX faz intermediação entre os Departamentos e a Reitoria no que tange aos trâmites e procedimentos que visem à coordenação e execução de cursos, eventos e projetos. Em nível estadual, a PROEX coordena e executa programas educacionais do Governo da Bahia direcionados a várias localidades do Estado. Acerca da comunidade externa regional, a Pró-reitoria se relaciona com prefeituras, instituições diversas, representações populares e empresas privadas. O esforço se dá no sentido de viabilizar ações que resultem em transferência de conhecimento e tecnologia, geração de renda e postos de trabalho, entre outras. Dessa forma, a UESC contribui para melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento social da região Sul da Bahia, sua área de abrangência.
A PROEX é constituída de: Pró-Reitor de Extensão, Gerente de Extensão, Sub-gerentes de Extensão, Coordenador de Ações Comunitárias, Coordenador de Grupo de Trabalho, Secretários e Assistente Administrativo. Maiores informações visite o site da Pró-Reitoria

PROPP - A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação é responsável pelas atividades concernentes à pesquisa e à Pós-Graduação da UESC. É composta por uma pró-reitoria, uma gerência e subgerência de pós-graduação e uma gerência e subgerência de pesquisa.
A PROPP direciona suas ações para uma política de pesquisa, visando a consolidação dos cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu e para capacitação docente, buscando estimular e coordenar a produção do conhecimento.
Na pós-graduação, a PROPP atua na capacitação de docentes na consolidação dos programas de pós-graduação e na ampliação e melhoria de sua infra-estrutura. São oferecidos cerca de 16 cursos de especialização e 07 cursos de mestrado próprios (Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Genética e Biologia Molecular, Zoologia Aplicada,  Sistemas Aquáticos Tropicais, Produção Vegetal e Mestrado em Ciência Animal), além de um Doutorado em Genética e Biologia Molecular.
Para os alunos de graduação existem os Programas de Iniciação Científica – Programa  de Iniciação Científica (PROIIC), Programa de Iniciação Científica Voluntário (PROIICV), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC),  Programa de Bolsas Institucional de Iniciação Científica FAPESB e FAPESB JR para os interessados em participar de projetos de pesquisa na UESC.
Maiores informações visite o site da Pró-Reitoria

• ORGÃOS SUPLEMENTARES

Biblioteca Central da Universidade Estadual de Santa Cruz - Criada em 1975, é órgão suplementar da Reitoria. Ocupou instalações provisórias durante 23 anos, no pavilhão Adonias Filho, e em abril de 1998 foi transferida e instalada em prédio próprio, ocupando uma área de 1.830m2 no Centro de Cultura e Arte Paulo Souto, Campus Soane Nazaré de Andrade.

Tem como finalidade proporcionar serviços de informação à comunidade acadêmica servindo de apoio ao ensino, pesquisa e extensão. Maiores informações visite a página da Biblioteca.

CEDOC - O Centro de Documentação e Memória Regional, órgão suplementar ligado diretamente à Reitoria, foi criado em 1993, com o objetivo de desenvolver ações que operacionalizem a preservação da memória regional. Desde sua criação, o CEDOC recebeu documentos, como jornais, fotografias, vídeos, monografias, dissertações e teses, e produziu outros documentos que contribuem para o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da história regional.
Maiores informações visite o site do CEDOC.

SECREGE
Prefeitura do Campus
Gráfica Universitária
Hospital Veterinário
TV Universitária

• ÓRGÃOS INTEGRANTES DA REITORIA

A EDITUS - Editora da UESC - foi criada e implantada em 1996, como um dos instrumentos de consolidação do projeto de desenvolvimento e expansão da Universidade, buscando adequar os objetivos da UESC aos novos rumos da educação universitária no Brasil, que, neste milênio, exige do docente a função do ensino e a prática da pesquisa na busca de novos conhecimentos. A Editus se insere nesse contexto como órgão de divulgação do acervo cultural, científico e técnico da Instituição. Além disso, publica títulos de autores regionais e novos escritores aprovados pelo Conselho Editorial.
Maiores informações visite o site da Editora Universitária.

Gabinete do Reitor
Procuradoria Jurídica

UDO- Unidade de Desenvolvimento Organizacional
Sec. Registro de Diplomas
Assessoria de Políticas e Diretrizes Acadêmicas
Assessoria de Planejamento
Assessoria de Assistência Estudantil
Assessoria de Relações Institucionais

Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro

A professora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1987), com Residência em Medicina Social pelo Departamento de Medicina Preventiva da UFBA (1989), Mestre em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (1993) e Doutora em Saúde Pública pela USP (2003), é professora adjunta do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz desde 1990 e assumiu o cargo de Reitora desta Universidade em 02 de fevereiro de 2012.

Antônio Joaquim Bastos da Silva

O professor Antônio Joaquim Bastos da Silva é graduado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna e em Administração pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna. Possui Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Foi presidente da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais e vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Recebeu pelo Consejo Iberoamericano em Honor a la Calidad Educativa, no Panamá, os títulos de Doutor Honoris Causa e Magister em Gestão Educativa em Iberoamerica. Esteve no cargo de reitor da UESC de 02 de fevereiro de 2004 a fevereiro de 2012.

Renne Albagli Nogueira

A professora Renée Albagli é graduada em Biologia pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, com especialização na Universidade Católica de Minas Gerais e em Genética, na Unicamp. Fez especialização também em Gestão Universitária, na Universidade Estadual do Ceará, Mestrado em Gestão Universitária, na Universidade Estácio de Sá. A última etapa deste mestrado foi concluída na St. Paul University, em Chicago (EUA) e Doutorado em Educação concluido em 2010. Na FESPI (Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna), foi diretora acadêmica, diretora de graduação e extensão. Na UESC, foi pró-reitora de graduação e vice-reitora, e eleita reitora em 1996, tendo permanecido no cargo até janeiro de 2004, quando terminou seu segundo mandato. Foi membro e presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE).

José Altamirando de Cerqueira Marques

O professor José Altamirando de Cerqueira Marques, lotado no Departamento de Ciências Jurídicas, foi nomeado como Reitor Pró tempore da Universidade Estadual de Santa Cruza quem coube a responsabilidade de preparar a Instituição e criar as condições para a primeira eleição direta para a Reitoria, o que ocorreu em 1995.

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster