Mobilidade é o processo que possibilita ao interessado (estudante de graduação ou de pós-graduação, corpo técnico e/ou docentes) estudar, pesquisar ou estagiar em outra instituição brasileira ou estrangeira e, após a conclusão, receber um comprovante da instituição de origem.
Documentos em português, inglês, espanhol e francês não necessitam de tradução na UESC. A tradução juramentada somente é requerida para outras línguas ou em casos excepcionais.
Atualmente há duas formas de mobilidade, nacional e internacional, que podem ocorrer por:
a) Editais ou programas:
O estudante acompanha o lançamento dos editais semestrais, participa das seleções e dos testes de proficiência (quando previsto no edital). Nessa modalidade o estudante selecionado receberá bolsa para ajuda de custo com o intercâmbio.
b) Livre:
Pode ser realizado nas universidades que a UESC possui convênio (que em alguns casos dispõem de facilidades e/ou benefícios), ou qualquer IES da escolha do interessado. A ARINT pode dar orientações referente ao processo de tramitação de documentos e emite declarações e/ou cartas pertinentes exigidas pela instituição de destino. Há opção para receber bolsa na "mobilidade livre" nos editais semestrais. Mas, para isso, o interessado já deve estar com a carta de aceite da IES de destino.
Formulários de inscrição nos editais: