Mobilidades da UESC

Viva a experiência de estudar em outra instituição!

Mobilidade é o processo que possibilita ao interessado (estudante de graduação ou de pós-graduação, corpo técnico e/ou docentes) estudar, pesquisar ou estagiar em outra instituição brasileira ou estrangeira e, após a conclusão, receber um comprovante da instituição de origem. 

Documentos em português, inglês, espanhol e francês não necessitam de tradução na UESC. A tradução juramentada somente é requerida para outras línguas ou em casos excepcionais.

  • Graduação
  • Pós-graduação

Atualmente há duas formas de mobilidade, nacional e internacional, que podem ocorrer por:

a) Editais ou programas:
O estudante acompanha o lançamento dos editais semestraisparticipa das seleções e dos testes de proficiência (quando previsto no edital). Nessa modalidade o estudante selecionado receberá bolsa para ajuda de custo com o intercâmbio.

b) Livre:
Pode ser realizado nas universidades que a UESC possui convênio (que em alguns casos dispõem de facilidades e/ou benefícios), ou qualquer IES da escolha do interessado. A ARINT pode dar orientações referente ao processo de tramitação de documentos e emite declarações e/ou cartas pertinentes exigidas pela instituição de destino. Há opção para receber bolsa na "mobilidade livre" nos editais semestrais. Mas, para isso, o interessado já deve estar com a carta de aceite da IES de destino.

Formulários de inscrição nos editais:

Plano estudos português-espanhol
Plano estudos português-inglês-espanhol-francês

Editais específicos para este público são divulgados constantemente na nossa página do  Facebook e Instagram.

 

 

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web