Mobilidade para a UESC

Um intercâmbio muda tudo!

A Assessoria de Relações Internacionais se dispõe a oferecer apoio e informações necessárias aos alunos internacionais no processo de adaptação.  

  • Trâmites e documentos

ANTES DO EMBARQUE:

  • Visto de estudante: O candidato deverá providenciar o Visto de Estudante Tipo IV (ITEM IV) no consulado brasileiro no seu país de origem. Confira os documentos necessários no link específico de cada consulado.
  • Seguro internacional: Deve cobrir despesas médicas, laboratoriais e hospitalares em todo território brasileiro e ainda incluir repatriação funerária. O seguro médico deve ser adquirido no país de origem e apresentado na sua chegada.
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF): Documento fiscal brasileiro obrigatório. Para solicitar, clicar no link.
  • Registro Nacional Migratório (RNM): Emitido pela Polícia Federal (PF) brasileira. O ideal é agendar o comparecimento 15 dias antes da viagem ao Brasil. O requerimento pode ser feito no Sistema de Registro Nacional Migratório SISMIGRA. Caso o agendamento pelo site não esteja disponível para a unidade Ilhéus, envie um e-mail para migracao.ils.ba@pf.gov.br e solicite seu agendamento. Busque já trazer os documentos necessários1. Para verificar a listagem, clique aqui.

NO BRASIL:

  • Registro Nacional Migratório (RNM): Ao chegar ao Brasil, é necessário comparecer no dia e hora agendados na PF (veja a localização no Google Maps). O comparecimento à Polícia Federal deve ocorrer até 30 dias depois da chegada do estudante. Sempre consulte antes o site da PF para observar se houve alguma mudança na documentação exigida.
  • Abrir conta no Banco do Brasil (BB): Para abertura de conta bancária, os seguintes documentos são necessários:
    1)
    Documento de identificação (documentação fornecida pela Polícia Federal, frente e verso) e CPF;
    2) Comprovante de endereço (uma declaração fornecida pelo dono do apartamento ou algum professor do programa de pós-graduação). O ideal é que o declarante tenha conta no BB. Se tiver, terá que assinar como assina no banco e não rubrica. Caso não tenha, será necessário reconhecer firma. Uma conta de água ou luz atual deve ser acrescentada a declaração; e
    3) Comprovante de renda (uma declaração do programa de pós-graduação).

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

  • Revalidação/Reconhecimento de seu diploma de graduação/mestrado: Com base na RESOLUÇÃO CONSU Nº 01/2018, Artigo 25, não é necessário solicitar a revalidação de diplomas e reconhecimento de títulos anteriores para receber o seu diploma do curso atual na UESC. Entretanto, os diplomas anteriores precisam estar apostilados de acordo com a Convenção de Haia ou autenticados por autoridade consular brasileira competente, no caso de país não signatário.

  • Documentos em português, inglês, espanhol e francês não necessitam de tradução. A tradução juramentada somente é requerida para outras línguas ou em casos excepcionais.

1ATENÇÃO: A certidão de nascimento ou documento similar precisa vir apostilado e traduzido por tradutor público juramentado no Brasil.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web