Departamento de Filosofia e Ciências Humanas

Cursos de Pós-Graduação Stricto sensu

Área de História:

Mestrado de Cultura e Turismo
O Programa está estruturado em duas linhas A- Memória, Identidade e Representações Culturais e B - Políticas, Planejamento e Configurações de Produtos e Serviços Turísticos, que longe de se oporem, complementam-se no processo investigativo do conhecimento. As áreas de concentração do Programa ancoram-se na Comunicação (Ciências Sociais Aplicadas) e Turismo (Administração/Turismo). Como se trata de um programa interdisciplinar, tais sub-áreas refletem a origem do mesmo, em sua atuação, com docentes de três departamentos da UESC, a saber: Ciências Econômicas, Letras e Artes e Ciências Humanas e eventuais colaboradores

Linha A :

Esta linha visa à identificação e ao inventário de grupos culturais  no âmbito do espaço regional; à organização da memória regional e à constituição de acervos; das expressões identitárias sócio-culturais (literárias, orais, plásticas, etc.); minimizando os impactos da modernidade sobre as tradições histórico-culturais; em suas várias formas de atuação, junto às comunidades locais no sentido de que estas se  apropriem de seu patrimônio e memória.
Memória, Identidade e Representações Culturais > História do cotidiano e da vida privada > Turismo, arqueologia pré-histórica e arqueologia histórica > Turismo, políticas Públicas e Cidadania > Estudos culturais e identidade regional > Identidade, nação, gênero e Turismo > Identidade, memória, expressões culturais e turismo.

Dissertações

  • Um estudo cultural do cacau com perspectiva para o turismo
    Maria Luiza Nora de Andrade
  • O quibe no tabuleiro da baiana: Uma reflexão sobre a imigração síria e libanesa e o turismo cultural de Ilhéus
    Maria Luiza Silva Santos
  • O Imaginário da carta de Caminha e sua apropriação pelo turismo
    Isabel Maria de Jesus Pacheco
  • O ENCANTO DA LAGOA: O imaginário histórico-cultural como elemento propulsor para o Turismo Cultural na Lagoa Encantada
    Reinaldo Soares dos Santos
  • Novidades em Goiás Velha: um estudo sobre o contexto turístico na antiga capital goiana
    Vinícius José Ripol de Freitas
  • Não sabia que era coisa de judeo". Os cristãos-novos, sua história, seus espaços, suas resistências/permanências
    Genebaldo Pinto Ribeiro
  • Festa da cidade: Cultura e turismo na periferia do cacau
    Charles Nascimento de Sá
  • Carnaval de Ilhéus: Identidade, turismo e sustentabilidade
    Aline Santos de Brito Nascimento
  • Belmonte, Memória, Cultura e Turismo: numa (re)visão de Iararana de Sosígenes Costa
    Durval Pereira da França Filho
  • A História do Cangaço enquanto Atrativo Turístico: o caso do produto Xingó (Canindé do São Francisco - SE)
    Sérgio Alberto Menezes Barreto
  • A irmandade da boa morte: Memória, Intervenção e Turistização da festa em Cachoeira, Bahia
    Armando Alexandre Costa de Castro
  • O RIO CACHOEIRA AQUÉM DE SUA POESIA: imaginário das águas e sustentabilidade ambiental através do turismo litorâneo de Ilhéus -BA
    Marivalda Guimarães Sousa
  • O SANTO É DE ILHÉUS; A LAVAGEM, DE SALVADOR. Reflexões sobre industrialização e mercantilização no processo de turistização da Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião
    Adailson Henrique Miranda de Oliveira
  • CIBERCULTURA E A POTENCIALIZAÇÃO DA ATIVIDADE TURÍSTICA
    Moabe Breno Ferreira Costa
  • Uma interpretação cultural para o turismo: Patrimônio Adoniano
    Silamara Santos Oliveira
  • DOCUMENTÁRIO E TURISMO CULTURAL - Um olhar sobre Jorge Amado
    Renata Farias Lima Smith
  • NOS CAMINHOS DAS TROPAS: História, cultura e TURISMO EM IPIAÚ E ENTORNO
    Sandra Regina Mendes
  • CULTURA, COMUNICAÇÃO E TURISMO: UMA ANÁLISE DA PROMOÇÃO TURÍSTICA DOS ASPECTOS CULTURAIS DE CURITIBA, PARANÁ
    Carolina Juliani de Campos
  • Carnaval e Turismo em Caravelas-BA
    Cláudio Magalhães Batista
  • DE ILHÉUS PARA O MUNDO: o discurso sobre o patrimônio histórico de Ilhéus em sites de turismo
    Antônio Marcus Lima Figueiredo
  • DAS “VERGONHAS” DESCRITAS POR CAMINHA, AO TURISMO SEXUAL: O uso de imagens femininas atreladas ao desenvolvimento turístico do Brasil
    Cassiana Panissa Gabrielli
  • VEM PRA BAHIA QUE A BAHIA É UMA BOA”: Imagens e representações da baianidade como estratégia de venda do produto Bahia
    Rodrigo Bomfim Oliveira
  • O PATRIMÔNIO HISTÓRIO EM MORRO DE SÃO PAULO, CAIRU - BA: lugar de memória, espaço de cultura,opção de turismo
    Thaís dos Santos Vinhas
  • DISCURSOS SOBRE CULTURA NEGRA E TURISMO EM ILHÉUS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO GRUPO CULTURAL DILANZENZE
    Sandro Campos Neves
  • OS CAMINHOS DE FERRO: PATRIMÔNIO HISTÓRICO E TURISMO CULTURAL NO ENTORNO DA ANTIGA ESTRADA DE FERRO DE ILHÉUS
    Manoel Ursino Tenório de Azevedo Júnior
  • TURISMO E CULTURA POPULAR: Danças e folguedos de Laranjeiras como atrativos diferenciais do turismo em Sergipe
    Gabriela Nicolau dos Santos
  • O pólo gastronómico de Banco da Vitória - Ilhéus
    Cristiane Andrade

Professores Do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas envolvidos no Programa

Janete Ruiz de Macedo
Walter Fagundes Morales
Wladimir da Silva Blos

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web