Ciclos de Estudos Históricos

Carta de Apresentação

O Ciclo de Estudos Históricos da UESC é considerado um dos eventos de maior respeitabilidade acadêmica da região sul da Bahia. São vinte anos de atividades ininterruptas. Ao longo desse período o Ciclo conquistou espaço e ultrapassou as fronteiras da região ao alcançar um público de nível nacional e trazer para a Universidade os mais conceituados pesquisadores da área de história.

Para 2009 o tema escolhido foi a Escola dos Annales. Durante o evento articulamos uma discussão sobre história e historiografia do movimento e fizemos um balanço das contribuições e dos avanços verificados na produção do conhecimento histórico nos oitenta anos de uma das mais prestigiadas revistas de História do mundo ocidental. Mais do que a revista em si, interessou-nos debater a formação de um movimento que se firmou no mundo acadêmico e instituiu novos temas, novas perspectivas e novas metodologias de pesquisa em História.

O evento realizado entre os dias 14 e 16 de setembro de 2009 atingiu o número de 404 inscrições de ouvintes e cem trabalhos apresentados na modalidade de comunicação livre. A organização envolveu mais de 30 alunos da graduação e aproximadamente 15 professores do DFCH/UESC. Entre os palestrantes vale ressaltar a presença de pesquisadores em história e historiografia provenientes de diversas instituições do país, a saber: Thais Fonseca (UFMG), Jurandir Malerba (PUC-RS), Henrique Espada (UFSC), Julio Bentivoglio (UFES) e Davis Moreira Alvim (CESAT). Nos três dias do evento estudantes de pós-graduação e de graduação de todas as universidades públicas da Bahia e das diversas faculdades particulares do Estado compartilharam suas experiências de pesquisa científica, acompanharam os mini-cursos ministrados e debateram temas fundamentais da historiografia.

Agradecemos a participação de todos que fizeram deste evento um sucesso.
Atenciosamente

Comissão organizadora