24 DE NOVEMBRO DE 2016, QUINTA-FEIRA
Auditório do Pavilhão Max de Menezes
8:00 | Abertura |
8:30 | Mesa-redonda O ensino de PLE em perspectiva intercultural Esferas ideológico-culturais no curso de português do CNED: uma abordagem dialógica do PLE/PL2 no ensino básico à distância na França A importância do trabalho com o intercultural durante a formação de professores de PLE Reflexões em torno do conceito de competência comunicativa do QECR na perspectiva discursiva e intercultural Língua e cultura no ensino de PLE: uma perspectiva discursiva |
10:15 | Intervalo |
10:30 | Mesa-redonda Práticas de ensino de PLE em perspectiva intercultural Língua e cultura na formação docente: por uma perspectiva de ensino intercultural Práticas culturais no ensino de Português como Língua Estrangeira: desafios para professores e estudantes Ensino de leitura na perspectiva intercultural do ensino de PLE |
12:00 | Almoço |
14:00 17:00 |
Minicurso: A interculturalidade no ensino de línguas |
25 DE NOVEMBRO DE 2016, SEXTA-FEIRA
Auditório do Pavilhão Max de Menezes
8:30 | Mesa-redonda O exame de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros O funcionamento do discurso do CELPE-Bras: lugares (im)possíveis para o sujeito-examinando A relação intercultural presente nos elementos provocadores da interação face a face do Celpe-Bras Tarefas da Parte Escrita do CELPE-Bras: que visão de gênero está em jogo? |
10:00 | Intervalo |
10:15 | Mesa-redonda O livro didático de PLE produzido fora do Brasil Português para falantes de espanhol nas relações comerciais entre Chile e Brasil Os discursos dos métodos de ensino no livro didático de português produzidos no Japão Língua e cultura em uma perspectiva discursiva: reflexões sobre o livro didático argentino de PLE "Brasil Intercultural" |
12:30 | Almoço |
14:00 | Minicurso: A interculturalidade no ensino de línguas |
17:00 | Encerramento |