VI SEMANA DO ECONOMISTA E VI ENCONTRO DE EGRESSOS

Minicursos

Minicurso (vagas limitadas)* Via formulário eletrônico, da 00h do dia 07/11 até as 23h59m do dia 18/11, até o limite máximo de cada turma, 40 vagas, no link: http://goo.gl/forms/PvqKVmglKapltTmk1

Tema 1: Elementos do Federalismo da Educação Básica no Brasil: o piso salarial em discussão.
Palestrante: Prof. Gustavo Joaquim Lisboa (UESC).
Descrição: serão apresentados elementos do federalismo, no âmbito da educação básica, atentando para algumas fragilidades presentes no sistema brasileiro que comprometem a descentralização e autonomia dos entes federados. Em termos práticos, será apresentado um estudo de caso sobre a implantação do piso salarial no sentido de localizar possíveis problemas de ordem administrativo-financeira oriundos da política nacional de valorização dos professores da educação básica, e a partir daí promover reflexão sobre a necessidade de adequações e ajustamentos na política pública.

Tema 2: Patentes e as Escolas Neoclássica e Evolucionária
Palestrante: Prof. Pedro Lopes Marinho
Descrição: será apresentado o conceito de propriedade intelectual, origem e desenvolvimento das patentes, a convenção de Paris, o acordo TRIPS, a perspectiva neoclássica das patentes, a interpretação da Escola Evolucionária sobre as patentes.

Tema 3: Crescimento econômico e desigualdade social no Nordeste nos quadros da teoria do desenvolvimento-subdesenvolvimento de Celso Furtado
Palestrante: Prof. Sérgio Ricardo Ribeiro Lima
Descrição: O objetivo deste mini-curso é revisitar as ideias e a teoria do desenvolvimento-subdesenvolvimento de Celso Furtado sobre a Região Nordeste e, munido desse olhar teórico, entender o Nordeste na atualidade sob a ótica econômica e social.

Tema 4: Microdados da PNAD utilizando o STATA
Palestrante: Profª Carla Regina Ferreira Freire Guimarães
Descrição: O objetivo deste minicurso é apresentar aos participantes a utilização dos microdados da PNAD, utilizando o software STATA, exemplificando com situações ligadas ao setor de turismo.

Tema 5: Políticas Climáticas, Crescimento Econômico e Bem-Estar: uma abordagem dinâmica multirregional
Palestrante: Profª Geovânia Silva de Sousa
Descrição: o objetivo deste minicurso é demonstrar o desempenho das economias desenvolvidas e em desenvolvimento com a implementação da política climática de redução das emissões de gases causadores do efeito estufa, a partir do modelo dinâmico multirregional (MIND – RS), que permitiu estender as análises para diversas regiões, considerando o comércio bilateral e os spillovers tecnológicos, em um contexto de mudanças climáticas. Nesse minicurso os participantes terão oportunidade de conhecer a estrutura dos custos da mitigação dos gases causadores do efeito estufa, sua distribuição regional, a interligação entre a política climática e o crescimento econômico, o bem-estar e o comércio internacional, bem como, inferir se a prerrogativa de que a implementação das políticas climáticas de redução das emissões dos GEEs, utilizadas pelos países desenvolvidos para a não ratificação dos acordos de redução das emissões, acarreta realmente na redução do bem-estar econômico, em conformidade com a metodologia adotada.

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho