XV ENCONTRO DE GEOGRAFIA DA UESC: ANÁLISE ESPACIAL, TEÓRICA E PRÁTICA NO SABER GEOGRÁFICO

Apresentação

Esta é a XV edição do Encontro de Geografia da UESC. Nos eventos anteriores prevaleceram três objetivos básicos: promover a integração entre as escolas de ensino básico e a universidade; incentivar a troca de experiências entre os alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado da UESC; e manter atualizado o debate sobre a Geografia e a Geografia que se ensina. O XV Encontro de Geografia da UESC mantém estes objetivos e dá relevância às contribuições teórico-metodológicas da Geografia no que se refere aos problemas contemporâneos em diferentes abordagens e escalas geográficas de análise: mundial, nacional, regional e local. Assim, colocamos em evidência as questões ambientais, as dinâmicas e novas configurações urbanas, os fluxos e contrafluxos migratórios, os desafios do ensino de Geografia e o intercâmbio entre o ensino e a pesquisa em Geografia. A todos um bom evento!

Local: UESC – Auditório Jorge Amado – Pavilhão Jorge Amado

Público Alvo: Professores, pesquisadores, extensionistas e estudantes de Geografia das Instituições de Ensino Superior e da Educação Básica.

Objetivo: Pensar dialogicamente as relações teóricas e práticas da análise geográfica do espaço, na diversidade de enfoques e práticas do campo de atuação do geógrafo, com ênfase nas interfaces universidade-escola.

Importância do evento:
O XV Encontro de Geografia da UESC tem como foco a sensibilização da comunidade de geógrafos, em formação universitária e formação em serviço, a fim de trazer à tona a importância da complexidade, densidade e diversidade das questões implicadas na análise espacial em suas relações com o campo de atuação profissional de licenciandos e bacharéis. E, também, trazer à reflexão e ao debate as questões referentes à análise do espaço escolar como horizonte do fazer geográfico de professores de Geografia na Educação Básica; oportunizar debates e reflexões com o campo de análises geográficas das questões da atualidade; gerar aproximação e reflexões entre licenciandos e bacharéis sobre a importância da análise espacial, nas interfaces da formação do geógrafo, seja como professor, seja como analista espacial; e, por fim, promover a integração, com base no intercâmbio reflexivo sobre a análise espacial, dos cursos de Geografia da UESC de licenciatura, bacharelado e formação de professores em serviços.

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho