Horto de Plantas Medicinais

Apresentação

A coleção viva de plantas medicinais da UESC teve início em 1998 com um projeto de pesquisa que fez um levantamento para conhecer as principais espécies medicinais utilizadas pela população local. Com a participação de vários alunos e professores foram realizadas expedições sistemáticas a diversas propriedades rurais e vilarejos da região para coletar informações de uso, material botânico e propágulos para cultivo.

A coleção inicialmente tímida começou a crescer, e em 2008 com apoio institucional, foi instalado o atual Horto de Plantas Medicinais da Universidade Estadual de Santa Cruz, contendo espécies arbóreas, arbustivas, trepadeiras e herbáceas nativas e exóticas distribuídas em canteiros e no viveiro para produção das mudas. Neste local, hoje estão reunidas as espécies medicinais mais importantes para a região, preservando a diversidade genética e cultural associada à identificação taxonômica das espécies.

Durante todo este tempo a coleção vem sendo utilizada principalmente como laboratório de aulas práticas de cursos de graduação e pós-graduação da universidade, assim como um espaço para pesquisa e extensão. Inúmeros trabalhos de pesquisa foram realizados com estas plantas, tanto por alunos de iniciação científica, quanto por alunos de mestrado e doutorado, gerando resultados que foram apresentados em Congressos Nacionais e Internacionais, dissertações de Mestrado, teses de Doutorado e publicações científicas em diferentes áreas como Botânica, Anatomia e Fisiologia Vegetal, Química, Agronomia e Óleos Essenciais.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster