Olimpíada de Matemática

Metodologia

A XIX Olimpíada de Matemática do Sul da Bahia consistirá de duas etapas, aplicando-se, em cada uma delas, uma prova escrita; a elaboração e a correção das provas serão de responsabilidade da Coordenação do Projeto.

  • 1ª etapa: participam, em cada ano do Ensino Fundamental, todos os estudantes inscritos pelas escolas. A Coordenação do Projeto entregará as provas em cada escola. Estas, por sua vez, serão responsáveis pela aplicação das provas que constarão de 15 questões objetivas e uma discursiva; esta última servirá apenas como o primeiro critério de desempate na seleção dos 30% dos estudantes presentes a esta etapa e com melhor desempenho, desde que obtenha um aproveitamento não inferior a 50%; persistindo empates, caberá à escola buscar outro critério de desempate; só então, a Coordenação entregará à escola a lista dos estudantes selecionados para a etapa seguinte.

  • 2ª etapa: participam, em cada ano, apenas os estudantes selecionados na 1ª etapa. Essa etapa ficará sob a responsabilidade da Coordenação do Projeto, que escolherá os Centros de Aplicação e os respectivos fiscais, envolvendo docentes e discentes do curso de Matemática da UESC. Por motivos operacionais, os classificados serão agrupados em escolas (Centros de Aplicação de Provas), de acordo com sua capacidade, localização, disponibilidade e quantidade de participantes.

    Apenas a nota da 2ª etapa será utilizada para efeito de premiação. Todos os estudantes que obtiverem nota superior ou igual a 5,0 receberão certificado de bom desempenho; os primeiros classificados em cada série, por município, receberão medalhas de ouro, de prata e de bronze, respectivamente, podendo haver mais de um ganhador; os melhores de cada município, independente da série, também receberão uma placa de honra ao mérito, desde que tenham obtido uma nota entre 9,0 e 10,0.
Posteriormente, será entregue a cada escola participante, o relatório com o desempenho obtido por seus estudantes em ambas as etapas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster