Olimpíada de Matemática

Metodologia

A XXIV Olimpíada de Matemática do Sul da Bahia será desenvolvida em duas etapas. Em cada uma, será aplicada uma prova escrita. A elaboração e a correção das provas serão de responsabilidade da Coordenação do Projeto.

1ª etapa: participam, em cada ano do Ensino Fundamental, todos os estudantes inscritos pelas escolas. Dos estudantes presentes no dia da prova, no máximo 30% seguirão para a segunda etapa. A Coordenação do Projeto entregará as provas em cada escola. As instituições escolares, por sua vez, serão responsáveis pela aplicação
das provas que estão estruturadas com 16 questões objetivas e uma discursiva. A questão discursiva servirá apenas como o primeiro critério de desempate na seleção de 30% dos estudantes presentes nesta etapa e com melhor desempenho, desde que obtenham um aproveitamento não inferior a 50%. Persistindo empates, caberá à escola buscar outro critério de desempate; só então a Coordenação entregará à escola a lista dos estudantes selecionados para a etapa seguinte.

2ª etapa: participam, em cada ano, apenas os estudantes selecionados na 1ª etapa. Essa etapa ficará sob a responsabilidade da Coordenação do Projeto, que escolherá os Centros de Aplicação e os respectivos fiscais, envolvendo docentes e discentes do curso de Matemática da UESC. Por motivos operacionais, os classificados
serão agrupados em escolas (Centros de Aplicação de Provas), de acordo com sua capacidade, localização, disponibilidade e quantidade de participantes.

Apenas a nota da 2ª etapa será utilizada para efeito de premiação. Todos os estudantes que obtiverem nota superior ou igual a 5,0 receberão certificado de bom desempenho. Os primeiros classificados em cada série, por município, receberão medalhas de ouro, de prata e de bronze, respectivamente, podendo haver mais de um ganhador. Os melhores de cada município, independente da série, também receberão uma placa de honra ao mérito,
desde que tenham obtido uma nota entre 9,0 e 10,0.

Posteriormente, será entregue a cada escola participante, o relatório com o desempenho obtido por seus estudantes em ambas as etapas.

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