PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação
Estrutura Curricular
Matriz curricular (Regimento Interno n.11/2024)
De acordo com a Resolução CONSEPE nº.11/2024, a estrutura curricular será composta de disciplinas obrigatórias (núcleo comum), eletivas e atividades obrigatórias.
I - Atividades Obrigatórias para Mestrado e Doutorado
- Seminário Interno de Pesquisa I e II.
- Exame de Qualificação.
- Trabalho Final de Conclusão de Curso (Dissertação para Mestrado e Tese para Doutorado).
- Atividade Integradora de Educação (somente para o Doutorado).
- Estágio Docência (somente para o Doutorado)
II - Número de créditos exigidos
37 (trinta e sete) créditos, em disciplinas, incluindo os créditos correspondentes à dissertação, para o Mestrado, e 56 (cinquenta e seis) créditos correspondentes à tese, incluindo os 4 créditos da Atividade Integradora de Educação, para o Doutorado.
III - Duração do curso
Máximo de 24 (vinte e quatro) meses, para o Mestrado; máximo de 48 (quarenta e oito) meses para o Doutorado.
A integralização curricular tomará por base o sistema de crédito/hora, na equivalência de cada 1 crédito corresponder a 15 horas de atividades teóricas, a 30 horas de atividades práticas ou a 45 horas de atividades de campo.
O Colegiado deverá ofertar disciplinas suficientes para que a/o mestranda/o ou doutoranda/o possa integralizar os créditos no máximo até seis meses do prazo de integralização do curso.
IV Créditos – Disciplinas obrigatórias e optativas para Mestrado e Doutorado
|
DISCIPLINAS / ATIVIDADES |
Caráter |
C/H |
Créditos |
|
NÚCLEO COMUM |
|||
|
Políticas Públicas em Educação |
OB |
60 |
4 |
|
Currículo e Formação Docente |
OB |
60 |
4 |
|
Prática de Pesquisa I |
OB |
60 |
4 |
|
Prática de Pesquisa II |
OB |
45 |
3 |
|
Prática de Pesquisa III |
OB |
45 |
3 |
|
Prática de Pesquisa IV |
OB |
45 |
3 |
|
LINHA DE PESQUISA 1: |
|||
|
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS E/OU ELETIVAS |
|||
|
Organização da Prática Pedagógica e a Docência |
OB |
60 |
4 |
|
Ciclos de Desenvolvimento Profissional Docente |
OB |
60 |
4 |
|
Docência, Poder e Diversidade |
OB |
60 |
4 |
|
|
|
|
|
|
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO |
|||
|
Infâncias, Crianças, Educação Infantil e Territorialidade |
OP |
60 |
4 |
|
Produção Escrita Acadêmica |
OP |
60 |
4 |
|
Cotidiano e Educação |
OP |
60 |
4 |
|
Abordagens contemporâneas da Educação |
OP |
60 |
4 |
|
Indicadores sociais e Avaliação de Sistemas Educacionais |
OP |
60 |
4 |
|
Cultura Escolar e História da Educação |
OP |
60 |
4 |
|
Pedagogias das conexões: narrativas digitais, cotidianos educativos e interseccionalidades |
OP |
60 |
4 |
|
Formação Continuada de Professores |
OP |
60 |
4 |
|
Movimentos Sociais, Educação do Campo e Formação Humana |
OP |
60 |
4 |
|
Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores |
OP |
60 |
4 |
|
Alfabetização Científica em sala de aula: conceitos e práticas |
OP |
60 |
4 |
|
Organização e Gestão Escolar |
OP |
60 |
4 |
|
Gestão dos Espaços Públicos e Relação com a Comunidade |
OP |
60 |
4 |
|
Princípios e Práticas Investigativas em Alfabetização |
OP |
60 |
4 |
|
|
|
|
|
|
LINHA DE PESQUISA II: |
|||
|
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS /ELETIVAS |
|||
|
Mídias e Tecnologias no cotidiano escolar |
OB |
60 |
4 |
|
Financiamento da Educação e a Escola |
OB |
60 |
4 |
|
Políticas Públicas Educacionais e Diversidade Cultural |
OB |
60 |
4 |
|
|
|
|
|
|
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO |
|||
|
Infâncias, Crianças, Educação Infantil e Territorialidade |
OP |
60 |
4 |
|
Produção Escrita Acadêmica |
OP |
60 |
4 |
|
Cotidiano e Educação |
OP |
60 |
4 |
|
Abordagens contemporâneas da Educação |
OP |
60 |
4 |
|
Indicadores sociais e Avaliação de Sistemas Educacionais |
OP |
60 |
4 |
|
Cultura Escolar e História da Educação |
OP |
60 |
4 |
|
Pedagogias das conexões: narrativas digitais, cotidianos educativos e interseccionalidades |
OP |
60 |
4 |
|
Formação Continuada de Professores |
OP |
60 |
4 |
|
Movimentos Sociais, Educação do Campo e Formação Humana |
OP |
60 |
4 |
|
Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores |
OP |
60 |
4 |
|
Alfabetização Científica em sala de aula: conceitos e práticas |
OP |
60 |
4 |
|
Organização e Gestão Escolar |
OP |
60 |
4 |
|
Gestão dos Espaços Públicos e Relação com a Comunidade |
OP |
60 |
4 |
|
Princípios e Práticas Investigativas em Alfabetização |
OP |
60 |
4 |
|
Total 555 horas / 37 créditos de disciplinas |
|||
OB - Obrigatória; OP - Optativa.
|
DISCIPLINAS / ATIVIDADES |
Caráter |
C/H |
Créditos |
|
NÚCLEO COMUM |
|||
|
Políticas Públicas Em Educação |
OB |
60 |
4 |
|
Currículo e Formação Docente |
OB |
60 |
4 |
|
Seminário de Tese I |
OB |
60 |
4 |
|
Seminário de Tese II |
OB |
60 |
4 |
|
Pesquisa Orientada I |
OB |
60 |
4 |
|
Pesquisa Orientada II |
OB |
60 |
4 |
|
Pesquisa Orientada III |
OB |
60 |
4 |
|
Pesquisa Orientada IV |
OB |
60 |
4 |
|
Pesquisa Orientada V |
OB |
60 |
4 |
|
Pesquisa Orientada VI |
OB |
60 |
4 |
|
LINHA DE PESQUISA 1: |
|||
|
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS /ELETIVAS |
|||
|
Organização da Prática Pedagógica e a Docência |
OB |
60 |
4 |
|
Ciclos de Desenvolvimento Profissional Docente |
OB |
60 |
4 |
|
Docência, Poder e Diversidade |
OB |
60 |
4 |
|
|
|
|
|
|
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO |
|||
|
Infâncias, Crianças, Educação Infantil e Territorialidade |
OP |
60 |
4 |
|
Produção Escrita Acadêmica |
OP |
60 |
4 |
|
Cotidiano e Educação |
OP |
60 |
4 |
|
Abordagens contemporâneas da Educação |
OP |
60 |
4 |
|
Indicadores sociais e Avaliação de Sistemas Educacionais |
OP |
60 |
4 |
|
Cultura Escolar e História da Educação |
OP |
60 |
4 |
|
Pedagogias das conexões: narrativas digitais, cotidianos educativos e interseccionalidades |
OP |
60 |
4 |
|
Formação Continuada de Professores |
OP |
60 |
4 |
|
Movimentos Sociais, Educação do Campo e Formação Humana |
OP |
60 |
4 |
|
Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores |
OP |
60 |
4 |
|
Alfabetização Científica em sala de aula: conceitos e práticas |
OP |
60 |
4 |
|
Organização e Gestão Escolar |
OP |
60 |
4 |
|
Gestão dos Espaços Públicos e Relação com a Comunidade |
OP |
60 |
4 |
|
Princípios e Práticas Investigativas em Alfabetização |
OP |
60 |
4 |
|
LINHA DE PESQUISA 2: |
|||
|
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS /ELETIVAS |
|||
|
Mídias e Tecnologias no cotidiano escolar |
OB |
60 |
4 |
|
Financiamento da Educação e a Escola |
OB |
60 |
4 |
|
Políticas Públicas Educacionais e Diversidade Cultural |
OB |
60 |
4 |
|
|
|
|
|
|
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO |
|||
|
Infâncias, Crianças, Educação Infantil e Territorialidade |
OP |
60 |
4 |
|
Produção Escrita Acadêmica |
OP |
60 |
4 |
|
Cotidiano e Educação |
OP |
60 |
4 |
|
Abordagens contemporâneas da Educação |
OP |
60 |
4 |
|
Indicadores sociais e Avaliação de Sistemas Educacionais |
OP |
60 |
4 |
|
Cultura Escolar e História da Educação |
OP |
60 |
4 |
|
Pedagogias das conexões: narrativas digitais, cotidianos educativos e interseccionalidades |
OP |
60 |
4 |
|
Formação Continuada de Professores |
OP |
60 |
4 |
|
Movimentos Sociais, Educação do Campo e Formação Humana |
OP |
60 |
4 |
|
Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores |
OP |
60 |
4 |
|
Alfabetização Científica em sala de aula: conceitos e práticas |
OP |
60 |
4 |
|
Organização e Gestão Escolar |
OP |
60 |
4 |
|
Gestão dos Espaços Públicos e Relação com a Comunidade |
OP |
60 |
4 |
|
Princípios e Práticas Investigativas em Alfabetização |
OP |
60 |
4 |
|
Total 840 horas / 56 créditos de disciplinas + Estágio Docência |
|||
OB - Obrigatória; OP - Optativa.
A execução dos cursos guardará estreita observância ao Regulamento Geral da Pós-Graduação da UESC, ao Regimento Interno do Programa n.11/2024 e às normas aprovadas pelo Colegiado dos cursos.











