Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

Biologia e Biotecnologia de Microrganismos

Laboratórios

Laboratório de Informática

É equipado com 10 computadores completos, mesa para computadores e 10 cadeiras. Todos estão ligados a rede de internet com acesso as principais bases de dados. Ainda utiliza compartilhadamente de parte da Infra – Estrutura do Núcleo de Biologia Computacional (NBCGIB) com 9 computadores ligados a uma rede de alto desempenho.

Agroindústria

Contando com sala de cursos, setor de recepção de matéria-prima, sala de manipulação de alimentos , sala de equipamentos, setor da caldeira, sala de prof. e outras dependências.

Laboratório de Microbiologia da Agroindústria

Está localizado no prédio da Agroindústria/UESC e é coordenado pela Dra. Ana Paula Uetanabaro que está desenvolvendo trabalhos na área de Microbiologia de Alimentos, Fermentações microbianas em colaboração com o Lab. de Biotecnologia de Microrgansimos, e busca por microrganismos probióticos de uso humano e animal em colaboração com o grupo do Lab. de Imunologia. Estas pesquisas estão voltadas para a verificação da contaminação microbiana em alimentos e, por isso, em grande relação com o a comunidade de produtores de alimentos de origem vegetal da Bahia; e também para a aplicação biotecnológica dos microrganismos no desenvolvimento de alimentos inovadores, pois utilizam cepas de microrganismos e matérias-primas típicas da região ainda pouco estudada quanto ao seu potencial biotecnológico. A Dra. Andréa Miura da Costa desenvolve trabalhos com a Produção, purificação e caracterização de enzimas produzidas por fungos filamentosos. Sendo o principal objetivo, selecionar novos microrganismos produtores de enzimas de interesse biotecnológico, tais como, celulases, xilanases, lacases, amilases, inulinases, etc. Além disso, busca-se com essa pesquisa utilizar resíduos agroindustriais como substratos indutores para a produção das enzimas de interesse, visando a diminuição dos impactos ambientais causados por esses resíduos na natureza. Está equipado com autoclaves, Cabine de Segurança Biológica (classe II B), microondas, destilador de água, geladeiras, BODs, pHmetro, balança digital, shaker de bancada, fornos de secagem de materiais, banho-maria, agitador magnético, incubadora com agitação orbital, computador, chuveiro de segurança com lava olhos. Estão sendo instalados a ultracentrífuga de grande porte (6 L) e o propagador de leveduras (para produção de massa de leveduras em grande escala).

Responsável:Ana Paula Uetanabaro
Professores que utilizam: Ana Paula Uetanabaro; Eduardo Gross; Andréa Miura da Costa
Atividades desenvolvidas: Pesquisas e experimentos na área de Microbiologia de alimentos e Estudos de enzimas de interesse biotecnológico e industrial produzidas por microrganismos.

Alunos que utilizam o laboratório atualmente:
3 alunos mestrandos;
9 de Iniciação Científica;

Quantidade de pessoas que trabalham atualmente no laboratório: 24 pessoas.

Competências e atividades desenvolvidas no laboratório:  Desenvolve-se trabalhos na área de Microbiologia de Alimentos, Fermentações microbianas em colaboração com o Lab. de Biotecnologia de Microrgansimos, e busca por microrganismos probióticos de uso humano e animal em colaboração com o grupo do Lab. de Imunologia. Estas pesquisas estão voltadas para a verificação da contaminação microbiana em alimentos e, por isso, em grande relação com o a comunidade de produtores de alimentos de origem vegetal da Bahia; e também para a aplicação biotecnológica dos microrganismos no desenvolvimento de alimentos inovadores, pois utilizam cepas de microrganismos e matérias-primas típicas da região ainda pouco estudada quanto ao seu potencial biotecnológico.

Laboratório de Microbiologia

É coordenado pela prof. Aline Silva, sendo também local de abrigo das pesquisas do professor Renato Fontana, André Rodrigues, João L. Andrioli. Este Lab. é equipado com 1 destilador de água, 1 autoclaves, 2 câmaras de fluxo laminar, 1 estufa para secagem e esterilização, 2 estufas bacteriológicas, 2 incubadoras BOD, 1 incubador rotatório de bancada, 3 contadores de colônias, 1 microscópios ópticos, 1 micrótomo, 1 balança digital, 2 frízeres, 5 refrigeradores com freezer, 1 refrigerador, 1 fogão, 1 forno de microondas, 1 centrífuga.

Responsável : Aline Silva
Professores que utilizam: Renato Fontana; André Rodrigues, João L. Andrioli
Atividades desenvolvidas: Orientação de Pesquisa em Micologia e Microbiologia

Alunos que utilizam o laboratório atualmente:
2 alunos mestrandos;
1  de Iniciação Científica (voluntário).

Quantidade de pessoas que trabalham atualmente no laboratório: 8 pessoas

Competências e atividades desenvolvidas no laboratório:  Subsidia atividades de pesquisa desenvolvidas por docentes e discentes do PPGBBM, com ênfase em Micologia e Microbiologia.

Laboratório de Imunologia

Faz parte do CBG da UESC, e sendo utilizado desde março de 2008. É coordenado pela prof. Carla C. Romano, de classe 2 e acesso restrito, possuindo os seguintes equipamentos permanentes: 1 geladeira, 1 capela de fluxo laminar, 1 estufa de CO2 para cultivo de células, 1 leitor de placas Elisa. Visite a página do laboratório...

Responsável : Carla Cristina Romano
Professores que utilizam: Margareth Gennari; Carla Romano; Rachel Rezende
Atividades desenvolvidas: Pesquisas e orientação no campo de Imunologia

Alunos que utilizam o laboratório atualmente:
2 mestrandos;
2 de Iniciação científica

Quantidade de pessoas que trabalham atualmente no laboratório: 25 pessoas

Competências e atividades desenvolvidas no laboratório: O Laboratório de Imunologia do Centro de Biotecnologia e Genética (CBG) possui um grupo multidisciplinar de pesquisadores e doutores que vem se ocupando em descrever os mecanismos celulares e moleculares envolvidos em doenças infecciosas, como paracoccidioidomicose e outras situações de interação entre microrganismo-hospedeiro. O laboratório tem dado importante contribuição na pesquisa em probióticos incluindo o estudo dos mecanismos imunológicos envolvidos na resposta ao tratamento com Lactobacillus em colite esperimental. O estudo do reconhecimento antigênico, da produção de citocinas e outros fatores inflamatórios utilizando abordagens multifatoriais como os “Real Time” e proteoma permitirá a compreensão dos mecanismos envolvidos na patogenia destas doenças.
O  laboratório de Imunologia do CBG conta com um espaço para cultura de células de mamíferos onde são realizadas avaliações de imunidade celular, citocinas, fagocitose e Elisa. Além disso, neste espaço estão inseridos equipamentos multiusuários como sonicador, leitor de Elisa e ultracentrífuga.

Laboratório de Biotecnologia Microbiana

É coordenado pela prof. Rachel P. Rezende, e esta localizado no CBG, e sendo utilizado desde março de 2008. O Lab. é de Classe 2 e equipado com 3 geladeiras, 1 freezer horizontal, 2 incubadoras com temperatura controlada, 1 capela de fluxo laminar tipo IIA, 1 micro centrifuga não refrigerada Eppendorf, 1 microondas, 1 banho-maria, 1 agitador magnético de bancada com controle de temperatura, 1 cuba para mini-gel e 1 fonte para eletroforese horizontal, 1 medidor de pH, 1 balança analítica, 2 termocicladores, 1 autoclave, 1 bomba de vácuo, 1 computador, 1 cromatográfo a gás (Shimadzu) 1 cromatográfo de alta performance (HPLC Shimadzu).

Responsável : Rachel Rezende
Professores que utilizam: Rachel Rezende; Carla Romano
Atividades desenvolvidas: Pesquisas e experimentos na área de Biotecnologia

Alunos que utilizam o laboratório atualmente:
3 alunos  mestrandos;
1  doutorando;
2 de Iniciação Científica.

Quantidade de pessoas que trabalham atualmente no laboratório: 20 pessoas

Competências e atividades desenvolvidas no laboratório: Desde março de 2008 desenvolve pesquisas. Este centro consiste em laboratórios de pesquisas que envolvem as áreas biológicas, e saúde associadas aos programas de pós-graduação da Universidade.

Laboratório de Biologia dos Fungos

Faz parte do CBG da UESC. Este Lab. possui os seguintes equipamentos permanentes: 3 geladeiras, 1 freezer horizontal, 4 incubadoras com temperatura controlada, 1 incubadora com fotoperíodo, 2 capelas de fluxo laminar tipo IIA, 2 microcentrífugas não refrigeradas, 1 microondas, 2 banhos-maria, 2 agitadores orbital a água com controle de temperatura e agitação New-Brunswick, 2 agitadores magnéticos de bancadas com controle de temperatura, 1 cuba para mini-gel e 1 fonte para eletroforese horizontal, 1 pHmetro, 1 balança analítica, 1 balança semi-analítica, 1 contador de colônias, 1 autoclave de mesa, 1 rota-vapor, 1 bomba de vácuo, 1 computador e impressora para acesso a internet dos alunos, 1 microscópio Zeiss com contraste de fases com máquina fotográfica KODAK 14.1 MegaPixels acoplado a um computador IMAC APPLE para aquisição de imagens, 1 Microscópio Olimpikus com contraste de fase, 1 banho de ultra-som, 1 Espectrômetro FT-IR Spectrum 400 MIR/NIR com Detectores DTGS para infravermelho médio e próximo PERKIN ELMER. Visite a página do laboratório...

Responsável : Cristina Pungartinik
Professores que utilizam: Martin Brendel; Cristina Pungartinik
Atividades desenvolvidas: Pesquisas e Orientação de Pesquisa;

Alunos que utilizam o laboratório atualmente:
2 alunos mestrandos;
2 doutorandos;
1 de Iniciação Científica .
 
Quantidade de pessoas que trabalham atualmente no laboratório: 9 pessoas

Competências e atividades desenvolvidas no laboratório:   Fisiologia de M. perniciosa; atividades antimicrobianas de extratos de plantas medicinais; pesquisas de interação de compostos de plantas com DNA via FTIR; analise de reparo de danos induzido por acetaldeido no DNA da levedura.

Laboratório de Monitoramento Ambiental

É coordenado pelo prof. João C.T. Dias. Subsidia atividades de pesquisa desenvolvidas por docentes e discentes do PPGBBM. Desenvolve estudos da diversidade microbiana em ambientes terrestres e aquáticos, o impacto causado por contaminantes ou poluentes sobre a microbiota do solo, visa o estudo da exploração racional dos microrganismos para bioprospecção, abrigando projetos como o CTPETRO (UESCPETRO) cujo objetivo é monitorar a diversidade microbiana em solo de landfarm. 1 centrifuga de bancada para Eppendorf, 3 agitadores de Erlenmeyers, fonte para eletroforese, 1 cuba de eletro transmissão, 1 cuba horizontal para eletroforese de produtos de PCR e DNA, 2 máquinas de PCR, 3 estufas bacteriológicas (2 BOD), 3 Frezeres -20, 4 Geladeiras, pHmetro, 1 balança digital semi analítica, 1 agitador magnético com controle de temperatura, 1 microondas, 1 agitador de tubos, 2 Cubas para DGGE, 1 misturador de gradiente para DGGE, 1 capela de fluxo laminar vertical classe A2, 1 computador ligado à rede de Internet, 1 digestor para DQO, destilador de água, armário para vidraria, armário para reagentes, armário para reagentes liquido, chuveiro e lava olhos, bancada central, instalação de gás GLP, 1 autoclave.

Responsável : João Dias
Professor que utiliza: Rachel Rezende
Atividades desenvolvidas: Orientação de Pesquisa

Alunos que utilizam o laboratório atualmente:
3 alunos  mestrandos;
1  doutorando;
2 de Iniciação Científica.

Quantidade de pessoas que trabalham atualmente no laboratório: 18 pessoas

Competências e atividades desenvolvidas no laboratório:
Desenvolve estudos da diversidade microbiana em ambientes terrestres e aquáticos, o impacto causado por contaminantes ou poluentes sobre a microbiota do solo, visa o estudo da exploração racional dos microrganismos para bioprospecção.

Laboratório de Biologia Molecular

Localizado no CBG, desenvolve estudos da diversidade genética e de genética de populações de espécies da Mata Atlântica, visando a sua conservação e exploração econômica. Realiza estudos e atividades de isolamento, amplificação e clonagem de genes, transformação gênica, prospecção de funções gênicas de interesse, e análise de expressão gênica. Contem 3 termocicladores, transiluminador (UV e visível), microcentrífugas, fluorímetro, cubas de eletroforese, agitadores magnéticos, balança eletrônica, destilador, purificador de água, banho-maria, reservatórios de nitrogênio líquido, computadores, equipamento de real time PCR.

Responsável : Fabienne Micheli
Professores que utilizam: Andréa Miura da Costa
Atividades desenvolvidas: O Laboratório de Biologia Molecular atua em conjunto com os laboratórios de Genômica e de Proteômica.

Alunos que utilizam o laboratório atualmente:
3 alunos  mestrandos;
7 doutorandos;
3 de Iniciação Científica (sendo 1 voluntário);
1 pós doutorando.

Quantidade de pessoas que trabalham atualmente no laboratório: 30  pessoas

Competências e atividades desenvolvidas no laboratório: As principais linhas de pesquisa do Laboratório de Biologia Molecular são: Estudo das interações plantas-patógenos; Estudo das respostas das plantas a estresse abiótico; Estudo de via de biossíntese dos carotenóides em plantas; Estudos funcionais de genes; Estudo enzimático e bioquímico de fungos patogênicos. Desenvolve estudos da diversidade genética e de genética de populações de espécies da Mata Atlântica, visando a sua conservação e exploração econômica. Realiza estudos e atividades de isolamento, amplificação e clonagem de genes, transformação gênica, prospecção de funções gênicas de interesse, e análise de expressão gênica.

Laboratório de Genômica

Localizado no CBG, este Lab. conta com um seqüenciador automático, além da infra-estrutura para as reações de seqüenciamento de DNA, processamento pós-sequenciamento, análise e submissão de seqüências, que são requisitos necessários para a participação do grupo no Projeto Genoma Brasileiro, patrocinado pelo CNPq, além de outros Projetos genômicos já iniciados, como do fungo Crinipellis perniciosa, causador da doença "vassoura de bruxa" em cacaueiro. Recursos disponíveis: seqüenciador automático de 96 capilares do tipo "Megabace 1000", termocicladores, centrífugas de placa, geladeira e freezer, filtro milliQ.

Laboratório de Química e Fertilidade do Solo

A infra-estrutura deste Lab. permite realizar algumas análises de nutrientes em tecido vegetal e solo. Possui em suas instalações, 1 capela, 2 pipetadores, balanças de precisão, 1 fotômetro de chama, 1 espectrofotômetro com UV visível, 1 agitador de Erlenmeyers, 1 BOD, 1 separador de solos.

Responsável : Simone Gualberto
Professores que utilizam: Eduardo Gross
Atividades desenvolvidas: Pesquisas e experimentos na área de química do solo;

Alunos que utilizam o laboratório atualmente:
3 de Iniciação Científica;
4 alunos do Mestrado;

Quantidade de pessoas que trabalham atualmente no laboratório: 20 pessoas.

Competências e atividades desenvolvidas no laboratório: A infra-estrutura deste Laboratório permite realizar algumas análises de nutrientes em tecido vegetal e solo.

Laboratório de Microscopia Eletrônica

Este Lab. permite estudos empregando técnicas de microscopia eletrônica em nível celular e micromorfológico, como por exemplo a localização de substâncias por imunocitoquímica e citoquímica. O Lab. possui 1 microscópio eletrônico de transmissão (MET) Morgagni 268D, ultramicrótomo, "knifemaker", aparelho de criofixação e criosubstituição. Além disso, possui aparelhos para preparação de amostras para microscopia eletrônica de varredura: 1 aparelho de secagem ao ponto crítico e 1 metalizador. Visite a página do laboratório...

Responsável : Pedro Antonio Oliveira Mangabeira
Professores que utilizam: Larissa Correa do Bomfim Costa; Jane Lima dos Santos
Atividades desenvolvidas: Os equipamentos de microscopia eletrônica são oferecidos a instituições de ensino e pesquisa e a empresas, além de alunos de mestrado, doutorado e iniciação científica, evidenciando seu caráter multiusuário e multidisciplinar.

Alunos que utilizam o laboratório atualmente:
2 Alunos de Iniciação Científica;
2 alunos do Mestrado;
e  também doutorandos.

Quantidade de pessoas que trabalham atualmente no laboratório: 30 pessoas.

Competências e atividades desenvolvidas no laboratório: Dentre as atividades desenvolvidas, uma bastante proveitosa e interessante é a de cultura de células que permitem  estudar modelos de modulação celular em relação a diferentes compostos.  Ademais, a obtenção de imagens de matérias por Microscopia Eletrônica de Transmissão. Preparação de amostras biológicas para obtenção de imagens: fixação, inclusão, corte semi-fino e ultra-fino. Preparação de amostras para microscopia óptica e de varredura.

Laboratório de Proteômica

Esse Lab. encontra-se totalmente equipado para a realização de análises proteômicas diversas com: um espectrômetro de massas Q-TOF Micro (Waters), equipado com os acessórios e software, em plena operação; HPLC Äkta (GeHealthcare) com coletor de frações e variados jogos de colunas; sistema para géis-2D, composto com o Etan IPGphor II, Ruby600, scanner, fonte e software; 4 cubas para mini-géis verticais, cada uma com possibilidade de análise de até 80 amostras simultaneamente; uma cuba equipada com módulo para transferência de proteínas para realização de western blot; um liofilizador, com 18 adaptadores de garrafas individuais, para a concentração e desidratação de amostras por sublimação; um speed vac, para concentração de amostras e remoção de solventes por evaporação; um ultrassonicador pEX 30, para ruptura de células e homogeneização de amostras protéicas; uma centrífuga refrigerada com rotores de ângulo fixo e de ângulo móvel, com capacidade para centrifugar até 6 amostras de 100 mL simultaneamente, com força centrífuga relativa de até 15.000 x g; uma microcentrífuga refrigerada, até 20.800 x g e uma micro-centrífuga comum, até 14.000 x g; um espectrofotômetro de micro-placas de 96 poços, para a faixa de 340 a 850 nanômetros, com controle de temperatura de incubação e cinética, ideal para ensaios de ELISA, dosagens protéicas e ensaios enzimáticos; um banho-maria aquecido e um com aquecimento e refrigeração; uma incubadora com agitação, refrigeração, termostatizado com controle digital de temperatura e de velocidade de agitação, para indução de expressão de proteínas em sistemas heterólogos; uma câmara de fluxo laminar horizontal, para realização de inoculações de E. coli e levedura e para a remoção de spots de géis para análise por espectrometria de massa; uma geladeira porta de vidro para procedimentos sob refrigeração e uma comum biplex para acondicionamento de amostras e reagentes e; um freezer vertical.

Responsável
: Prof° Carlos Priminho Pirovani
Professor que utiliza: Carlos Priminho Pirovani
Atividades desenvolvidas: Orientação de pesquisa

Alunos  que utilizam o laboratório atualmente:
3 Mestrandos e 2 doutorandos como orientador principal,
8 doutorandos e 4 mestrandos como co-orientador
5 de Iniciação científica
1 graduado DTI III (CNPq) e 1 AT2 (FAPESB)
1 Pós-Doutorando            

Quantidade de pessoas que trabalham atualmente no laboratório: 30 pessoas        

Competências e atividades desenvolvidas no laboratório:
Análises de proteínas envolvendo: Eletroforese, purificação, ensaios de atividade, produção de proteínas em bactéria e purificação. Análise proteômica envolvendo: extração de proteínas, resolução em géis bidimensionais, análise de imagens de géis, análise e identificação por espectrometria de massas.