Título
Prof. Dr. Maxwell Roger da Purificação Siqueira
GRUPO DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS E PRÁTICA EM CIÊNCIAS: Análise Sob a Ótica do Desenvolvimento Profissional Docente
A SITUAÇÃO DE ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MST: diálogos com Henri A.Giroux
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA ESTAÇÃO DOS SABERES: proposta interdisciplinar entre Filosofia e Ciências Naturais
A ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO CONFIGURADO COMO PRÁXIS CRIADORA
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVO
A INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA À LUZ DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: em busca da superação do Obstáculo Praxiológico do Silêncio
EDUCAÇÃO CTS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: contributos e articulações para futuras práticas pedagógicas
TEORÍA - PRÁCTICA EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS, UNA RETROALIMENTACIÓN ENTRE BRASIL Y COLOMBIA
Tecnologia Social no contexto de uma comunidade escolar: limites e possibilidades para a Educação em Ciências
O TRABALHO COLABORATIVO NA INTERFACE UNIVERSIDADE-ESCOLA: (re) pensando o currículo por meio da Situação de Estudo
INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO CTS E CTSA NO BRASIL: possibilidades e limitações
AS POTENCIALIDADES DA LITERATURA INFANTIL ALIADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO EM ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DE CIÊNCIAS: relações Vygotsky e Freire nos Três Momentos Pedagógicos
Situação de Estudo na Educação Profissional Técnica: Distanciamentos e Aproximações.
A Investigação Temática na Perspectiva da Articulação Freire - CTS.
A Prática como Componente Curricular na Formação de Professores de Física e Química da UESC
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, QUÍMICA E FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - BAHIA
O Ensino da Lei de Faraday a Partir de Uma Abordagem Contextual Lúdica: Possíveis Caminhos para a Aprendizagem Significativa
O Potencial Gnosiológico da Abordagem Temática Freireana: um Olhar sobre o Processo Formativo de Professores da EJA.
A FORMAÇÃO PELA PESQUISA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UESC: Subsídios à Educação Científica
O PROFESSOR DE BIOLOGIA E O LIVRO DIDÁTICO: Análise da Educação CTS na EJA
Desenvolvimento Profissional Docente no Contexto da Reconfiguração Curricular pela Situação de Estudo
EMITec: Perfil, Desafios e Perspectivas do Professor Mediador.
Construção de Competências e Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental em Ilhéus, Bahia a Partir do Ensino de Ciências por Investigação.
A História da Estrada de Ferro de Ilhéus como Tema Regional para Ensinar Termodinâmica numa Turma do 9º Ano.
Atividades Experimentais Investigativas no Ensino de Ciências: Promovendo a Aproximação de Alunos com Elementos da Cultura Científica.
Saberes Docentes na Formação Inicial de Professores de Ciências: (Re)pensando Práticas Educativas por Meio da Situação de Estudo
A motivação pela docência: narrativas autobiográficas de professores de biologia em formação inicial
A Formação para a Pesquisa Segundo Egressos do Curso de Pedagogia da UESC: um Estudo a Partir das suas Concepções e Práticas de Pesquisa no Ensino de Ciências.
Situação de Estudo na formação de professores em escolas do campo de Coaraci-BA
Investigação Temática na formação de professores dos anos iniciais: relações entre Paulo Freire e Milton Santos
Situação de Estudo: compreensões dos formadores de professores do ensino de Ciências
Representações sociais dos professores de ciências: repercussões da prática pedagógica numa perspectiva inclusiva
A alfabetização científica no ensino fundamental: desafios encontrados pelos docentes em escolas municipais de Ilhéus-Bahia
Aceleradores e Detectores de Partículas no Ensino Médio: uma Sequência de Ensino-Aprendizagem.
Investigação científica na educação infantil
Educação CTS: concepções e práticas de professores de biologia da rede estadual de ensino em Jequié-Ba
O conhecimento pedagógico do conteúdo de licenciados em química/ uma experiência baseada na produção de sequências didáticas
O processo de investigação temática no contexto da formação de professores de ciências: um olhar a partir de Fleck
O café nosso de cada dia: investigação da influência de uma situação de estudo no processo de ensino aprendizagem de ciências da natureza no ensino médio
Contribuições dos jogos didáticos na formação inicial de professores de química da Universidade Estadual de Santa Cruz
Compreendendo a experimentação na formação inicial do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESC
Os saberes docentes num curso de formação continuada em ensino de astronomia: desafios e possibilidades de uma abordagem investigativa
Formação inicial de professores de química: Compreensões de currículo, por licenciandos da Universidade Estadual de Santa Cruz
O desenvolvimento de competências científicas nas perspectivas do ensino de ciências por investigação e do programa internacional de avaliação de estudantes/a procura de possíveis pontos de convergência e de tensão
Ensinando na cozinha! Investigando a prática pedagógica de professores e a experimentação nas series iniciais
Tempos e espaços da pesquisa como princípio educativo no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz: perspectivas para o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Formação de professores de biologia na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência
Blogs como espaços de autoria: potencialidades para a reflexão e ressignificação da prática docente em professores de Ciências
Mecatrônica no ensino de física: uma abordagem sob a perspectiva da alfabetização científica
A produção de vídeos documentários como atividade investigativa no ensino de ciências: uma possibilidade para o desenvolvimento dos perfis conceituais numa aprendizagem colaborativa
Física moderna e contemporânea no Ensino Médio: subsídios teórico-metodológicos para a sobrevivência do tópico radioatividade em ambientes reais de sala de aula
Contribuições da Abordagem Temática Freireana para o Ensino de Ciências de uma escola do campo de Iguaí/BA
As contribuições dos subprojetos do PIBID–UESC para a constituição dos saberes docentes na formação inicial de professores de ciências
Ensino por investigação: identificando elementos de escrita científica na produção textual dos alunos do ensino fundamental.
Um dia na vida: Abordagem lúdica para o uso de um conto interativo no ensino de química
Argumentação centrada em questões sócio-científicas e Educação problematizadora: possibilidades para o Ensino de Ciências
O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de Professores de Química e suas Trajetórias de Vida: Possíveis Relações
Desenvolvimento de situação de estudo como facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de ciências da natureza no 9º ano do ensino fundamental
Joaldo Silva dos Santos
AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE FRAÇÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA BAHIA
José Carlos Dias Ferreira
OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA APRENDIZAGEM DE DERIVADA
CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PARA O X DO PROBLEMA
ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE PICTOGRAMAS 3D NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE POR ESTUDANTES CEGOS E VIDENTES
A INTERAÇÃO ENTRE ESTUDANTE CEGO E VIDENTE EM ATIVIDADES ENVOLVENDO CONCEITOS BÁSICOS DE PROBABILIDADE MEDIADAS PELA MAQUETE TÁTIL
UTILIZAÇÃO DO DOTPLOT E DO BOXPLOT NA APRENDIZAGEM DA VARIABILIDADE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO
PRESSUPOSTOS FREIREANOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
HEURÍSTICA E SUAS POSSIBILIDADES DE EMERGÊNCIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA
José Erliton Santos Santana
Marta da Silva Simões
Carlson Guerreiro de Almeida
Orientadora: Profa. Dra. Zulma Elizabete de Freitas Madruga Coorientadora: Profa. Dra. Larissa Pinca Sarro Gomes
Diorleno Santos de Jesus
A CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO EM CIÊNCIAS OBJETIVANDO O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO ARGUMENTATIVO DE ESTUDANTES
Profa. Dra. Luciana Sedano de Souza
Flávia Cristina Santos Andrade
Profa. Dra. Elisa Prestes Massena
Teresa Beatriz Bueno Nunes
Profa. Dra. Jurema Lindote Botelho Peixoto
Coorientadora: Profa. Dra. Zulma Elizabete de Freitas Madruga
Seleções e Concursos
Portarias
Editais
RESOLUÇÕES
Reitoria
Pró-Reitorias
assessorias
departamentos
Comitês e Comissões
INTERNACIONAL
OUVIDORIA
Portal Acadêmico
Calendário Acadêmico
Graduação
Pós-graduação
Extensão
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
biblioteca
EDITORA DA UESC (EDITUS)
Rádio Uesc
TV Uesc
JORNAL DA UESC
Portal Periódicos
Broto Incubadora
PROJETOS DE extensão
Hospital Veterinário
LABORATÓRIOS
NÚCLEOS
CENTROS E GRUPOS DE PESQUISA
CPA
Setor de Licitações
Serviços
SIG UESC
Servidor
Transparência
MAPA DA UESC
Galeria de Fotos
Mural
Fale Conosco