Laboratório de Biologia de Fungos

Pesquisas Desenvolvidas no Laboratório

Nossas linhas de pesquisas são em 3 grandes assuntos que convergem entre si de modo a otimizar os resultados e os recursos financeiros obtidos de agencias de fomento nacionais.


1) Estudar os mecanismos de resistência do fitopatógeno M. perniciosa através de ensaios que podem caracterizar a biologia, fisiologia, genética e bioquímica deste fungo.

Neste trabalho é priorizada a compreensão dos mecanismos biológicos do fungo que levam ao sucesso da infecção deste fitopatógeno na planta Theobroma cacao. Para tal, são utilizados métodos clássicos de microscopia, microbiologia, bioquímica e biologia molecular.  Nestes estudos, são feitas comparações e adaptações de metodologias de outros fungos para ser utilizado em M. perniciosa.

2) Utilizar o organismo modelo S. cerevisiae para estudar mecanismos de resistência ao estresse   oxidativo e reparo de DNA.

A levedura S. cerevisiae é um excelente modelo eucariótico de estudo uma vez que é não patogênico, de fácil manipulação e crescimento em laboratório e de genética conhecida. Deste modo, além de estudos científicos sobre os mecanismos fisiológicos de reparo de DNA e de danos oxidativos, utilizamos este modelo para expressar heterologamente proteínas de interesse de M. perniciosa. A partir de bibliotecas de cDNA construídas no CBG, prováveis genes que codificam para prováveis proteínas são escolhidos, analisados com ferramentas de bioinformática,  e clonados em mutantes de levedura utilizando plasmídeos de expressão específicos. A complementação do fenótipo principalmente através de ensaios de curva de sobrevivência, demonstrando novo fenótipo(s) ou não, são utilizados para compreensão da função da proteína.

3) Identificar novos produtos com potencial biotecnológico (farmacêutico ou cosmético) a partir de materiais vegetais presentes na região da Mata Atlântica do Sul da Bahia.

Esta vertente do nosso trabalho utiliza o material vegetal encontrado na região em que a UESC está inserida para identificar bio-produtos com potencial biotecnológico. Temos o interesse em buscar substâncias com atividades anti-oxidantes, anti-mutagênica ou anti-fúngica, principalmente contra M. perniciosa.  Os mutantes de levedura são utilizados como ferramenta para definir o modo de ação destes bio-produtos. Além disso são feitas a avaliação genotóxica e definido o potencial mutagênico em modelo simples procarioto (Salmonella/microssomo) e em levedura S. cerevisiae. Estes dois ensaios são padrão para definição da seguridade de um novo produto em potencial para uso em seres humanos. Também são realizados no laboratório ensaios preliminares de separação e identificação dos compostos químicos, utilizando métodos químicos de análise e físicos como espectroscopia de infra-vermelho e ultra-violeta.

Deste modo, os trabalhos realizados no LBF são complementares entre si e permitem a integração de trabalhos dos alunos. A cooperação científica gera efeitos sinergísticos que permitem a obtenção acelerada de resultados com qualidade.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web