Centro de Biotecnologia e Genética

Apresentação

O Centro de Biotecnologia e Genética (CBG) foi inaugurado em fevereiro de 2008 com a presença do Governador Jaques Wagner e do Reitor Professor Antônio Joaquim Bastos da Silva. O Centro foi projetado e construído sob a coordenação do Professor Dr. Júlio Cézar de Mattos Cascardo (1964-2010). Este Centro consiste em laboratórios de pesquisas que envolvem as áreas biológicas, agronômicas e saúde associadas aos programas de pós-graduação da Universidade. O Centro possui 700 metros quadrados de área construída e contou com um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão com financiamentos da FINEP e FAPESB e do Governo do Estado da Bahia. As suas instalações estão adequadas às normas de trabalho em Nível de Biossegurança I e II, regulamentadas pela CNTBio. Isto coloca a UESC de acordo com os padrões da Lei de Biossegurança atualmente em vigor no Brasil.

Os nove laboratórios do CBG possuem equipamentos multiusuários que possibilitam o desenvolvimento de pesquisas nas diferentes áreas de biotecnologia, genética e biologia molecular. Nos laboratórios de Genômica e Expressão Gênica, Biologia Molecular, Proteômica, Cultura de Tecidos Vegetais, Citogenética e Marcadores Moleculares são desenvolvidos trabalhos em nível de biossegurança NB1. Os laboratórios em que são desenvolvidos trabalhos em nível de biossegurança NB2 são os de Biotecnologia Microbiana Biologia de Fungos e o de Imunologia.

O centro passará por um processo de expansão com a construção de novos laboratórios com recursos aprovados em edital de infraestrutura da FINEP.

O atual diretor do CBG é o Prof. Dr. Marco Antonio Costa.

CENTRO DE BIOTECNOLOGIA E GENÉTICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, km 16 Rodovia Ilhéus-Itabuna
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Tel: 55 73 36805126              E-mail: cbguesc@uesc.br

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster