Centro de Biotecnologia e Genética

Projetos e Convênios

:: Linhas de pesquisa

O Laboratório de Biologia Molecular atua em conjunto com os laboratórios de Genômica e de Proteômica também lotados no CBG. As principais linhas de pesquisa do Laboratório de Biologia Molecular são:

  1. Estudo das interações plantas-patógenos, em particular Theobroma cacao-Moniliophthora perniciosa, Theobroma cacao-Ceratocystis cacaofunesta, seringueira-Microcyclus ulei. O principal objetivo é o de identificar genes e/ou proteínas envolvidas na resistência e/ou na susceptibilidade da planta ao patógeno. Um enfoque particular é dado aos estudos de expressão gênica em larga escala (arranjos) e por qPCR. Esta linha de pesquisa envolve uma parceria forte com pesquisadores da área de bioinformática.
  2. Estudo das respostas das plantas a estresse abiótico, em particular em Citros. O objetivo é de identificar genes de planta envolvidos na tolerância a estresse hídrico. Esta linha de pesquisa é fortemente associada a estudos fisiológicos desenvolvidos no campo (na EMBRAPA) e a análise de plantas cultivadas in vitro (no Laboratório de Cultura de Tecidos do CBG).
  3. Estudo de via de biossíntese dos carotenóides em plantas (e.g. urucum, Citros, tomate). O objetivo da presente proposta é aumentar o conteúdo de pró-vitamina A (beta-caroteno) e licopeno de diferentes plantas utilizadas na alimentação básica (e.g. laranja, tomate), visando contribuir de forma substancial à redução de deficiência de vitamina A, doenças cardiovasculares e certas formas de cânceres da população brasileira. Esta linha é desenvolvida em colaboração com o laboratório de Cultura de Tecidos do CBG.
  4. Estudos funcionais de genes como pesquisa básica previa a aplicações em plantas cultivadas. Os genes de interesse identificados a partir das análises OMICs dos 3 linhas de pesquisa acima descritas são analisados em plantas modelo (e.g. tomate, tabaco, Arabidopsis) através de técnicas de transformação de plantas (transgenêse vegetal) e de estudos moleculares básicos. Esta linha é desenvolvida em colaboração com o laboratório de Cultura de Tecidos do CBG.
  5. Estudo enzimático e bioquímico de fungos patogênicos (em particular M. perniciosa). Esta linha estuda o ciclo de vida dos fungos e as atividades enzimáticas a eles relacionadas (e.g. pectinases, quitinases). No caso de M. perniciosa, cultivo do fungo em meio líquido e em bolachas é utilizado.

:: Projetos

As linhas de pesquisas são desenvolvidas graças ao apoio das seguintes agências de fomento: CNPq, BNB, FAPESB, IFS, CAPES, Editais internos do Cirad, Macroprogramas da Embrapa.

:: Convênios

O Laboratório de Biologia Molecular conta com dois convênios institucionais fortes, favorecendo intercâmbios de alunos e pesquisadores:

  1. Convênio nacional UESC-Embrapa firmado em 2009.
  2. Convênio internacional com o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad, França) firmado em 2002.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web