Colegiado de Enfermagem

Apresentação

Entende-se que o processo de formação do enfermeiro deve abranger uma dimensão político-social, que o subsidiará na inserção do seu campo de atuação, enquanto sujeito partícipe de sua construção qualitativa, responsável pelo exercício profissional no tratamento aos danos causados à saúde, na direção e resolução de problemas que comprometam a plena cidadania e a condição de bem-estar. Cabe assim, preparar o enfermeiro para compreender a si mesmo e ao outro, através de um melhor conhecimento do mundo e das relações que se estabelecem entre os homens e entre estes e o meio ambiente físico e social.

O ensino da enfermagem deve abranger a função profissional, privilegiando a formação técnico-científica; a função (capacidade) criadora, que estimule a imaginação, possibilitando o atendimento às necessidades sociais e de bem-estar, lançando sempre ideias de estrutura e de formas de ação; a função de investigação, que tem por fim tornar compreensível a realidade humana e a realidade que a envolve, visando a uma melhor qualidade de vida; e, finalmente, as funções social e consultiva, buscando atender às necessidades da comunidade e do país.

Fonte: UESC, 2019.
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