Colegiado de Enfermagem

Avaliação do Curso

A avaliação do funcionamento do curso acontece a partir do âmbito interno e externo.

  • b.1) Avaliação Interna
  • b.2) Avaliação Externa

O Colegiado de Enfermagem constituiu uma Comissão de Autoavaliação, a qual, baseada nas orientações gerais para o roteiro da autoavaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, deverá atender às seguintes condições:

  • Equipe de coordenação para planejar e organizar as atividades,manter o interesse pela avaliação, sensibilizando docentes e discentes do curso, e refletir sobre o processo;
  • Participação dos integrantes do Colegiado de Enfermagem, assegurando a participação de docentes e discentes;
  • Compromisso explícito do coordenador do Colegiado de Enfermagem em relação aoprocesso avaliativo. O que não significa que os dirigentes devam ser os principais membros das comissões instaladas. O importante é ficarevidenciado que há um apoio institucional para que o processo ocorra com a profundidade e a seriedade necessárias;
  • Informações válidas e confiáveis, pois sendo a informação fidedigna, o elemento fundamental do processo avaliativo, sua disponibilização pelosórgãos pertinentes da instituição é prioritária. Nesse sentido, a coleta, oprocessamento, a análise e a interpretação de informações são essenciais para alimentar as dimensões que a autoavaliação quer indagar.
  • Uso efetivo dos resultados. O conhecimento que a avaliação internaproverá à comunidade institucional deve ter uma finalidade clara de planejarações destinadas à superação das dificuldades e ao aprimoramentoinstitucional. Para isso, é importante priorizar ações de curto, médio e longoprazos, planejar de modo compartilhado e estabelecer etapas para alcançarmetas simples ou mais complexas.

Esta comissão deve estar atenta à avaliação contínua do projeto político pedagógico do curso de enfermagem, do seu corpo docente e da infra-estrutura do curso, não perdendo de vista a percepção da comunidade acerca do curso, bem como das instituições parceiras onde são desenvolvidas atividades práticas e estágios.

Esta já é realizada, regularmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), os cursos de graduação são analisados por meio de instrumentos e procedimentos que incluem visitas in loco de comissões externa se também mediante o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Vale ressaltar que, com uma história de 28 anos formando enfermeiros qualificados para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos, o curso de enfermagem da UESC tem sua qualidade evidenciada através dos resultados alcançados no Enade conforme demonstra o quadro a seguir:

ANO DO ENADE NOTA DO CURSO DE ENFERMAGEM
2004 4
2007 4
2010 4
2013 4

 

 

 

 

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web