Portal de Periódicos

DOI

O Digital Object Identifier (DOI), traduzido como “Identificador Digital de Objetos”, é um sistema internacional que permite a identificação, localização e descrição de objetos digitais disponíveis na Internet. O identificador está presente nos artigos científicos publicados nos periódicos eletrônicos a fim de proporcionar maior acessibilidade e a interoperabilidade entre as ferramentas digitais na comunicação científica. A CrossRef é a agência que atribui o identificador DOI (nome DOI) aos artigos científicos, possibilitando sua localização na web.

O Portal de Periódicos Eletrônicos da UESC, por meio da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), firmou parceria junto à CrossRef para atribuição de identificadores DOI aos artigos científicos publicados nos periódicos hospedados no Portal. Para obter os identificadores DOI, os periódicos precisam atender aos seguintes critérios:

  1. Possuir número internacional normatizado para publicações seriadas.
  2. Adotar periodicidade regular e zelar pelo seu cumprimento.
  3. Manter avaliação por pares. A avaliação deverá ser realizada por especialistas na(s) área(s) de conhecimento da revista, de comprovada atuação científica e/ou profissional, preferencialmente adotando o sistema de avaliação "duplamente cega".
  4. Adotar padrões documentais nacionais ou internacionais (ABNT, Vancouver, APA e outros) que assegurem consistência editorial.
  5. Atender às demais diretrizes de qualidade apresentadas na Resolução Consu nº 07/2014.

 


 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster