Portal de Periódicos

Inclusão e Permanência de Periódicos no Portal

O Portal de Periódicos hospeda publicações científicas periódicas da UESC, a saber: periódicos vinculados aos programas de pós-graduação, graduação, núcleos de pesquisa e laboratórios reconhecidos oficialmente pela Universidade.

A admissão de periódicos da UESC no Portal passa por encaminhamento de projeto detalhado (contemplando os aspectos necessários à inclusão do periódico na plataforma SEER/OJS), pelo editor do periódico interessado, à Coordenação do Portal, através do e-mail: adperiodicos@uesc.br, que procede ao encaminhamento do projeto para análise e parecer do Comitê Editorial do Portal (CEP), que define a aprovação diretamente no Portal ou reprovação (justificada).
O periódico deve atender aos critérios estipulados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em sua área do conhecimento e/ou aos critérios de ingresso no Scientific Electronic Library Online (Scielo) e atender às padronizações nacionais e internacionais organizadas nas recomendações de qualidade.

O conteúdo deverá seguir as informações mínimas para a existência de um periódico, normalmente inseridas no item “Sobre” da plataforma do OJS, bem como cumprir os critérios e as recomendações de qualidade dos periódicos da UESC.


  • Critérios para inclusão
  • Recomendações de qualidade
  • Critérios de permanência

O proponente deve apresentar projeto com a proposta de inclusão do periódico de acordo com os seguintes critérios:

  1. Título do periódico e subtítulo, se houver (verificar se o nome escolhido já existe em outro periódico);
  2. Título abreviado ou sigla;
  3. Apresentar uma Política Editorial com os seguintes itens:
    • Objetivos do periódico;
    • Área de concentração, com a maior especificidade possível;
    • Público-alvo;
    • Formas de apresentação dos trabalhos (ex.: artigos, resenhas, entrevistas...);
    • Critérios de avaliação dos textos;
    • Normas a serem utilizadas nos artigos (NBRs 6022, 6023, 6024, 6026, 6028, 10520, 10525, Norma tabular do IBGE ou Estilo Vancouver para a área da Saúde);
    • Regras de submissões dos textos (enfatizar a necessidade de artigos originais e adotar a declaração de revisão textual – disponível em Documentos);
    • Comissão editorial com a relação dos componentes, com indicação de titulação, vínculo institucional e e-mail - equipe de trabalho;
    • Periodicidade;
    • Número mínimo de publicações por fascículo;
    • Idiomas;
    • Indexadores (lista da sequência de indexações almejadas);
    • Políticas de acesso;
    • Metas a curto, médio e longo prazos;
    • Previsão orçamentária (se houver);
    • Cronograma de implantação;
    • Contrato de cessão de direitos autorais;
    • Definição do Conselho Editorial (relação dos membros, suas titulações, seus vínculos institucionais e endereços eletrônicos).
    • O proponente deverá apresentar (anexos ao projeto) a Declaração de revisão textual, Termo de Compromisso Departamental e o Termo de Compromisso do Editor (disponível em Documentos).
  • Apresentar política editorial que defina as normas da revista e as instruções para a publicação de artigos;
  • Dispor de um Conselho Editorial que se responsabilize pelas políticas e qualidade científica da revista cujos membros deverão ser identificados por titulação e vinculação institucional;
  • Ter um Editor reconhecido na área de atuação da revista por seus méritos científicos, acadêmicos e profissionais, que ficará à frente de toda a política editorial da revista;
  • Adotar periodicidade regular e zelar pelo seu cumprimento;
  • Publicar de acordo com as normas estabelecidas pelo Comitê Editorial;
  • Manter avaliação por pares. A avaliação deverá ser realizada por especialistas na(s) área(s) de conhecimento da revista, de comprovada atuação científica e/ou profissional, preferencialmente adotando o sistema de avaliação "duplamente cega";
  • Possuir número internacional normatizado para publicações seriadas;
  • Adotar padrões documentais nacionais ou internacionais (ABNT, Vancouver, APA e outros) que assegurem consistência editorial;
  • Dispor de responsável (is) pelo gerenciamento da revista, o que inclui revisão, normalização e projeto gráfico.
  • O Comitê Editorial do Portal se reservará o direito de determinar a retirada de uma revista hospedada no Portal, quando ela descumprir qualquer dos critérios mínimos de qualidade, segundo sua avaliação.
  • Os periódicos incluídos no Portal que não atenderem às políticas e aos requisitos apresentados receberão acompanhamento e orientações da equipe do Portal, por um período de até dois anos, para que sejam realizadas as devidas adequações. Ao final desse período, os periódicos que ainda não preencherem os requisitos serão retirados do Portal.
  • A exclusão, permanente ou temporária, de um periódico do Portal será realizada após parecer do Comitê Editorial.
  • A Coordenação do Portal deve comunicar oficialmente ao Editor do periódico cuja publicação foi interrompida ou cancelada sobre os encaminhamentos de exclusão.

 

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