V SEMINÁRIO ANUAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Apresentação

O V SEMACISOC – Seminário Anual de Ciências Sociais – objetiva reunir, anualmente, pesquisadores, professores e estudantes interessados em discutir as temáticas abordadas pela Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Esse evento vem se constituindo em um espaço para atualização, ampliação e aprofundamento, numa perspectiva inter e multidisciplinar, das discussões que permeiam as Ciências Sociais, já que as temáticas propostas anualmente são abordadas de modo a articular, prioritariamente, os campos da Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política, sem furtar-se a possíveis interlocuções com áreas afins e até com outros campos do saber. Há de se reconhecer que faz parte do compromisso das Ciências Sociais certa pluralidade de perspectiva, especialmente no sentido da articulação com as dimensões filosóficas e artísticas em seu fazer acadêmico. As Ciências Sociais são um ramo do pensar e do fazer cientifico que se alimenta da própria realidade social tanto no âmbito das permanências, quanto no das transformações e mudanças. Optou-se, nesse evento, por discutir o que vem se pensando sobre as mudanças que estão ocorrendo no mundo presente, sem desconsiderar a necessidade de se interrogar o passado, para pensar o presente e projetar o futuro. A complexidade dos acontecimentos cotidianos desafia as Ciências Sociais a sair do imobilismo, a pensar e a agir para além da funcionalidade dos fatos sociais, principalmente na perspectiva de que possa interagir mais intensamente e consequentemente com o mundo. Portanto, objetiva-se com a realização do V SEMACISOC contribuir para suscitar o debate entre docentes e discentes dos cursos de licenciatura em Ciências Sociais – oferta regular e oferta temporária (PARFOR) da UESC - bem como entre estes e os profissionais da área de humanidades da educação básica, que atuam na região de abrangência desta universidade, considerando inclusive a presença ativa nas escolas da rede pública de ensino dos estudantes da Uesc vinculados ao Pibid. Pretende-se também, ao debater as questões que compõem a pauta de discussões das Ciências Sociais, possibilitar a interlocução tanto com os estudantes dos demais cursos da Universidade Estadual de Santa Cruz, quanto com a sociedade em geral.

O V SEMACISOC ocorrerá na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na cidade Ilhéus, Bahia,
no período de 21 a 24 de novembro de 2012.
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho