VII SEMANA DO ECONOMISTA E VII ENCONTRO DE EGRESSOS

Minicursos

Minicurso (vagas limitadas)* Via formulário eletrônico, da 00h do dia 24/10/2017 até as 23h59m do dia 29/10/2017, até o limite máximo de cada turma, 40 vagas. Inscrições encerradas!
  1. Macroeconomia Brasileira: hiperinflação e política econômica (1985-1999)
    Professor: Elson Cedro Mira
    Carga horária: 4 horas
    Descrição: O minicurso objetiva analisar o processo hiperinflacionário brasileiro e as sucessivas tentativas de estabilização de preços no período 1985-1999. Utilizar-se-á de elementos típicos da abordagem macroeconômica, em detrimento do método histórico comumente utilizado na análise da economia brasileira contemporânea. Estudar-se-á a estrutura dos planos econômicos executados, causas e consequências de seus insucessos, culminando com o Plano Real, experiência de sucesso na estabilização dos preços no Brasil. Para tal utilizar-se-á de exposição dialogada a partir de textos científicos, livros-reportagem e produções audiovisuais, com fins de tornar o minicurso dinâmico e ilustrativo. O resultado esperado é que o aluno tenha maior approach para se dedicar a esta área de extrema relevância para o Economista brasileiro.

2. Empreendedorismo como fonte do desenvolvimento: a arte da elaboração de projetos e criação de novos negócios
    Professor: João Carlos Pádua
    Carga horária: 4 horas
    Descrição: Definido como o principal eixo responsável pelo desenvolvimento, o empreendedorismo necessita ainda de ações que possam torná-lo autônomo. Nesse contexto, a presente proposta de minicurso, com carga horária de 4 horas, visa demonstrar as habilidades necessárias que o profissional deverá possuir para montar propostas de negócios visando a geração de renda. Conceitos de viabilidades econômica e financeira, conceitos de cadeias produtivas, instrumentos de pesquisas e análise de mercado, conceitos e importância de empreendedorismo, relação de mercado real com o mercado financeiro, são alguns tópicos a serem trabalhados no minicurso de forma teórica, mas com um viés prático.

3. Microdados da PNAD utilizando o STATA
    Professora: Carla Regina Ferreira Freire Guimarães
    Carga horária: 4 horas
    Descrição: O minicurso tem o propósito de apresentar aos participantes a utilização dos microdados da PNAD, utilizando o software STATA, exemplificando com situações ligadas ao setor de turismo

4. Econometria aplicada à avaliação de Políticas Públicas
    Professor: Vinicius de Araujo Mendes
    Carga horária: 4 horas
    Descrição: Desde as contribuições de Donald Rubin, a aleatorização ganhou ampla difusão para se estimar o impacto de uma intervenção (política) em uma variável de interesse, como no Project Star nos Estados Unidos, que selecionou aleatoriamente crianças para participarem de uma classe com um número reduzido de estudantes ou uma classe com um número normal de estudantes. Este processo de escolha aleatória possibilitou a estimação do impacto causal de uma pequena classe no processo de aprendizado dos alunos e o modelo que racionaliza esta ideia é o Modelo de Resultados Potenciais atribuído a Donald Rubin. O minicurso de econometria aplicada à avaliação de políticas apresentará o Modelo de Resultados Potenciais, debaterá o conceito de causalidade a partir dele e apresentará simulações que possibilitarão o entendimento e a importância de se utilizar tal procedimento, quando possível, para se conduzir uma avaliação de política pública. Por fim, o artigo de Alan Krueger de 1999 será apresentado para o entendimento do Project Star e a aplicação de um modelo causal à microeconomia.

5. Cidades Sustentáveis
    Professora: Aline Conceição Souza
    Carga horária: 4 horas
    Descrição: conceito; desafios do crescimento urbano acelerado: poluição, mobilidade, habitação, vulnerabilidade a fenômenos naturais, recreação, violência, carência de serviços, etc.; crise ambiental; sustentabilidade; indicadores utilizados pelo BID, que trabalha com três dimensões: meio ambiente e mudanças climáticas (água, esgotamento sanitário, energia, mitigação de gases de efeito estufa); desenvolvimento urbano (uso do solo, habitação, transporte e competitividade da economia); e fiscal e governança (impostos, gastos e aspectos da gestão).

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho