Grupo de Pesquisa em Acesso, Permanência e Evasão na Universidade

Projetos e Linhas de Pesquisa

2.1. Linhas de pesquisa do GRAPEUNI:

Políticas de Ações Afirmativas no Ensino Superior
Acesso e permanência na Universidade
Evasão no ensino superior
Histórias de vida de estudantes negrxs, indígenas e quilombolas

2.1.2 Projetos de pesquisa do GRAPEUNI

Projeto "Acesso e permanência estudantil na UESC: avaliando o ingresso e a permanência de estudantes de graduação" (Financiamento: PROPP/UESC - 2019-2023).

O projeto tem por objetivo analisar o impacto das políticas educacionais no acesso e na permanência de estudantes na UESC de 2007 a 2016. Propõe-se compreender quais os fatores estão relacionados ao processo de permanência e de evasão de estudantes na universidade. Utiliza-se de abordagens quantitativas e qualitativas, incluindo levantamento e análise de fontes documentais e dispositivos legais, dados estatísticos nacionais, regionais, estaduais, registros da universidade, além de entrevistas com ex-estudantes. Os resultados visam fornecer maior visibilidade sobre a educação superior na região, ampliando a produção de conhecimento na área a fim de planejar ações que favoreçam o acesso à educação superior bem como subsidiar as políticas institucionais com vistas ao acolhimento e permanência do estudante da escola pública na universidade.

Palavras-chave: acesso à universidade; evasão; permanência estudantil

Projeto "Acesso, Permanência e evasão na educação superior: políticas e práticas nas instituições e trajetórias - Subprojeto UESC" (Financiamento: CNPq)

A pesquisa propõe investigar os processos de acesso, permanência e evasão na educação superior, bem como as políticas, práticas e trajetórias de estudantes, considerando o contexto da expansão pós-LDB nº 9394/96, que veio promover a expansão, flexibilização e diversificação do sistema. A expansão associada às políticas de inclusão social, seja no setor público ou privado, revela diferenças em suas políticas, materialidade e perfil socioeconômico educacional dos sujeitos ingressos. Todavia, ao considerar a diversidade institucional, o fenômeno da evasão tem se consolidado no sistema, impedindo a ampliação dos processos democráticos e interferindo no desenvolvimento do acesso e da permanência, situação que se agrava no contexto da pandemia de COVID-19, de modo que se questiona: Quais as desigualdades sociais e educacionais que se apresentam a partir do fenômeno da evasão na educação superior? Na perspectiva de apreender as dinâmicas do processo de acesso, permanência e evasão, o projeto se estrutura em três dimensões, a saber: 1. Políticas de expansão e acesso na interface com os processos de evasão e permanência nos setores públicos e privados - criação de um sistema de consulta de dados, por regiões, georreferenciado acerca de indicadores da expansão, acesso e permanência; 2. Práticas institucionais de inclusão social para a promoção da permanência no campo da diversidade étnica e sociocultural - implementação de Sistema de Alerta, em que busca a previsibilidade de sujeitos em prospecção à evasão; 3. Os sujeitos da evasão e permanência no campo da diversidade cultural e da dinâmica interna dos cursos - trajetórias de sujeitos advindos de escola pública e/ou com as marcas das diferenças. No campo metodológico, adota-se a base dos microdados do Censo da Educação Superior (INEP) e a construção de um sistema de consulta sobre os indicadores da Educação Superior por regiões, a fim de constituir um campo de informações científicas de livre acesso.

Palavras-chave: Educação Superior; Acesso; Permanência; Evasão; Trajetórias


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web