Movimento de Ocupação

28/11/2016 atualizada em 28/11/2016 19:42

Informamos à Comunidade Acadêmica que, depois de decorridos 28 dias da ocupação da UESC, em 22 de novembro, após busca contínua de estabelecimento de diálogo com o movimento “OcupaUESC”, recebemos documento contendo negativa de indicação de comissão de negociação, definindo reuniões ampliadas e públicas como forma de negociação, convite para participar de reunião ampliada a ocorrer no dia 23 de novembro  à tarde , solicitação de financiamento institucional para viagem para Brasília e encaminhamento de pauta interna, conforme documento anexo

Defendendo, por princípio, o diálogo democrático e o reconhecimento de que estudantes universitários estão em processo formativo, comparecemos (Reitora, Vice-Reitor, Pró-Reitores, Assessores e Diretores de Departamentos), à reunião ampliada, e durante 3 horas, abordamos todos os pontos presentes à extensa pauta. Não houve postura de negociação por parte dos estudantes, que manifestaram durante a reunião e sim falas de esclarecimentos.

No dia 24 de novembro, conforme compromisso, encaminhamos documento contendo a formalização das proposições e considerações da Administração Superior da Universidade, conforme documento anexo.

No dia 25 de novembro, o cerceamento de acesso à Universidade pelo Movimento “OcupaUESC” recrudesceu, com impedimento completo de ingresso às dependências da Instituição, com graves prejuízos e repercussão em diferentes atividades universitárias, e acirramento de embates entre membros da Comunidade Acadêmica.

No dia 27 de novembro, durante a madrugada, ocorreu arrombamento de salas do primeiro andar do pavilhão Jorge Amado e furto, por indivíduo participante do grupo de ocupação, não estudante da UESC, que, através da ação da vigilância patrimonial, foi identificado, contido e verificado portar equipamentos, materiais e documentos institucionais, sendo acionada a Polícia Militar, conforme relatório anexo.

A Polícia Militar cumpriu sua função, fazendo a apreensão do cidadão, em flagrante, o andar do pavilhão foi isolado e periciado pela Polícia Técnica.

A Administração Superior reitera a sua atuação responsável no exercício da autonomia universitária e princípios da gestão pública, preservando o compromisso de manter a qualidade de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e da assistência estudantil, bem como a proteção ao patrimônio público e a segurança de todos os segmentos da Comunidade Acadêmica.

A Administração Superior da UESC diverge do cerceamento de acesso aos prédios e instalações da Universidade como forma de mobilização, pois sempre esteve e continua aberta ao dialogo e atuará na defesa do interesse público e preservação de direitos.

Ilhéus-Bahia, em 28 de Novembro de 2016.