Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos - CDRH

Notícias

Agosto 2016

Curso Windows Server 2008 R2

O mês de agosto foi de extenso processo de capacitação. Dos dias 09 a 26 deste mês a equipe da UDO (Unidade de Desenvolvimento Organizacional) teve a capacitação com o Curso Windows Server 2008 R2 com o objetivo de desenvolver a percepção das necessidades e das boas práticas na administração de servidores Microsolf no ambiente institucional. Com carga horária de 20h, o curso foi ministrado por Sílvia Honda e Ramon Costa e aconteceu no laboratório de Ciências da Computação.

II Oficina de Redação para o Enem

Compreendendo que a preparação é continuada e faz-se necessária para o desenvolvimento é que foi oferecida a II Oficina de Redação para o Enem nos dias 22, 23 e 24 de agosto, no turno vespertino (das 13h00min às 16h00min), totalizando carga horária de 12h. Mais uma vez, o curso foi destinado aos estagiários, servidores e todos os demais interessados no processo seletivo do Enem. A oficina foi ministrada pela servidora Lilívia Ferreira, na Sala de Treinamento da CDRH e, trabalhou aspectos gerais da Redação para o Enem, como estrutura do texto dissertativo-argumentativo. A proposta da oficina é discutir e problematizar as principais dificuldades encontradas pelos sujeitos na expressão escrita.

Programa de Promoção à Saúde dos Estagiários

A Coordenação de Desenvolvimento em Recursos Humanos em parceria com o Projeto Jovem Bom de Vida promoveu mais um Programa de Promoção a Saúde dos Estagiários da UESC que aconteceu em dois momentos 26 e 30 de agosto na Sala de Treinamento da CDRH, no turno vespertino. Essa ação visa orientar os estagiários até 19 anos sobre sexualidade, DSTS e gravidez e outros temas pertinentes ao público e apresentam-se como temas de extrema importância e necessidade.

Julho 2016

OFICINA DE REDAÇÃO PARA O ENEM

Atendendo a mais uma necessidade e demanda dos nossos estagiários e servidores, foi promovida a 1ª edição da Oficina de Redação para o ENEM ministrada pela servidora Lilívia Lima Ferreira. As oficinas aconteceram, alternadamente, nos dias 25, 27 e 29 de julho das 08h00min às 12h00min, na sala de Treinamento da CDRH. Nesta oficina, contamos com a participação ativa de 25 integrantes, entre estagiários e servidores.

ENCONTRO DOS APOSENTADOS

Na terça-feira, dia 12 de julho de 2016, aconteceu na UESC o 2° Encontro dos Aposentados da UESC. O evento teve início às 09h00min e aconteceu na sala de treinamento da CDRH, com homenagens aos servidores aposentados da UESC que muito contribuíram com o desenvolvimento da Instituição. Durante o evento os participantes receberam da Reitora da UESC medalhas pelos serviços prestados num momento de confraternização entre os colegas. Este foi o 2° Encontro dos Aposentados e contou com 30 participantes, destes 24 aposentados e 6 visitantes.

ENCONTRO DOS MOTORISTAS

Dia 25 de julho é Dia dos Motoristas e dia do nosso tradicional Encontro dos Motoristas da UESC. Nesta edição tivemos um torneio de futebol, pela manhã, envolvendo toda a equipe da Coordenação de Transporte da UESC e atividades de hidroginástica, à tarde. As atividades ocorreram na quadra poliesportiva e piscina da UESC, respectivamente. O encontro dos Motoristas visa a valorização dos profissionais e, ao mesmo tempo, o fortalecimento dos vínculos entre eles e também com a Instituição. Tivemos neste Encontro a participação de 40 funcionários, entre técnicos e terceirizados.

Junho 2016

COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPT

O combate ao mosquito Aedes Aegypt, não encerra as nossas preocupações. Agora, buscamos formas de lidar com os sintomas da doença e melhorar a qualidade de vida. Sabemos que os efeitos da Febre de Chikungunya perduram no corpo por longo tempo e que as dores nas articulações têm incapacitado muitas pessoas, até mesmo nas mais simples ações cotidianas.

Para diminuir tais dores nas articulações, causadas pela Chikungunya, é necessário seguir o tratamento indicado pelo médico que pode incluir o uso de Paracetamol, compressas quentes e beber muitos líquidos como água, chá e água de coco, até que o organismo seja capaz de combater o vírus.  Para além disso, a necessidade da fisioterapia se faz presente como intervenção indispensável.

Visando oferecer recursos para que a comunidade acadêmica possa cuidar-se diariamente, a CDRH promoveu duas Oficinas de Fisioterapia, atendendo ao Programa QUALIDADE DE VIDA, com as fisioterapeutas Camila e Mônica Brito, focando nas orientações e atividades para alívio das dores provocadas pela dengue, zika e chikungunya. As oficinas ocorreram dia 10 de junho na Sala de treinamento da CDRH e atenderam à toda comunidade acadêmica, inclusive aos alunos da Universidade da Terceira Idade – UNATI.

Além dessas oficinas, em junho houve também o Curso de Brigadista de Incêndio com aulas práticas e teóricas sobre primeiros socorros, combate a incêndio e aspectos ligados à segurança. O curso foi ministrado pelos parceiros do Corpo de Bombeiros de Itabuna, o Subtenentes André Azevedo e Reubis Almeida. Esta já foi a 4ª edição do curso de Brigadista e, pela constante adesão pública, confirma-se – mais uma vez – a necessidade de tal capacitação destinada a toda a Comunidade Acadêmica. As aulas teóricas do curso aconteceram na Sala de treinamento da CDRH e os demais momentos, pelo Campus da Instituição, totalizando uma carga-horária e 20h.

De modo específico, a fim de atingir os Estagiários da UESC, ocorreu no dia 16 de julho, na sala de multimeios da Biblioteca Central da UESC, as oficinas de “Markentig Pessoal e Comportamento no ambiente de Trabalho”. Estas foram ministradas pelos membros da Cia Jr., Bruna Gameiro e Igor Aquino e, alcançaram a um público de 44 estagiários.

Ainda em junho, lembrando que o lema da CDRH em 2016 é Solidariedade, finalizamos a nossa Campanha do Agasalho com o auxílio e empenho de toda a Comunidade Acadêmica, num momento fraterno, em que foram doadas as 700 peças arrecadadas. A campanha teve o intuito de sensibilizar a comunidade para doação de peçsas de vestuários, agasalhos e cobertores para as famílias das 120 crianças assistidas pela da Ong CRIART – instituição localizada no bairro do Salobrinho. As doações tiveram início no mês de maio e a entrega das doações ocorreu no dia 15 de junho de com a participação lúdica do PROLER.

Aguardemos o mês de julho com mais novidades e movimentos em nossa Instituição.


Maio 2016

DIVERSIDADES E CAPACITAÇÃO

Maio foi um mês de diversidade no Programa CDRH Capacita.

As capacitações em torno da Saúde e Segurança do Trabalho tiveram continuidade no mês de maio com os cursos de Primeiros Socorros, CIPA e o Programa de Promoção à Saúde dos Estagiários Administrativos. Estética e bem-estar também tiveram vez com mais um dia de Beleza MaryKay. Houve também curso de fotografia, para alguns, entretenimento e para outros, recurso profissional. Além disso, mais uma edição do nosso AposentAÇÃO.

Para abrir e fechar o mês de maio: Saúde e Segurança do Trabalho. O curso de Primeiros Socorros, ministrado pelos parceiros Tenente Ivan Carrasco e Sargento Denilson Ribeiro do Corpo de Bombeiros de Ilhéus, aconteceu nos dias 09 e 10 de maio totalizando uma carga horária de 16h. O curso contou com aulas teórico-práticas e objetivou a identificação de sinais vitais, a prestação de exames primários, como, por exemplo, saber avaliar o cenário do caso atendido, improvisando ferramentas para auxiliar a vítima. Já o curso de CIPA, fechou o nosso mês de capacitação, acontecendo entre os dias 23 a 25 de maio, com capacitação realizada pelo SENAI e carga horária total de 20h. Este curso foi ofertado visando atender aos interessados na temática, mas, principalmente, aos integrantes da nova gestão da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes da UESC. Além de aulas teóricas houve a prática de combate a incêndio.

Ainda visando a Saúde, o primeiro momento do Programa de Promoção à Saúde dos Estagiários Administrativos aconteceu na UESC no dia 17 de maio acolhendo um grupo de 20 estagiários de nível médio atuantes em nossa Instituição. Este programa ocorre em parceria com o Projeto Jovem Bom de Vida e promove encontros com adolescentes discutindo – de modo bastante descontraído – temáticas como HIV/AIDS, gravidez na adolescência, DST’s, drogas e outros assuntos necessários à juventude. Cada encontro do programa tem duração de uma hora.

No desenvolvimento de mais um programa, tivemos segundo encontro do AposentAÇÃO, o Programa de Preparação para Aposentadoria, no dia 17 de maio. Nele foram discutidos aspectos como a Melhor Idade e suas perspectivas de saúde e qualidade de vida, além das regras constitucionais e legais da aposentadoria. Houve também o momento balcão previdenciário, em que foram feitos os cálculos para aposentadoria. O AposentAÇÃO destina-se a todo público que tenha interesse em conhecer os meandros do processo de aposentadoria, seja porque está próximo o dia de sua realização, seja porque deseje se preparar para o dia (próximo ou distante) em que ela chegar.

Abril 2016

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Abril é o nosso mês de Saúde e Segurança do Trabalho. Para isso, a UESC, através da CDRH, promoveu ações a fim de formar e capacitar os seus  servidores, no programa CDRH Capacita. Esses cursos transcorreram em meados do mês de abril, do dia 12 ao dia 19/04.

A saúde é inicialmente contemplada com o Curso básico de Educação Alimentar, tendo este duração de 4 dias (12 a 15 de abril) e sendo ministrado pela nutricionista do Sesi. Contando com a participação de 40 integrantes da comunidade acadêmica, dentre eles docentes, servidores, técnicos, estudantes e ainda com a participação de merendeiras da rede pública, o curso de propôs, através da teoria e da prática, ensinar passo a passo a preparação básica de refeições nutritivas, econômicas e saborosas com direito a degustação dos pratos. O curso aconteceu na área externa da Biblioteca Central na unidade móvel do caminhão do projeto Cozinha Brasil (SESI).

Noutro ambiente, no dia 13 abril e com 34 participantes, aconteceu o Curso de Direção Defensiva e Legislação de Trânsito com os instrutores da Secretaria de Trânsito de Itabuna e visando o objetivo de conhecer mais a legislação de trânsito vigente, adotando uma postura defensiva na condução de veículos. Essa capacitação foi destinada, especificamente, aos motoristas da Uesc, mas sendo aberto também aos demais interessados pelo tema. Contamos com 34 participantes.

Como os cuidados não param por aí, e o uso de equipamentos de proteção individuais (EPIs) de segurança é imprescindível, promoveu-se também o Curso de EPIs no dia 19 de abril, dada à necessidade de se desenvolver a cultura da prevenção de acidentes através do uso do EPI que são dispositivos ou produtos, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde. Com 54 participantes, entre servidores, terceirizados, estagiários e estudantes, divididos em 2 turmas, o curso foi ministrado pelo subtenente Ivan Carrasco do 5°BPM de Ilhéus.

Mesmo tendo o mês de Abril como o mês de Saúde e Segurança do trabalho, as ações de capacitação não se interrompem aqui. Durante todos os meses o programa CDRH Capacita mantém-se em ação promovendo novas capacitações e formações imprescindíveis à melhor atuação do servidor.
Março 2016

COMBATE À DENGUE

Os meses de fevereiro, março e abril foram meses ativos nos cuidados de saúde e Segurança na UESC. A Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos e a Comissão de Prevenção e Controle ao Aedes Aegypti (mosquito responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zyka vírus) atuaram de 18 de fevereiro a 18 de abril na promoção de ações diversas, buscando combater os focos de proliferação do mosquito, prevenir o seu aparecimento e, informar (conscientizar) a comunidade acadêmica a respeito dos modos de atuação para empreender cuidados evitando as exposições à doença.

Inicialmente a Reitoria da UESC nomeou a Comissão para discutir e implantar ações de combate aos criadouros do Aedes. Partiu-se, em seguida, para as inspeções iniciais de potenciais criadouros no Campus Soane Nazaré de Andrade, a fim de se conhecer as demandas da instituição e, a partir daí, agendar as demais ações da comissão e da equipe.

Para alcançar maior êxito, houve promoção de capacitação de terceirizados, estagiários e servidores e, recrutamento destes para o trabalho de inspeção que ocorreu tanto na área externa do Campus e dos anexos (Complexo Logístico – Itabuna e Museu do Cacau – Ilhéus) quando nos ambientes internos dos setores.

À Campanha de Conscientização, toda a comunidade acadêmica foi convidada para o combate. Ela ocorreu via e-mail institucional, redes sociais, panfletagens e abrindo-se canais de comunicação – inclusive para denuncias. Além disso, houve um trabalho direto com as mulheres grávidas que compõem a comunidade acadêmica, dado aos perigos do zyka vírus ao feto em desenvolvimento, devido à microcefalia.

O trabalho da Comissão esteve ativo por 2 meses, mas o nosso trabalho pessoal de combate e prevenção continua. Cada um pode assumir para si essa luta: eliminar criadouros do mosquito, denunciar, esclarecer, cuidar. Isso nós podemos fazer!

 

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster