Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos - CDRH

Notícias

Outubro 2018

  • Roda de Conversa sobre a Prevenção ao câncer de útero e de mama acontece no bosque da UESC
    Seguindo as programações do Outubro Rosa, acontece no dia 17, uma Roda de Conversa sobre "Prevenção ao câncer de útero e de mama: Autoexame" das 14h às 16h no bosque da UESC. Com a facilitadora e enfermeira, Emanuela Cardoso. O objetivo da palestra é informar as voluntarias sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo do útero, bem como o seu diagnostico precoce, ainda a necessidade de realizar o autoexame de mama. As participantes devem levar uma canga para prática da atividade.

  • Roda de Conversa sobre Autismo acontece no dia 18 de outubro
    No dia 18 de outubro, quinta-feira, das 9h às 12h será realizada uma roda de conversa sobre o autismo. O encontro é promovido pela Coordenação de Desenvolvimento e Recursos Humanos (CDRH) com a facilitadora Carla Lopes, autora do livro SuperAR – Conhecendo o TEA (Transtorno do Espectro Autista), na sala de Treinamento do CDRH – Pavilhão Juizado Modelo, térreo.
    Na ocasião, acontecerá uma conversa sobre Autismo, também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), que são transtornos que causam problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social. Os participantes poderão tirar dúvidas e compartilhar experiências.
    Os interessados já podem inscrever-se!

    Curso de Introdução à Comunicação Não violenta acontece no mês de outubro

    A Coordenação de Desenvolvimento e Recursos Humanos (CDRH) promove o curso de Introdução a Comunicação não violenta para toda a comunidade acadêmica na sala de treinamento CDRH. Devido à resposta positiva do curso no ano de 2017, este ano, a atividade será dividida em duas turmas, sendo a primeira nos dias 22 e 23, a segunda turma se reúne nos dias 24 e 25, ambas das 8h: 30 às 17h.
    A ação tem o objetivo de introduzir os conceitos e as práticas da Comunicação "Não Violenta" na comunidade acadêmica da UESC, a fim de colaborar com a promoção da cultura de paz e da saúde em todos os níveis. Serão oferecidas 30 vagas para cada turma com carga horária de 14 horas.
    Por meio de projeções textuais, vídeos, músicas, danças, práticas e jogos serão abordados conteúdos de forma leve e descontraída, facilitando o despertar para uma nova consciência sobre o processo da comunicação.
    Facilitadores: Daniella Dutra - Biomédica; Terapeuta Trainee em Biossíntese; Coach – membro da Sociedade Brasileira de Coaching; Praticante, facilitadora e semeadora de Comunicação Não Violenta. José Dutra - Bacharel em Direito com formação em planejamento estratégico; Especialista em Psicologia Humanista e em Gestão de Projetos; Facilitador e Praticante de Comunicação Não-Violenta. Inscreva-se para participar!

Setembro 2018

  • Programa Preparatório de Pós-graduação da CDRH promovendo mudanças significativas para os servidores
    O programa preparatório de pós-graduação promovido pela Coordenação de Desenvolvimento e Recursos Humanos (CDRH) visa capacitar os servidores que tem interesse em participar das seleções de especialização, mestrado e doutorado oferecido pela instituição. Toda seleção de pós-graduação reserva vagas institucionais, porém, muitas vezes os servidores não tem acesso devido à falta de preparação ou algumas vezes, o próprio edital vem com alguns embargues, a exemplo do Mestrado Profissional em Educação que exigia vinculação com a Educação Básica.
    A CDRH, juntamente com alguns servidores encaminhou um documento ao pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP), George Albuquerque, colocando a situação, depois de algumas reuniões saiu o edital com as mudanças, agora o programa reserva vagas também para educação básica, demanda interna e graduada em licenciatura, que é uma demanda social.
    No programa preparatório para seleção de pós-graduação, são oferecidos todos os meses atividades de capacitação, a exemplo do curso de oratória, elaboração de projetos e artigos científicos, reuniões com os servidores e com o pró-reitor George, esclarecendo sobre o programa de pós-graduação da Uesc, seleções, barema, cota para demanda interna e outros assuntos pertinentes.
    No período de 17 de setembro a 17 de outubro, estarão abertas as inscrições para os candidatos para o programa de pós-graduação Mestrado Profissional em Educação - PPGE - formação de professores da educação básica, já com as mudanças sugeridas pelos servidores, sendo uma conquista para todo o quadro funcional da Uesc. Quem tiver interesse em participar da seleção acesse o link com maiores informações: Confira http://www.uesc.br/publicacoes/editais/09.2018/156.pdf

  • Qual a cor da sua dor? Grupo de Adesão Espontânea acontece no dia 28 de Setembro
    No dia 28, dando continuidade a programação do Setembro Amarelo acontece um encontro do Grupo de Adesão Espontânea, com o seguinte tema: “Qual a cor da sua dor?” com a facilitadora Eurisa Santana, das 16h às 18h, na sala de reunião do DFCH. (Pavilhão Adonias Filho, 2° andar).
    Em todo o mundo, aproximadamente 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos. Uma em cada 14 minutos. Estes dados foram divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, em 2017. Com base nesta preocupante realidade, objetivando prestar suportes psicossociais contínuos a toda comunidade acadêmica, a CDRH promove palestra, roda de conversa e bate papo durante o mês da Prevenção ao Suicídio. A ação conta com a realização da Coordenação de Recursos Humanos (CDRH), Departamento de Ciências da Saúde (DCSAU), Pro-reitoria de Extensão (Proex), Associação dos Funcionários da Universidade de Estadual de Santa Cruz (Afusc) e Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Adusc). Este ano o lema da campanha é "Diga sim a Vida, diga sim a Você." Faça parte, ajude, participe!

  • Setembro Amarelo traz Meditação Coletiva no Bosque da UESC
    No dia 26, dando continuidade a programação do Setembro Amarelo acontece uma Meditação Coletiva, com a facilitadora Milene Ávila, às 14h, no Bosque da UESC. Os participantes devem levar uma canga para prática da atividade. Em todo o mundo, aproximadamente 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos. Uma em cada 14 minutos. Estes dados foram divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, em 2017.
    Com base nesta preocupante realidade, objetivando prestar suportes psicossociais contínuos a toda comunidade acadêmica, a CDRH promove palestra, roda de conversa, bate papo  e meditação coletiva durante o mês da Prevenção ao Suicídio. A ação conta com a realização da Coordenação de Recursos Humanos (CDRH), Departamento de Ciências da Saúde (DCSAU), Pro-reitoria de Extensão (Proex), Associação dos Funcionários da Universidade de Estadual de Santa Cruz (Afusc) e Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Adusc). Este ano o lema da campanha é "Diga sim a Vida, diga sim a Você." Faça parte, ajude, participe!
  • Grupo de Adesão Espontânea acontece no dia 21 de Setembro
    No dia 21, dando continuidade a programação do Setembro Amarelo acontece um encontro do Grupo de Adesão Espontânea, com o seguinte tema: “ Ca(o)ntando a dor” com a facilitadora Eurisa Santana, das 16h às 18h, na sala de reunião do DFCH. (Pavilhão Adonias Filho, 2° andar).
    Em todo o mundo, aproximadamente 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos. Uma em cada 14 minutos. Estes dados foram divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, em 2017.
    Com base nesta preocupante realidade, objetivando prestar suportes psicossociais contínuos a toda comunidade acadêmica, a CDRH promove palestra, roda de conversa e bate papo durante o mês da Prevenção ao Suicídio. A ação conta com a realização da Coordenação de Recursos Humanos (CDRH), Departamento de Ciências da Saúde (DCSAU), Pro-reitoria de Extensão (Proex), Associação dos Funcionários da Universidade de Estadual de Santa Cruz (Afusc) e Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Adusc). Este ano o lema da campanha é "Diga sim a Vida, diga sim a Você." Faça parte, ajude, participe!

  • Porque falar sobre o suicídio? É tema da palestra que acontece nesta sexta, 14
    Em continuidade as programações do Setembro Amarelo, a Coordenação de Desenvolvimento e Recursos Humanos (CDRH) promove no dia 14, uma palestra com o seguinte tema, "Porque falar sobre o suicídio"? Aspectos epidemiológicos, biológicos, culturais e sociais relacionados ao suicídio. A ação acontece das 14h às 16h na sala de treinamento da CDRH. A Dra. Tatiana Aguiar será a facilitadora e discutirá com os presentes, formas de lidar com familiares, amigos ou conhecidos que demonstram sinais de depressão e tendências ao suicídio ou automutilação.
    Uma corrente ganha força com ações que sensibilizam a sociedade sobre um problema de saúde pública que pode ser evitado. A CDRH juntamente com o Departamento de Ciências da Saúde (DCSAU), Pro-reitoria de Extensão (Proex), Associação dos Funcionários da Universidade de Estadual de Santa Cruz (Afusc) e Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Adusc) promovem ações e atividades abordando o tema durante o mês do Setembro Amarelo. Este ano o lema da campanha é "Diga sim a Vida, diga sim a Você." Faça parte, ajude, participe! Para participar da palestra, basta fazer a inscrição pelo link.
  • Roda de Conversa em combate ao Suicídio acontece no dia 6
    A Coordenação de Desenvolvimento e Recursos Humanos (CDRH) promove no dia 6 de setembro, uma roda de conversa sobre a prevenção ao suicídio. A ação vai abordar o seguinte tema “Quem são as pessoas em risco de cometer suicídio? Como prevenir o suicídio?” às 14h na sala de treinamento da CDRH. Durante o mês do Setembro Amarelo, serão elaboradas atividades e palestras para conscientização da comunidade acadêmica. A Psicóloga e Psicanalista Conceição Vita será a facilitadora da roda de conversa, para participar basta se inscrever nesse link.
    Uma corrente ganha força com ações que sensibilizam a sociedade sobre um problema de saúde pública que pode ser evitado. A CDRH juntamente com o Departamento de Ciências da Saúde (DCSAU), Pro-reitoria de Extensão (Proex), Associação dos Funcionários da Universidade de Estadual de Santa Cruz (Afusc) e Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Adusc) promovem ações e atividades abordando o tema. Este ano o lema da campanha é “Diga sim a Vida, diga sim a Você.” Faça parte, ajude, participe! Para participar

Agosto 2018

  • CDRH promove uma Roda de Conversa sobre Orientação Profissional
    Escolher uma profissão não é fácil. A tomada de decisão é sempre cercada de dúvidas e influências. É pensando nisso, que a Coordenação de Desenvolvimento e Recursos Humanos (CDRH) promove uma Roda de Conversa sobre Orientação Profissional com a Instrutora Nyscia Pinheiro, Pedagoga especialista em RH e orientação de carreira. A atividade acontece no dia 10 de setembro, das 9h às 11h. Para as pessoas que não podem comparecer ao horário matutino, será ofertado também no horário vespertino, no dia 11, das 13h30min às 15h, ambas serão desenvolvidas na sala de treinamento do CDRH. A ação será desenvolvida exclusivamente para estagiários e egressos no primeiro emprego. Faça a sua inscrição e participe!
    Inscrição para 10 de setembro - manhã
    Inscrição para 11 de setembro - tarde

  • CDRH promove curso de Biossegurança para funcionários da UESC
    A Coordenação de Desenvolvimento e Recursos Humanos (CDRH) promove mais um curso de capacitação com o tema "Biossegurança". A iniciativa é direcionada para equipes de apoio, prestadores de serviço, limpeza e manutenção de laboratórios da UESC. A atividade acontece nos dias 12, 13 e 14 de Setembro, das 8h às 12h, na sala de treinamento da CDRH, com carga horária de 12h.
    O objetivo do curso é esclarecer aos profissionais acerca dos riscos inerentes à sua atividade profissional, bem como conscientizá-los sobre a necessidade de adotar as normas de Biossegurança na rotina de trabalho, de modo a prevenir, minimizar ou eliminar riscos para o indivíduo e o meio ambiente.
    Inscrição

  • A Coordenação de Desenvolvimento e Recursos Humanos promoverá o curso "Funcionalidade do Sistema Acadêmico", com o objetivo de ajudar aos servidores de colegiados de graduação e pós-graduação a compreender a relação entre as normas regimentais e os sistemas acadêmicos da instituição.
    A ministração do curso vai ficar por conta de Luiz Frank e será dividido em duas turmas, sendo a primeira para a Graduação entre os dias 6 e 10 de agosto. A segunda turma será de Pós- Graduação, nos dias 20 a 24 de agosto, das 8h às 12h no Laboratório de Informática do DCIE, Pavilhão Adonias Filho, 1ª andar.
    Para participar, basta fazer a inscrição através dos formulários on line Graduação e Pós-graduação. As inscrições ficarão abertas até o preenchimento das vagas.
    Maiores informações, entre em contato com a CDRH: 73 3680 5255/ 5348

  • A Coordenação de Desenvolvimento e Recursos Humanos (CDRH) em parceria com o Departamento de Ciências da Saúde da UESC (DCSAU) promovem, mais uma ação do Ciclo de Palestras "Por Mais Qualidade de Vida", no dia 14 de agosto com o tema "Tempo excessivo sentado: Comportamento sedentário é o novo tabagismo?" às 14h na sala de treinamento da CDRH.
    Na oportunidade, o Professor David Ohara vai apresentar medidas de prevenção do sedentarismo, mal que está entre as dez maiores causas de morte no mundo.
    Público alvo: Comunidade acadêmica
    Data: 14/08/2018 às 14h
    Local: Sala de treinamento da CDRH, Pavilhão Juizado Modelo, térreo, ao lado do Colegiado de Filosofia.
    Inscrições: Através do formulário on line até o preenchimento das 60 vagas
    Informações: 73 3680 5255/ 5348 CDRH ou 3680 5116 DCSAU

  • No dia 16 de agosto, na sala de treinamento da CDRH, será realizado o Treinamento de Primeiros Socorros. Ministrado pelo enfermeiro Lúcio Braz, com o objetivo de preparar servidores da universidade (docentes e servidores) para agir em situações de emergência e urgência, utilizando técnicas de primeiros socorros e habilidade para prestar atendimento com suporte básico de vida, no local da ocorrência, até a chegada de profissional de saúde especializado.
    A ação acontece no dia 16 de agosto, das 8h às 16h, com atividades práticas e teóricas. Os participantes devem utilizar roupas confortáveis para as atividades práticas. O curso é gratuito e aberto para toda a comunidade acadêmica, com certificado de 8 horas e tem vagas limitadas.
    As inscrições podem ser feitas através do formulário on line até o preenchimento das vagas
    Maiores informações, entre em contato com a CDRH: 73 3680 5255/ 5348

Julho 2018

  • A atividade Jovem Bom de Vida visa à integração e articulação permanente da saúde do adolescente proporcionando melhoria da qualidade de vida. A ação teve seu primeiro encontro este ano nesta última quarta-feira, 11. Com parceria da Coordenação de Desenvolvimento e Recursos Humanos (CDRH) e orientação da Professora de Enfermagem Aretusa Bitencourt com apoio dos alunos de Enfermagem da UESC, a ação terá outras várias atividades ao longo deste ano.
    O Projeto tem como objetivo contribuir para a saúde e bem estar dos estagiários de nível médio técnico e egressos do 1° emprego até os 19 anos,  por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento dos adolescentes. A proposta é de sempre ter uma linguagem leve e acessível ao seu público alvo.

  • Na tarde desta última quarta feira, 11, aconteceu uma Palestra sobre Prevenção a Acidentes e Conservação da Natureza com enfoque em Serpentes e Morcegos realizado com a primeira turma do Projeto. A iniciativa é da Coordenação de Desenvolvimento e Recursos Humanos (CDRH) em parceria com o professor Jorge Ârgolo.
    A palestra teve por objetivo prevenir e sensibilizar a população para a importância das espécies na natureza. A ação foi ministrada por Luanna Chaves e Kayala Bispo na sala de treinamento da CDRH.

  • A Coordenação de Desenvolvimento e Recursos Humanos (CDRH) realiza uma Oficina de PANCS, Plantas Comestíveis não Convencionais. A ação acontece no dia 12 de julho na Agroindústria, com a Gastróloga e Chef de cozinha Jéssica Ambrósio. A oficina vai ensinar tudo sobre as PANC'S, como cultivá-las e abordar receitas que levem as plantas. Temas como a importância da conexão com a terra, biodiversidade alimentar e sustentabilidade também serão discutidos.
    As PANC's são muito resistentes, de fácil cultivo e com alto valor nutricional. A oficina vai exibir as qualidades dessas plantas pioneiras que nascem em nosso meio urbano, valorizar seu potencial nutricional e ensinar a cultivá-las em nossas casas. A atividade conta com duas turmas, no turno matutino e vespertino.

    Turma 1: 8h às 12h
    Turma 2: 13h às 16h
    As Inscrições estão Abertas e podem ser realizadas pelos Links: Turma 1 e Turma 2

Agosto 2017


Dia 18 de agosto a Coordenação de Desenvolvimento em Recursos Humanos estará promovendo para os estagiários nível médio e superior e os egressos 1°Emprego a Roda de Conversa Desafios do Mercado de Trabalho com o professor Pablo de Assis do DCAC.
Serão duas turmas manhã e tarde, as inscrições poderão ser feitas nos links acima, é só optar pelo turno e aproveitar a capacitação.

Maiores informações 73 3680 5448/ 5255 ( Verônica, Quelvin e Camila) ou pela
pela nossa página no Facebook; cdrhcapacita.

Turma Matutino

Turma Vespertino

Julho 2017

  • Alteração na Lei de Concessão de Licença Médica

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) informa aos seus servidores a alteração na lei de concessão de licença médica. Como publicado no Diário Oficial, agora passa a valer a Lei n° 13.725, de 12 de junho de 2017, qual altera o art. 99 e o caput do art. 146, ambos da Lei nº 6.667, de 26 de setembro de 1994. De acordo com a alteração, os afastamentos de até 10 dias, dentro do período de 60 dias, serão concedidos por meio de atestado médico e, a partir de 11 dias, deverá ser montado processo para apreciação da Junta Médica do Estado.

  • Curso Comunicação Não Violenta

Essa capacitação tem o objetivo de introduzir conceitos e as práticas de Comunicação Não Violenta aos servidores da Uesc e comunidade acadêmica, a fim de colaborar com a promoção da cultura de paz.
Serão duas turmas, cada uma com carga horária de 16h, das 8h às 16h na sala de treinamento da CDRH com os instrutores Daniela Dutra e José Maria Dutra.

Maiores informações: 73 3680-5348/5255 ( CDRH )
Escolha a sua turma e faça sua inscrição nos links abaixo.

Maio 2017

  • Curso de Geoprocessamento

Durante todo o mês de maio (às terças e quartas-feiras), das 13h às 15h30, 22 participantes, entre docentes, discentes e técnicos administrativos participam do curso de Geoprocessamento promovido pelo Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA). O curso teve início na terça-feira, dia 02 de maio, e foi concluído com uma carga-horária de 20h. Trabalhando com o tema central "Aplicações no Quantum GIS", os alunos puderam conhecer sobre noções de cartografia, Sistemas de Posicionamento Global – GIS, conceitos de Geoprocessamento, incluindo banco de dados Geográficos e precisão de dados –, imagens de Satélites – como fazer sua captura, georreferenciamento e vetorização –, além de realizarem exercícios tutoriais. O curso ocorre na sala de SIG do DCAA, localizada no 2° andar do Pav. Jorge Amado.

Abril 2017

  • Curso de Primeiros Socorros

Conhecimentos em primeiros socorros é uma necessidade premente de todo cidadão, em vista disto a CDRH repete mais uma edição do curso de Primeiros Socorros com a colaboração de agentes do Batalhão de Bombeiros de Ilhéus, o Tenente Ivan Carrasco e o Subsargento BM Denison Ribeiro. O curso aconteceu nos dias 03 e 04 de abril das 08 às 16h e foi dedicado inicialmente a toda comunidade Acadêmica, no entanto tivemos também a participação de ex-alunos da UESC. Dividido em dois dias com aulas teóricas e práticas, totalizou-se uma carga-horária de 16 horas com 28 participantes, visando capacitar todos para situações de emergência ou a prevenção de acidentes com maiores proporções.

  • Curso de Educação Financeira

Através dos programas CDRH Capacita e AposentAção UESC, os servidores aposentados da UESC e os membros da comunidade acadêmica que estão próximos a se aposentar tiveram a oportunidade de ter um curso de Educação Financeira com o Dr. Alfred Did Abdul Nour (professor e pesquisador do DCAC) a fim de orientar sobre a importância do planejamento financeiro, indicando possíveis investimentos depois da aposentadoria e como evitar o endividamento, comprometendo o sustento familiar. O curso teve carga-horária de 4h e aconteceu na Sala de Treinamento da CDRH e teve um público de 10 pessoas, dentre eles servidores do quadro técnico administrativo, docentes e alunos da Unati.

  • Reeducação Postural – Roda de Conversa

Em nosso ambiente de trabalho, passamos a maior parte do tempo sentados, e muitas vezes realizamos nossas atividades (dentro e fora do ambiente de trabalho) de modo inadequado, distantes de uma postura ideal. Com o tempo isso pode trazer agravos para a saúde. Algumas dicas de postura, se aplicadas, podem ajudar bastante no bem-estar físico e na manutenção da saúde. Pensando nisso a CDRH promoveu uma Roda de Conversa com a fisioterapeuta Jana Rihan no dia 18 de abril, das 09 às 12h, na Sala de treinamento da CDRH. O trabalho foi destinado a toda a comunidade acadêmica e tivemos um público de 14 pessoas. Dentre os conteúdos tratados, houve temas sobre patologias como Ler, Dort e outras, além de destacar a importância da ergonomia e demonstrando a maneira correta de andar, sentar, dormir e algumas atividades para evitar e amenizar as dores musculares.Novos momentos como este serão ofertados para que mais pessoas possam  se beneficiar com as informações e trocas.

  • Reeducação Postural – Roda de Conversa

As atividades de limpeza e manutenção de áreas hospitalares e laboratoriais guardam riscos tanto pra o indivíduo que as realiza quanto para o meio ambiente. Esses riscos podem ser prevenidos, minimizados ou eliminados com os cuidados e medidas de segurança corretos mediante a adoção de normas de Biossegurança na rotina de trabalho. Por tal motivo, foi promovido o curso de Biossegurança para equipes de apoio: boas práticas na limpeza e descontaminação de laboratórios” para a equipe de apoio da UESC, nos dias 19 e 20 de abril, das 08h às 12h – com carga-horária de 8h –, no Hospital Veterinário da UESC ocupando o espaço do Anfiteatro da Clínica dos Grandes. Para tanto, contamos com os instrutores Fábio Alan Carqueija Amorim, Mylene de Melo Silva, Tiago Matos Damasceno que desenvolveram os conteúdos a partir dos temas: percepção de risco no trabalho, normas gerais de biossegurança, resíduos de laboratório e normas regulamentadoras do MTE e suas aplicações nos serviços de saúde. Para esses conteúdos tivemos aulas teóricas e atividades práticas. O público priorizado para este momento foi composto por prestadores de serviço que trabalham imediatamente com a limpeza e manutenção dos laboratórios e hospital, totalizando 38 participantes. A proposta primeira foi orientar as pessoas sobre os riscos de contaminação, o uso de EPis e outros orientações pertinentes ao tema.

  • Treinamento de Brigada de Incêndio: teoria e prática

Mais um treinamento de Brigada de Incêndio na UESC! Em sua 5ª turma, a formação aconteceu nos dias 24 a 26 de abril das 08 às 16h totalizando uma carga-horária de 20h. O curso atendeu à NR23 com atividades práticas e teóricas e aconteceu na sala de Treinamento da CDRH e outras áreas da UESC. Esta capacitação foi ministrada pelo Subtenente Reubis Almeida e Subsargento André Azevedo do Batalhão de Bombeiros de Itabuna. Nesta 5° turma contou-se com 50 participantes dentre eles, alunos, servidores terceirizados, estagiários, membros do Inema, membros das escolas estaduais, além de servidores do pessoal do quadro efetivo da Uesc.

Março 2017

  • Oficina Cuidados com a Saúde da pele

No dia 15 de março, a UESC recebeu a visita de Jane Meire Santos, esteticista, para uma Oficina Cuidados com a Saúde da Pele. Foram formadas 2 turmas totalizando 15 participantes. Essas turmas funcionaram das 9 às 15h  com 4 h cada turma. As participantes receberam dicas para cuidados com a sua pele e o seu tipo de pele e, além dessas orientações, houve momentos de ações práticas. Jane Meire trouxe produtos especializados para usar com as participantes do dia. A Oficina ocorreu na Sala de Treinamento da CDRH.

Agosto 2016

  • Curso Windows Server 2008 R2

O mês de agosto foi de extenso processo de capacitação. Dos dias 09 a 26 deste mês a equipe da UDO (Unidade de Desenvolvimento Organizacional) teve a capacitação com o Curso Windows Server 2008 R2 com o objetivo de desenvolver a percepção das necessidades e das boas práticas na administração de servidores Microsolf no ambiente institucional. Com carga horária de 20h, o curso foi ministrado por Sílvia Honda e Ramon Costa e aconteceu no laboratório de Ciências da Computação.

  • II Oficina de Redação para o Enem

Compreendendo que a preparação é continuada e faz-se necessária para o desenvolvimento é que foi oferecida a II Oficina de Redação para o Enem nos dias 22, 23 e 24 de agosto, no turno vespertino (das 13h00min às 16h00min), totalizando carga horária de 12h. Mais uma vez, o curso foi destinado aos estagiários, servidores e todos os demais interessados no processo seletivo do Enem. A oficina foi ministrada pela servidora Lilívia Ferreira, na Sala de Treinamento da CDRH e, trabalhou aspectos gerais da Redação para o Enem, como estrutura do texto dissertativo-argumentativo. A proposta da oficina é discutir e problematizar as principais dificuldades encontradas pelos sujeitos na expressão escrita.

  • Programa de Promoção à Saúde dos Estagiários

A Coordenação de Desenvolvimento em Recursos Humanos em parceria com o Projeto Jovem Bom de Vida promoveu mais um Programa de Promoção a Saúde dos Estagiários da UESC que aconteceu em dois momentos 26 e 30 de agosto na Sala de Treinamento da CDRH, no turno vespertino. Essa ação visa orientar os estagiários até 19 anos sobre sexualidade, DSTS e gravidez e outros temas pertinentes ao público e apresentam-se como temas de extrema importância e necessidade.

Julho 2016

  • OFICINA DE REDAÇÃO PARA O ENEM

Atendendo a mais uma necessidade e demanda dos nossos estagiários e servidores, foi promovida a 1ª edição da Oficina de Redação para o ENEM ministrada pela servidora Lilívia Lima Ferreira. As oficinas aconteceram, alternadamente, nos dias 25, 27 e 29 de julho das 08h00min às 12h00min, na sala de Treinamento da CDRH. Nesta oficina, contamos com a participação ativa de 25 integrantes, entre estagiários e servidores.

  • ENCONTRO DOS APOSENTADOS

Na terça-feira, dia 12 de julho de 2016, aconteceu na UESC o 2° Encontro dos Aposentados da UESC. O evento teve início às 09h00min e aconteceu na sala de treinamento da CDRH, com homenagens aos servidores aposentados da UESC que muito contribuíram com o desenvolvimento da Instituição. Durante o evento os participantes receberam da Reitora da UESC medalhas pelos serviços prestados num momento de confraternização entre os colegas. Este foi o 2° Encontro dos Aposentados e contou com 30 participantes, destes 24 aposentados e 6 visitantes.

  • ENCONTRO DOS MOTORISTAS

Dia 25 de julho é Dia dos Motoristas e dia do nosso tradicional Encontro dos Motoristas da UESC. Nesta edição tivemos um torneio de futebol, pela manhã, envolvendo toda a equipe da Coordenação de Transporte da UESC e atividades de hidroginástica, à tarde. As atividades ocorreram na quadra poliesportiva e piscina da UESC, respectivamente. O encontro dos Motoristas visa a valorização dos profissionais e, ao mesmo tempo, o fortalecimento dos vínculos entre eles e também com a Instituição. Tivemos neste Encontro a participação de 40 funcionários, entre técnicos e terceirizados.

Junho 2016

  • COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPT
O combate ao mosquito Aedes Aegypt, não encerra as nossas preocupações. Agora, buscamos formas de lidar com os sintomas da doença e melhorar a qualidade de vida. Sabemos que os efeitos da Febre de Chikungunya perduram no corpo por longo tempo e que as dores nas articulações têm incapacitado muitas pessoas, até mesmo nas mais simples ações cotidianas.

Para diminuir tais dores nas articulações, causadas pela Chikungunya, é necessário seguir o tratamento indicado pelo médico que pode incluir o uso de Paracetamol, compressas quentes e beber muitos líquidos como água, chá e água de coco, até que o organismo seja capaz de combater o vírus.  Para além disso, a necessidade da fisioterapia se faz presente como intervenção indispensável.

Visando oferecer recursos para que a comunidade acadêmica possa cuidar-se diariamente, a CDRH promoveu duas Oficinas de Fisioterapia, atendendo ao Programa QUALIDADE DE VIDA, com as fisioterapeutas Camila e Mônica Brito, focando nas orientações e atividades para alívio das dores provocadas pela dengue, zika e chikungunya. As oficinas ocorreram dia 10 de junho na Sala de treinamento da CDRH e atenderam à toda comunidade acadêmica, inclusive aos alunos da Universidade da Terceira Idade – UNATI.

Além dessas oficinas, em junho houve também o Curso de Brigadista de Incêndio com aulas práticas e teóricas sobre primeiros socorros, combate a incêndio e aspectos ligados à segurança. O curso foi ministrado pelos parceiros do Corpo de Bombeiros de Itabuna, o Subtenentes André Azevedo e Reubis Almeida. Esta já foi a 4ª edição do curso de Brigadista e, pela constante adesão pública, confirma-se – mais uma vez – a necessidade de tal capacitação destinada a toda a Comunidade Acadêmica. As aulas teóricas do curso aconteceram na Sala de treinamento da CDRH e os demais momentos, pelo Campus da Instituição, totalizando uma carga-horária e 20h.

De modo específico, a fim de atingir os Estagiários da UESC, ocorreu no dia 16 de julho, na sala de multimeios da Biblioteca Central da UESC, as oficinas de “Markentig Pessoal e Comportamento no ambiente de Trabalho”. Estas foram ministradas pelos membros da Cia Jr., Bruna Gameiro e Igor Aquino e, alcançaram a um público de 44 estagiários.

Ainda em junho, lembrando que o lema da CDRH em 2016 é Solidariedade, finalizamos a nossa Campanha do Agasalho com o auxílio e empenho de toda a Comunidade Acadêmica, num momento fraterno, em que foram doadas as 700 peças arrecadadas. A campanha teve o intuito de sensibilizar a comunidade para doação de peçsas de vestuários, agasalhos e cobertores para as famílias das 120 crianças assistidas pela da Ong CRIART – instituição localizada no bairro do Salobrinho. As doações tiveram início no mês de maio e a entrega das doações ocorreu no dia 15 de junho de com a participação lúdica do PROLER.

Aguardemos o mês de julho com mais novidades e movimentos em nossa Instituição.


Maio 2016

  • DIVERSIDADES E CAPACITAÇÃO

Maio foi um mês de diversidade no Programa CDRH Capacita.

As capacitações em torno da Saúde e Segurança do Trabalho tiveram continuidade no mês de maio com os cursos de Primeiros Socorros, CIPA e o Programa de Promoção à Saúde dos Estagiários Administrativos. Estética e bem-estar também tiveram vez com mais um dia de Beleza MaryKay. Houve também curso de fotografia, para alguns, entretenimento e para outros, recurso profissional. Além disso, mais uma edição do nosso AposentAÇÃO.

Para abrir e fechar o mês de maio: Saúde e Segurança do Trabalho. O curso de Primeiros Socorros, ministrado pelos parceiros Tenente Ivan Carrasco e Sargento Denilson Ribeiro do Corpo de Bombeiros de Ilhéus, aconteceu nos dias 09 e 10 de maio totalizando uma carga horária de 16h. O curso contou com aulas teórico-práticas e objetivou a identificação de sinais vitais, a prestação de exames primários, como, por exemplo, saber avaliar o cenário do caso atendido, improvisando ferramentas para auxiliar a vítima. Já o curso de CIPA, fechou o nosso mês de capacitação, acontecendo entre os dias 23 a 25 de maio, com capacitação realizada pelo SENAI e carga horária total de 20h. Este curso foi ofertado visando atender aos interessados na temática, mas, principalmente, aos integrantes da nova gestão da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes da UESC. Além de aulas teóricas houve a prática de combate a incêndio.

Ainda visando a Saúde, o primeiro momento do Programa de Promoção à Saúde dos Estagiários Administrativos aconteceu na UESC no dia 17 de maio acolhendo um grupo de 20 estagiários de nível médio atuantes em nossa Instituição. Este programa ocorre em parceria com o Projeto Jovem Bom de Vida e promove encontros com adolescentes discutindo – de modo bastante descontraído – temáticas como HIV/AIDS, gravidez na adolescência, DST’s, drogas e outros assuntos necessários à juventude. Cada encontro do programa tem duração de uma hora.

No desenvolvimento de mais um programa, tivemos segundo encontro do AposentAÇÃO, o Programa de Preparação para Aposentadoria, no dia 17 de maio. Nele foram discutidos aspectos como a Melhor Idade e suas perspectivas de saúde e qualidade de vida, além das regras constitucionais e legais da aposentadoria. Houve também o momento balcão previdenciário, em que foram feitos os cálculos para aposentadoria. O AposentAÇÃO destina-se a todo público que tenha interesse em conhecer os meandros do processo de aposentadoria, seja porque está próximo o dia de sua realização, seja porque deseje se preparar para o dia (próximo ou distante) em que ela chegar.

Abril 2016

  • SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Abril é o nosso mês de Saúde e Segurança do Trabalho. Para isso, a UESC, através da CDRH, promoveu ações a fim de formar e capacitar os seus  servidores, no programa CDRH Capacita. Esses cursos transcorreram em meados do mês de abril, do dia 12 ao dia 19/04.

A saúde é inicialmente contemplada com o Curso básico de Educação Alimentar, tendo este duração de 4 dias (12 a 15 de abril) e sendo ministrado pela nutricionista do Sesi. Contando com a participação de 40 integrantes da comunidade acadêmica, dentre eles docentes, servidores, técnicos, estudantes e ainda com a participação de merendeiras da rede pública, o curso de propôs, através da teoria e da prática, ensinar passo a passo a preparação básica de refeições nutritivas, econômicas e saborosas com direito a degustação dos pratos. O curso aconteceu na área externa da Biblioteca Central na unidade móvel do caminhão do projeto Cozinha Brasil (SESI).

Noutro ambiente, no dia 13 abril e com 34 participantes, aconteceu o Curso de Direção Defensiva e Legislação de Trânsito com os instrutores da Secretaria de Trânsito de Itabuna e visando o objetivo de conhecer mais a legislação de trânsito vigente, adotando uma postura defensiva na condução de veículos. Essa capacitação foi destinada, especificamente, aos motoristas da Uesc, mas sendo aberto também aos demais interessados pelo tema. Contamos com 34 participantes.

Como os cuidados não param por aí, e o uso de equipamentos de proteção individuais (EPIs) de segurança é imprescindível, promoveu-se também o Curso de EPIs no dia 19 de abril, dada à necessidade de se desenvolver a cultura da prevenção de acidentes através do uso do EPI que são dispositivos ou produtos, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde. Com 54 participantes, entre servidores, terceirizados, estagiários e estudantes, divididos em 2 turmas, o curso foi ministrado pelo subtenente Ivan Carrasco do 5°BPM de Ilhéus.

Mesmo tendo o mês de Abril como o mês de Saúde e Segurança do trabalho, as ações de capacitação não se interrompem aqui. Durante todos os meses o programa CDRH Capacita mantém-se em ação promovendo novas capacitações e formações imprescindíveis à melhor atuação do servidor.
Março 2016
  • COMBATE À DENGUE

Os meses de fevereiro, março e abril foram meses ativos nos cuidados de saúde e Segurança na UESC. A Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos e a Comissão de Prevenção e Controle ao Aedes Aegypti (mosquito responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zyka vírus) atuaram de 18 de fevereiro a 18 de abril na promoção de ações diversas, buscando combater os focos de proliferação do mosquito, prevenir o seu aparecimento e, informar (conscientizar) a comunidade acadêmica a respeito dos modos de atuação para empreender cuidados evitando as exposições à doença.

Inicialmente a Reitoria da UESC nomeou a Comissão para discutir e implantar ações de combate aos criadouros do Aedes. Partiu-se, em seguida, para as inspeções iniciais de potenciais criadouros no Campus Soane Nazaré de Andrade, a fim de se conhecer as demandas da instituição e, a partir daí, agendar as demais ações da comissão e da equipe.

Para alcançar maior êxito, houve promoção de capacitação de terceirizados, estagiários e servidores e, recrutamento destes para o trabalho de inspeção que ocorreu tanto na área externa do Campus e dos anexos (Complexo Logístico – Itabuna e Museu do Cacau – Ilhéus) quando nos ambientes internos dos setores.

À Campanha de Conscientização, toda a comunidade acadêmica foi convidada para o combate. Ela ocorreu via e-mail institucional, redes sociais, panfletagens e abrindo-se canais de comunicação – inclusive para denuncias. Além disso, houve um trabalho direto com as mulheres grávidas que compõem a comunidade acadêmica, dado aos perigos do zyka vírus ao feto em desenvolvimento, devido à microcefalia.

O trabalho da Comissão esteve ativo por 2 meses, mas o nosso trabalho pessoal de combate e prevenção continua. Cada um pode assumir para si essa luta: eliminar criadouros do mosquito, denunciar, esclarecer, cuidar. Isso nós podemos fazer!

 

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster