Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos - CDRH
Instrutoria Interna
A Instrutoria Interna é “a docência eventual desempenhada por servidores públicos em ações de desenvolvimento” vinculadas às competências requeridas para o cumprimento das finalidades institucionais.
A atividade é regulamentada pela Lei nº 14.799/2024, Lei nº 10.851/2007, Decreto nº 11.073/2008 e Decreto nº 16.055/2015. Conforme a Lei de Instrutoria da Bahia, no art. 1° inciso § 1º, poderão cadastrar-se como instrutores internos os servidores de cargos de provimento efetivo (ativos ou inativos) ou em comissão, do quadro do Poder Executivo Estadual.
Lei Ordinária nº 14.799, de 13/12/2024 - Disciplina a atividade de Instrutoria Interna nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, na forma que indica, e dá outras providências.
Lei nº 10.851, de 10/12/2007 - Institui a Instrutoria Interna na Administração Pública do Poder Executivo Estadual, criando e implementando o programa de Formação de Instrutores Internos através da Universidade Corporativa do Serviço Público.
Decreto nº 11.073, de 27/05/2008 – Regulamenta a Lei nº 10.851, de 10 de dezembro de 2007, que institui a atividade de instrutoria interna, no âmbito da Administração Pública do Poder Executivo Estadual, e dá outras providências.
Decreto nº 16.055, de 29/04/2015 - Altera o Decreto nº 11.073, de 27 de maio de 2008, que regulamenta a Lei nº 10.851, de 10 de dezembro de 2007
Instrução Normativa SAEB nº 48/2020 - Orienta os órgãos da Administração Pública do Poder Executivo Estadual quanto aos procedimentos referentes à remuneração de instrutoria interna em aulas síncronas.
O(A) servidor(a) que tiver interesse em ser instrutor(a) interno(a) deve entrar em contato com a CDRH para receber as orientações necessárias e preencher o Formulário de Interesse na Instrutoria Interna: https://forms.gle/HCXziUh6Ngi9BAod8.
Lista dos(as) Instrutores(as) Internos na Uesc
Instrutor(a) Interno(a) | Área de atuação |
Adelina Prado Caldas Neres |
Formação de Gestores, Violência no trabalho, Preparação para programas de pós-graduação |
Ana Klicia Mendes |
Aposentadoria |
Ana Lúcia Amaral |
Educação especial inclusiva; Atendimento Educacional Especializado ao público-alvo da Educação Especial; Produção de material didático acessível para pessoas com deficiência visual; Acolhimento a pessoas com deficiência no espaço acadêmico e outras temáticas na área da educação especial inclusiva |
Ariana Carvalho dos Santos |
Pauta eletrônica e diploma Digital - Área Acadêmica |
Camila Lima |
Atendimento ao público |
Carlos Henrique Ferreira |
Processos de Licitação e EPT |
Carmen Silvia Silva Camuso Barros |
Relações Interpessoal, Saúde Mental, Círculo de Diálogo como ferramenta de trabalho e Assédio Moral |
Cassia Regina Matias Santos Abijaude |
Processos de Licitação e EPT |
Claudio Marcelo Ribeiro Barbosa |
Compras, contratos e SEI |
Cristiano Rocha Santos |
Rotinas administrativas e acadêmicas |
Cristina Verônica Santos Novaes |
Relações interpessoais, Atendimento ao público, Dificuldade de Aprendizagem e Educação Corporativa |
Dartagnan Plínio Souza Santos |
Sindicância/Pad |
Debora Taiz Silva de Oliveira Santos |
SEI-BA, rotinas administrativas, organização de tarefas e secretariado |
Deise Francis dos Santos Krause |
Criatividade, Design Gráfico, ferramentas digitais e utilização do Canva |
Drielle Santos |
Rotinas contábeis e financeira |
Ediná Santos Rocha Campos |
Gestão de rotinas |
Edmária Pereira Alves |
Administração, Rotinas Administrativas e Qualidade no atendimento |
Eliana Silva Santos |
Área de educação financeira |
Elizabeth Brito Llamosas |
Área de TI, Informática Básica e Avançada |
Emanuel Santos Souza |
Área de TI e SEI |
Evani Cavalcante |
Direito, propriedade intelectual, relações interpessoais, comunicaçao não violenta, justiça restaurativa, atendimento ao público e empreendedorismo. |
Expedito Santana |
Rotinas do setor pessoal |
Fabrícia Silva |
Plataforma Sucupira, Atendimento ao público e Relações interpessoais |
Felipe Bezerra Santos |
Administração, Inovação e Empreendedorismo, Ética Empresarial e Responsabilidade Social e a importância da Liderança no século XXI |
Fernanda Silva Vilas Boas |
Gestão de contratos e compras |
Iasmine Ally Sobrinho |
História, Documentação e arquivos |
Iky Anne Fonseca Dias |
Mídias Sociais, Comunicação, Plataforma Sucupira, 5 Linguagens do Amor (Relacionamentos Interpessoais) |
Jadiane Novais |
Sistema Acadêmico Sagres e Processos Acadêmicos para a Graduação |
Jaqueline Vieira Barreto Ferraz |
TI, Comunicação, LGPD e Lei da transparência |
João Eduardo Oliveira Paternostro |
Processos de Diárias e Passagens |
João Jose dos Santos |
Aspectos sociais e filosóficos |
João Paulo Lima Barreto |
Área de TI, Informática Básica e Avançada |
Joêmia da Conceição Santos |
Educação Digital, metodologias ativas e relação interpessoal |
Jorge Eduardo Souza Zaidan Nassri |
Compras, cadastro de fornecedores, cadastro de usuários externos ao SEI, convênios, informática básica e pilotagem de drone |
José Messias Batista Dias |
Direito Administrativo e Ética no serviço público |
Karine Vieira Nicácio |
Sistema Acadêmico |
Karla Karoline Soares Daltro |
Área jurídica |
Karoline do Rosário Nascimento |
Saúde do trabalhador |
Laís Ferreira Novaes |
Processo de aquisição de Serviços e Nutrição |
Larissa Oliveira Guimarães |
Avaliação e Regulação na Educação Superior: Enade, Censo da Educação Superior, Programa Pé-de-Meia, Programa de Iniciação à Docência, Renovação de Reconhecimento de Cursos e Biossegurança de laboratórios |
Leônidas Melo da Silva |
Financeira, Gestão Administrativa e Excel |
Levi Silva Santos |
Inglês, Português, Formatação de Trabalhos Acadêmicos ABNT, Microsoft Word e Microsoft Excel |
Lidiane Silva Pereira |
Biossegurança e área de lab |
Lilivia Ferreira Lima Bomfim |
Redação Oficial, Redação para o ENEM, Atendimento ao público e relações interpessoais, Estágio obrigatório e não obrigatório |
Lívia Bastos Couto |
Área Acadêmica |
Luciano Santos Farias |
Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Civis e Contratação sob REDA |
Luciene Ferreira |
Atendimento ao público |
Lucivaldo Bispo Moreira |
Diárias, adiantamento, termo de outorga |
Luis Frank Costa Ferreira |
Área acadêmica, Marketing e Motivacional |
Manoelita Maria dos Santos |
Arquivo |
Marcelo da Silva Cruz |
Área de TI - Windows, Word, Excel básico ao avançado, Power Point, Corel Draw, Access (banco de Dados), Power BI básico ao avançado, e SEI |
Marco Aurélio Costa Oliveira |
Segurança do Trabalho |
Marcos Vinícius Oliveira dos Santos |
Redação Científica e Educação Financeira (subtemas: planejamento financeiro e orçamento financeiro) |
Maria Alexsandra Teixeira Moreira |
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Direito Administrativo |
Maria Luiza Carvalho Lins de Oliveira |
Direito e Gestão de Processos |
Mariângela Oliveira Gomes Valeriano |
Qualidade, Inovação, Propriedade Intelectual e Tecnologia |
Maristela Castro Nery Maia |
Secretariado |
Maristela de Oliveira Reis |
Rotinas administrativas |
Matheus Gonzaga Teles |
Propriedade Intelectual, English, Spanish, French, Negociação, Business e Administração |
Matheus Gouveia de Deus Bastos |
Tecnologia e orçamento público |
Mayana de Cassia Kamiya |
Inglês |
Nara Geórgia Ribeiro Braz Patrocínio |
Biossegurança laboratorial, Microscopia óptica, Biotecnologia, Microbiologia e Genética Molecular |
Paula Andrade dos Santos |
Compras e Gestão de Contratos |
Priscila Silveira Sousa |
Controle da Administração Pública, Gestão de Contratos Administrativos, Processos Correcionais e Improbidade Administrativa |
Quele Pinheiro Valença |
Comunicação científica, Periódicos científicos e Metodologia científica |
Rafael Bertoldo dos Santos |
Inovação e empreendedorismo |
Rafael Calmon Oliveira |
Cursos da Web |
Rafaella de Cerqueira Fávila |
Direito Administrativo, Estágio obrigatórios e Estágio não obrigatório, Atendimento ao público e Relações interpessoais |
Ramon Santos Costa |
SEI-BA, Tecnologias Educacionais, MS Office (Word / Excel / Power Point), Banco de Dados, Redes, Trello, Ferramentas Google, Segurança da Informação, Windows Cliente (7/8/10/11) e Windows Server |
Renata Vieira Abreu |
Gestão de contratos e áreas financeiras |
Romario de Jesus Santos |
Relações internacionais |
Rosana Queiroz Santos Caldas |
Aprendizagem organizacional, técnicas de ensino, ferramentas digitais, comunicação e relações interpessoais, gestão e elaboração de projetos, gestão de processos, desenvolvimento pessoal e diversidade |
Sayonara Silva Santana Machado |
Compras e Gestão Pública |
Sílvia Honda |
Prevenção em Demanda de TI/Ferramentas digitais |
Tainan Piantavinha |
Noções Básicas de design digital; Mídias Sociais; Comunicação; Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Lei de Acesso à Informação (LAI); Lei de Improbidade Administrativa (LIA) |
Tiago Andrade |
Fotografia |
Thissiana Farias |
Redação e TI |
Vivian Carline Santos Freitas |
Rotinas dos processos administrativos e financeiros e finanças pessoais |
Viviane Silva de Souza |
Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Civis e Processos de RH |
Wendel Souza Santos |
Sistemas Acadêmicos |