Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos - CDRH

Instrutoria Interna

A Instrutoria Interna é “a docência eventual desempenhada por servidores públicos em ações de desenvolvimento” vinculadas às competências requeridas para o cumprimento das finalidades institucionais.

A atividade é regulamentada pela Lei nº 14.799/2024, Lei nº 10.851/2007, Decreto nº 11.073/2008 e Decreto nº 16.055/2015. Conforme a Lei de Instrutoria da Bahia, no art. 1° inciso § 1º, poderão cadastrar-se como instrutores internos os servidores de cargos de provimento efetivo (ativos ou inativos) ou em comissão, do quadro do Poder Executivo Estadual.

Lei Ordinária nº 14.799, de 13/12/2024 - Disciplina a atividade de Instrutoria Interna nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, na forma que indica, e dá outras providências.

Lei nº 10.851, de 10/12/2007 - Institui a Instrutoria Interna na Administração Pública do Poder Executivo Estadual, criando e implementando o programa de Formação de Instrutores Internos através da Universidade Corporativa do Serviço Público.

Decreto nº 11.073, de 27/05/2008 – Regulamenta a Lei nº 10.851, de 10 de dezembro de 2007, que institui a atividade de instrutoria interna, no âmbito da Administração Pública do Poder Executivo Estadual, e dá outras providências.

Decreto nº 16.055, de 29/04/2015 - Altera o Decreto nº 11.073, de 27 de maio de 2008, que regulamenta a Lei nº 10.851, de 10 de dezembro de 2007

Instrução Normativa SAEB nº 48/2020 - Orienta os órgãos da Administração Pública do Poder Executivo Estadual quanto aos procedimentos referentes à remuneração de instrutoria interna em aulas síncronas.

O(A) servidor(a) que tiver interesse em ser instrutor(a) interno(a) deve entrar em contato com a CDRH para receber as orientações necessárias e preencher o Formulário de Interesse na Instrutoria Interna: https://forms.gle/HCXziUh6Ngi9BAod8.

Lista dos(as) Instrutores(as) Internos na Uesc

Instrutor(a) Interno(a) Área de atuação

Adelina Prado Caldas Neres

Formação de Gestores, Violência no trabalho, Preparação para programas de pós-graduação

Ana Klicia Mendes

Aposentadoria

Ana Lúcia Amaral

Educação especial inclusiva; Atendimento Educacional Especializado ao público-alvo da Educação Especial; Produção de material didático acessível para pessoas com deficiência visual; Acolhimento a pessoas com deficiência no espaço acadêmico e outras temáticas na área da educação especial inclusiva

Ariana Carvalho dos Santos

Pauta eletrônica e diploma Digital - Área Acadêmica

Camila Lima

Atendimento ao público

Carlos Henrique Ferreira

Processos de Licitação e EPT

Carmen Silvia Silva Camuso Barros

Relações Interpessoal, Saúde Mental, Círculo de Diálogo como ferramenta de trabalho e Assédio Moral

Cassia Regina Matias Santos Abijaude

Processos de Licitação e EPT

Claudio Marcelo Ribeiro Barbosa

Compras, contratos e SEI

Cristiano Rocha Santos

Rotinas administrativas e acadêmicas

Cristina Verônica Santos Novaes

Relações interpessoais, Atendimento ao público, Dificuldade de Aprendizagem e Educação Corporativa

Dartagnan Plínio Souza Santos

Sindicância/Pad

Debora Taiz Silva de Oliveira Santos

SEI-BA, rotinas administrativas, organização de tarefas e secretariado

Deise Francis dos Santos Krause

Criatividade, Design Gráfico, ferramentas digitais e utilização do Canva

Drielle Santos

Rotinas contábeis e financeira

Ediná Santos Rocha Campos

Gestão de rotinas

Edmária Pereira Alves

Administração, Rotinas Administrativas e Qualidade no atendimento

Eliana Silva Santos

Área de educação financeira

Elizabeth Brito Llamosas

Área de TI, Informática Básica e Avançada

Emanuel Santos Souza

Área de TI e SEI

Evani Cavalcante

Direito, propriedade intelectual, relações interpessoais, comunicaçao não violenta, justiça restaurativa, atendimento ao público e empreendedorismo.

Expedito Santana

Rotinas do setor pessoal

Fabrícia Silva

Plataforma Sucupira, Atendimento ao público e Relações interpessoais

Felipe Bezerra Santos

Administração, Inovação e Empreendedorismo, Ética Empresarial e Responsabilidade Social e a importância da Liderança no século XXI

Fernanda Silva Vilas Boas

Gestão de contratos e compras

Iasmine Ally Sobrinho

História, Documentação e arquivos

Iky Anne Fonseca Dias

Mídias Sociais, Comunicação, Plataforma Sucupira, 5 Linguagens do Amor (Relacionamentos Interpessoais)

Jadiane Novais

Sistema Acadêmico Sagres e Processos Acadêmicos para a Graduação

Jaqueline Vieira Barreto Ferraz

TI, Comunicação, LGPD e Lei da transparência

João Eduardo Oliveira Paternostro

Processos de Diárias e Passagens

João Jose dos Santos

Aspectos sociais e filosóficos

João Paulo Lima Barreto

Área de TI, Informática Básica e Avançada

Joêmia da Conceição Santos

Educação Digital, metodologias ativas e relação interpessoal

Jorge Eduardo Souza Zaidan Nassri

Compras, cadastro de fornecedores, cadastro de usuários externos ao SEI, convênios, informática básica e pilotagem de drone

José Messias Batista Dias

Direito Administrativo e Ética no serviço público

Karine Vieira Nicácio

Sistema Acadêmico

Karla Karoline Soares Daltro

Área jurídica

Karoline do Rosário Nascimento

Saúde do trabalhador

Laís Ferreira Novaes

Processo de aquisição de Serviços e Nutrição

Larissa Oliveira Guimarães

Avaliação e Regulação na Educação Superior: Enade, Censo da Educação Superior, Programa Pé-de-Meia, Programa de Iniciação à Docência, Renovação de Reconhecimento de Cursos e Biossegurança de laboratórios

Leônidas Melo da Silva

Financeira, Gestão Administrativa e Excel

Levi Silva Santos

Inglês, Português, Formatação de Trabalhos Acadêmicos ABNT, Microsoft Word e Microsoft Excel

Lidiane Silva Pereira

Biossegurança e área de lab

Lilivia Ferreira Lima Bomfim

Redação Oficial, Redação para o ENEM, Atendimento ao público e relações interpessoais, Estágio obrigatório e não obrigatório

Lívia Bastos Couto

Área Acadêmica

Luciano Santos Farias

Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Civis e Contratação sob REDA

Luciene Ferreira

Atendimento ao público

Lucivaldo Bispo Moreira

Diárias, adiantamento, termo de outorga

Luis Frank Costa Ferreira

Área acadêmica, Marketing e Motivacional

Manoelita Maria dos Santos

Arquivo

Marcelo da Silva Cruz

Área de TI - Windows, Word, Excel básico ao avançado, Power Point, Corel Draw, Access (banco de Dados), Power BI básico ao avançado, e SEI

Marco Aurélio Costa Oliveira

Segurança do Trabalho

Marcos Vinícius Oliveira dos Santos

Redação Científica e Educação Financeira (subtemas: planejamento financeiro e orçamento financeiro)

Maria Alexsandra Teixeira Moreira

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Direito Administrativo

Maria Luiza Carvalho Lins de Oliveira

Direito e Gestão de Processos

Mariângela Oliveira Gomes Valeriano

Qualidade, Inovação, Propriedade Intelectual e Tecnologia

Maristela Castro Nery Maia

Secretariado

Maristela de Oliveira Reis

Rotinas administrativas

Matheus Gonzaga Teles

Propriedade Intelectual, English, Spanish, French, Negociação, Business e Administração

Matheus Gouveia de Deus Bastos

Tecnologia e orçamento público

Mayana de Cassia Kamiya

Inglês

Nara Geórgia Ribeiro Braz Patrocínio

Biossegurança laboratorial, Microscopia óptica, Biotecnologia, Microbiologia e Genética Molecular

Paula Andrade dos Santos

Compras e Gestão de Contratos

Priscila Silveira Sousa

Controle da Administração Pública, Gestão de Contratos Administrativos, Processos Correcionais e Improbidade Administrativa

Quele Pinheiro Valença

Comunicação científica, Periódicos científicos e Metodologia científica

Rafael Bertoldo dos Santos

Inovação e empreendedorismo

Rafael Calmon Oliveira

Cursos da Web

Rafaella de Cerqueira Fávila

Direito Administrativo, Estágio obrigatórios e Estágio não obrigatório, Atendimento ao público e Relações interpessoais

Ramon Santos Costa

SEI-BA, Tecnologias Educacionais, MS Office (Word / Excel / Power Point), Banco de Dados, Redes, Trello, Ferramentas Google, Segurança da Informação, Windows Cliente (7/8/10/11) e Windows Server

Renata Vieira Abreu

Gestão de contratos e áreas financeiras

Romario de Jesus Santos

Relações internacionais

Rosana Queiroz Santos Caldas

Aprendizagem organizacional, técnicas de ensino, ferramentas digitais, comunicação e relações interpessoais, gestão e elaboração de projetos, gestão de processos, desenvolvimento pessoal e diversidade

Sayonara Silva Santana Machado

Compras e Gestão Pública

Sílvia Honda

Prevenção em Demanda de TI/Ferramentas digitais

Tainan Piantavinha

Noções Básicas de design digital; Mídias Sociais; Comunicação; Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Lei de Acesso à Informação (LAI); Lei de Improbidade Administrativa (LIA)

Tiago Andrade

Fotografia

Thissiana Farias

Redação e TI

Vivian Carline Santos Freitas

Rotinas dos processos administrativos e financeiros e finanças pessoais

Viviane Silva de Souza

Direitos e Deveres dos Servidores Públicos Civis e Processos de RH

Wendel Souza Santos

Sistemas Acadêmicos