Liga Estudantil de Estudos do Neoliberalismo – LEDEN

Panorama

Uma série de requisitos implicados na formação acadêmica de suporte ao trabalho investigativo e da análise geográfica, principalmente no que respeita a questão teórica, a desenvoltura no labor da prática teórica, na produção com contributo teórico; a abordagem escrita de problemas de amplitude e complexidade, como é exemplo o caso do neoliberalismo, dentre outras habilidades, afins ao campo da produção de conhecimento científico, constitui objeto de desejo, aspirações e mesmo necessidades estudantis que serão trabalhadas e aprofundadas com discentes dos cursos de Licenciatura e bacharelado em Geografia e de outras ciências afins, que buscam trilhar o percurso acadêmico de formação para produção de conhecimento geográfico.

Este projeto - Liga Estudantil de Estudos do Neoliberalismo – pretende constituir um precurso formativo em análise Geográfica e Diagnóstico do Presente tendo por objeto o estudo do neoliberalismo, elemento da realidade social inscrita com suas intervenções na vida estudantil e em toda população brasileira, tanto no plano individual quanto coletivo. Âmbitos, como a Saúde e a Educação, duas dimensões basilares dos direitos sociais, se recentem com as intervenções da governamentalidade neoliberal capazes de direciona-las ao mercado, a forma empresa, ao jogo da competição, podendo levar à precarização, e/ou, ao limbo social parte expressiva da sua população. Iniciativas em políticas públicas educacionais, como o Novo Ensino Médio e a BNCC, para destacar duas intervenções com efeitos indesejáveis para população escolar brasileira, parecem buscar demarcar uma Educação para Trabalhadores. As guerras culturais, o racismo, o sexismo, os fundamentalismos, as desigualdades, o discurso de ódio e as hierarquias sociais são tencionados e instituídas em formas neoliberais, que mais do que governar indivíduos e populações os constituem, subjetivam como indivíduos neoliberais, implicados e conformes à racionalidade neoliberal.

Assim, na medida em que se vive a condição neoliberal, que se projeta na atualidade na vida material, cultural, educacional, na saúde, na segurança, no político e, com destaque, no econômico torna-se relevânte compreender, atravez de estudo sistemático, o neoliberalismo enquanto mecanismo de poder na sua dinâmica de modelagem da vida social. Buscar desenvolver as habilidades necessárias para discernir seu funcionamento e suas intervenções. O desafio de diagnosticar o presente, de apreende-lo e circunscreve-lo a uma inteligibilidade geográfica com base no estudo do neoliberalismo resultará na qualificação da compreensão e da produção de conhecimentos na formação acadêmica dos discentes dos cursos UESC.

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web