Temática: Formação de Professores Professoras: currículos, saberes e práticas inovadoras
A sociedade brasileira vem conquistando o ideal democrático de justiça, de igualdade, de garantia dos direitos sociais, culturais, humanos para todos. Os frutos dessa conquista incidem diretamente e de forma significativa na dinâmica da educação, nas práticas educativas e, consequentemente traz para a centralidade o direito ao conhecimento como eixo estruturante do currículo e da docência.
Dialogar, refletir sobre a formação docente, currículo, saberes e práticas inovadoras, tema do IV Simpósio das Licenciaturas da Bahia, têm se apresentado um desafio, uma vez que por estas temáticas perpassam a celeridade das transformações vivenciadas no seio da sociedade hodierna. Discutir currículo, posto que este não é pétreo, é refletir acerca do seu caráter dinâmico, é refletir neste, como espaço coletivo no qual se fomenta um projeto coletivo de sociedade.
Nesta perspectiva, as licenciaturas são apontadas como fundamentais por serem o locus da formação docente inicial e pelo importante papel que tem na profissionalização docente, no processo de construção para o desenvolvimento de pedagogias apropriadas às especificidades das diversas áreas do conhecimento, bem como o desenvolvimento da reflexão ideológica, política necessárias aos modelos que alicerçam a prática docente.
Assim, ao propor o diálogo sobre o currículo, saberes e práticas inovadoras, o IV Simpósio das Licenciaturas da Bahia/IV Seminário Baiano do PIBID/CAPES/IAT se constitui em um espaço, construído coletivamente com as Instituições de Educação Superior do Estado da Bahia, para compartilharem informações, para a criação de identidades e memória; vislumbra a possibilidade de empreender recursos para um compartilhamento de conhecimentos, experiências e práticas educativas significativas aos docentes; favorecer a formulação de alternativas e de encaminhamentos, os quais serão construídos por meio da confluência do interesse, da discussão, da crítica e da proposição de novos caminhos que possibilitem a construção de práticas educativas.
O IV Simpósio ao congregar profissionais da educação para debaterem os problemas, os dilemas educacionais em geral e da formação de docentes, em particular na Bahia, oportuniza a discussão sobre os conhecimentos, as competências, as habilidades (ou aptidões) e as atitudes, elegendo a reflexão como elemento fundamental para o desempenho da atividade profissional. Por outro lado, ao oportunizar a reflexão sobre a construção de conhecimentos, de práticas produzidas em contextos concretos e nas dinâmicas sociais, políticas, culturais, intelectuais e pedagógicas, poderão trazer subsídios para fomentação de práticas inovadoras que contribuam para efetivação de sua ação profissional.