Cultura e Turismo

Notícias

Agosto 2010 - Alunos Ministram Cursos para Futuros Guias de Turismo

Alunos do Mestrado em Cultura e Turismo da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) ministraram diversos minicursos durante o I SEMINTUR – Seminário do Curso Técnico em Guia de Turismo, ocorrido nos dias 22 e 23 de Julho de 2010, na cidade de Ilhéus, organizado pelo CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional.

Turismo e Patrimônio em Ilhéus foi o tema central do seminário, sobre o qual  os mestrandos Saulo Rondinelli da Silva, Carlos Eduardo Ferreira, Rodrigo Rocha Cardoso e Beijanine Cunha Abadia ministraram minicursos relacionados com suas linhas de pesquisas do curso de pós-graduação na UESC.

O aluno do mestrado, Ivan Rego Aragão, que proferiu a palestra intitulada Cultura e Identidade de Ilhéus, afirma que “a sensação foi única ao falar para mais de 200 jovens e futuros guias de turismo, agregando novos conhecimentos que certamente auxiliarão nessa profissão.”

Para o professor doutor Gustavo da Cruz, coordenador do Mestrado em Cultura e Turismo, estas ações, além de auxiliar na formação dos jovens guias, são de extrema importância também na formação dos discentes do programa, pois oportuniza um estreitamento no diálogo entre a Universidade e a Comunidade.

Julho 2010 - Discentes do Mestrado em Cultura e Turismo são premiados no IV Fórum Internacional de Turismo

Nos dias 17 e 18 de junho, ocorreu em Foz do Iguaçu – Paraná, o IV Fórum Internacional de Turismo do Iguaçu. O evento teve como foco principal o fomento da produção científica de qualidade por diversos ângulos e critérios, oportunizando e socializando o conhecimento por meio de debates, apresentações de trabalhos técnico-científicos e mini-cursos.

Este ano as apresentações de trabalhos científicos e os respectivos debates foram estruturados em três eixos temáticos: Responsabilidade e Inovação: Planejamento, Gestão e Controle de Destinos Turísticos; Responsabilidade e Inovação: Planejamento, Gestão e Controle de Empresas Turísticas e  Responsabilidade e Inovação: Ensino, Pesquisa e Extensão em Turismo.

Com uma premiação de R$ 5.000,00 para os melhores trabalhos, o evento contou com mais de 100 artigos aprovados oriundos de diversas universidades nacionais e do MERCOSUL. Com o artigo intitulado “O destino Itacaré - Bahia: Inovação do turismo por meio da gastronomia", os discentes do Mestrado em Cultura e Turismo da UESC, Idevaldo José e Thyago Velozo, foram premiados em 3º lugar.

Para o professor Dr. Marco Aurélio Avila, vice-coordenador do mestrado, que também esteve presente neste evento como um dos palestrantes centrais, esta premiação reflete a qualidade e a inovação das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no mestrado, legitimando a pretensão do Doutorado em Cultura e Turismo.

Avila destaca ainda que em 2007, o mestrado obteve o 3º lugar no Prêmio Tese ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo; em 2008, obteve menção honrosa no XI SIT – Seminário Internacional de Turismo; em 2009, obteve o 1º lugar no Prêmio Tese ANPTUR e agora 3º lugar no IV Fórum Internacional de Foz do Iguaçu.


Junho 2010 - Livro de Turismo Cultural é escolhido pelo  Ministério do Turismo como um dos melhores

O Ministério do Turismo promoveu, no mês de março deste ano, a seleção pública de apoio a lançamento de livros com o intuito de valorizar e incentivar a produção científica sobre turismo e suas interfaces com a gestão pública ou privada e que apresentassem conteúdo inovador, original e criativo.

A Seção de Lançamentos ocorreu no 5º Salão do Turismo, entre os dias 26 e 30 de maio, em São Paulo (SP). A quarta edição deste evento, realizado entre 1º e 5 de julho de 2009, levou 98 mil pessoas ao Pavilhão de Exposições do Anhembi. A seleção pública promovida pelo Ministério do Turismo nomeou somente 13 livros dentre as publicações realizadas em 2009/2010. O livro intitulado “Turismo Cultural: Estratégias, Sustentabilidade e Tendências” publicado recentemente pela EDITUS, foi um dos contemplados.

Este livro foi organizado por Gustavo da Cruz, coordenador do Mestrado em Cultura e Turismo da UESC, em conjunto com Patricia de Camargo, professora do Master Internacional de Turismo da ULPGC (Espanha), contando com a participação de Marco Aurélio Ávila, Natanael Reis Bonfim, Helio Barroco, Maria de Lourdes Netto Simões, todos docentes do Mestrado em Cultura e Turismo. Contou também com a participação de professores de renome internacional, como Greg Richards e Alfredo Diaz Gutiérrez, ambos da Espanha, José Fortaze Pons, do Equador, Luigi Giordano, da Itália, Erika Maria Hurtado, do Peru, e Regina Schluter, da Argentina.

Esta multiplicidade de autores experts em turismo cultural contribuiu para a elaboração de uma obra interdisciplinar com características inédita no Brasil. Reflexo de um alinhamento e da interação entre grupos de pesquisas do Mestrado em Cultura e Turismo da UESC e universidades da Europa e da América do Sul. Esse acontecimento deixa a UESC e a EDITUS satisfeitos pela conquista e pelo fato de ter a oportunidade de publicar livros que refletem o comprometimento e a busca de qualidade dos professores e da Instituição.


Maio 2010 - Mestrado em Cultura e Turismo é o único programa brasileiro participante do RITA


De acordo com os objetivos gerais do Programa Ibero-americano da Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED), foi criado no início deste ano a Rede Iberoamericana para uso Turístico Responsável dos Recursos Naturales (RITA). Esta rede é formada por diversas universidades da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai, sendo que a única entidade brasileira vincula a este projeto é a UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, representada pelo Mestrado em Cultura e Turismo.

Os professores da UESC, Roque Pinto, Gustavo da Cruz e Marco Aurélio Ávila estarão atuando no RITA mediante a investigação e inovação em turismo responsável, orientado à melhor qualidade de vida das comunidades vinculadas a espaços e recursos naturais.

Tais trabalhos priorizarão o debate através da transmissão, difusão e intercambio de conhecimento e experiências entre as universidades, com o intuito principal de promover benefícios socioeconômicos para a sociedade civil, objetivando assim a maximização dos processos de investigação e capacitação das comunidades nos países envolvidos. Bem como, a publicação de artigos em periódicos internacionais e desenvolvimento de programas interdisciplinares de Pós-graduação inter-universitários sobre turismo e desenvolvimento sustentável.

Gustavo da Cruz, coordenador do Mestrado em Cultura e Turismo da UESC, afirma que “a participação no RITA possibilitará a ampliação do conceito junto a CAPES para a obtenção do Doutorado”.


Abril 2010 - Editus lança Livro inédito na área de Turismo Cultural

O livro Turismo Cultural: Estratégias, Sustentabilidade e Tendências, organizado pelo professor Gustavo da Cruz, coordenador Mestrado em Cultura e Turismo da UESC, em conjunto com Patrícia de Camargo, professora do Master Internacional de Turismo da ULPGC – Espanha,  foi escrito por 19 autores de procedência distintas (Brasil, Equador, Peru, Espanha, Itália e Argentina) que construíram um marco teórico ilustrado com dezenas de casos práticos. O livro está dividido em 5 capítulos e pretende contribuir a preencher uma lacuna no mercado editorial brasileiro, no que diz respeito ao tema do turismo cultural, principalmente em suas relações com o marketing, patrimônio imaterial e museus.
 
As estratégias, diretrizes e políticas voltadas para o turismo cultural apresentadas no livro são de natureza a inspirar igualmente as entidades oficiais locais, regionais e nacionais que atuam na atividade turística em busca de um desenvolvimento mais equilibrado e harmônico entre os atores sociais envolvidos com a cultura e o turismo, objetivando, assim, melhorar a qualidade de vida, o regaste da cidade e a valorização cultural das comunidades locais bem como uma maior satisfação dos turistas que visitam tais localidades.
 
Este livro é um instrumento direcionado para todos os estudiosos, pesquisadores, profissionais e gestores públicos ou privados que atuam direta e indiretamente com o turismo cultural. Dirige-se, naturalmente, aos responsáveis e prestadores de serviços e produtos turísticos, à escala dos destinos turísticos culturais, mas também àqueles que têm responsabilidades de preservação dos patrimônios culturais e desenvolvimento sustentável do turismo. Disponível em diversos pontos de venda na UESC para compra, informações através do e-mail: livraria@uesc.br ou (73)3680-5240.


Setembro 2009 - Mestrado é 1º lugar na ANPTUR


O Mestrado em Cultura e Turismo da UESC ganhou o 1° lugar no Prêmio Tese Destaque 2008, instituído pela ANPTUR - Associação Nacional de Pesquisadores de Turismo. Esse prêmio busca homenagear pesquisadores que apresentaram dissertação de mestrado ou tese de doutorado na área, no ano de 2008, no Brasil.

Com o titulo “Por uma perspectiva endógena do turismo: avaliação, expectativas, participação e identidade de residentes da cidade de Ilhéus – BA”, Angye Cássia Noia, junto com seu orientador, professor doutor Marco Aurélio Àvila, receberam a premiação que ocorreu, na semana passada, durante o VI Seminário da ANPTUR, realizado na Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.

Em cerimônia similar de premiação, ocorrida no ano passado, em Belo Horizonte, Silvana Toledo de Oliveira obteve o terceiro lugar no Prêmio Tese Destaque 2007. Para o professor doutor Gustavo da Cruz, vice-coordenador do Mestrado em Cultura e Turismo, “estes prêmios são reflexos de um correto alinhamento entre dissertações, disciplinas, orientações e linhas de pesquisas que o mestrado possui.”

Além de Marco Àvila, os professores doutores Sócrates Guzman, Hélio Barroco e Odilon Pinto, em conjunto com os oito discentes do mestrado, tiveram seus artigos apresentados nos Grupos de Trabalhos do VI Seminário da ANPTUR, o mais importante seminário científico de turismo no Brasil.

Julho 2009 - Seleção para Mestrado em Cultura e Turismo - 2010-2012

O Mestrado em Cultura e Turimo da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) disponibilizou, na página on-line do curso, as ementas que, preferencialmente, os pré-projetos deverão abordar para o processo seletivo. De acordo com a coordenação, o objetivo é criar um melhor alinhamento entre os pré-projetos dos futuros discentes e projetos de pesquisa dos docentes do Mestrado.

Diferente dos anos anteriores, a seleção de candidatos para a turma 2010-2012 ocorrerá no 2° semestre de 2009. Essa antecipação busca atender melhor os candidatos e aperfeiçoar o processo de avaliação, pois no ano de 2008 houve mais de 110 candidatos inscritos. O edital do processo seletivo estará disponível no site a partir do mês de agosto.

Julho 2009 - Programa de Gestão visa Doutorado

Segundo informação do professor Marco Aurélio Ávila, coordenador do mestrado de Cultura e Turismo, mais de 75% das metas previstas no PEG - Programa Estratégico de Gestão, visando a consolidação do Mestrado, foram superadas em 2008. Ele explica que a elaboração do PEG tem como proposta maior a abertura do primeiro Programa de Doutorado em Cultura e Turismo no Brasil.

No final do último mês de março, foi realizado o I Workshop de Pesquisa e Gestão, em que foram debatidas, durante dois dias, novas estratégias entre corpo docente e discente, que originou numa nova versão do PEG (versão 2009), cujo documento está disponível no site do mestrado para todos os envolvidos com o programa e interessados em cultura e turismo.

Ávila afirma que “após a mensuração e avaliação dos resultados gerados pela implantação das estratégias, foi possível verificar que a maioria das metas foi cumprida em menos de 12 meses, ocasionando uma melhora significativa no alinhamento estratégico do mestrado em consonância com as exigências da CAPES, bem como, uma ampliação nas ações de inserção social junto à comunidade e empresas locais.”

“Esta última versão do PEG nos dá segurança para continuar nosso trabalho em 2009, visando principalmente à maximização dos resultados e a otimização de recursos humanos, materiais e financeiros,” finaliza Marco Ávila.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster