EDITUS - Editora da UESC

Orientações para Publicação

  • Normas para Publicação
  • Documentos

Os originais dos textos enviados à Editus para publicação, se aprovados, serão divulgados na forma de livro, folheto ou periódico, obedecendo às normas oficiais de editoração da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Os livros e folhetos poderão ser publicados isolados ou compondo séries e coleções, apresentando em cada caso elementos específicos de identificação.

Os artigos e ensaios escritos para periódicos deverão seguir as normas e os padrões próprios estabelecidos para cada publicação.

Linhas Editoriais

  • Ensaios Acadêmicos. Estudos de caráter artístico, literário, técnico ou científico, para divulgar a produção acadêmica da UESC e de outras instituições congêneres. Nesta linha, serão aceitos textos resultantes de monografias, teses e dissertações, desde que estruturados em forma de livro, cujo tema seja desenvolvido de forma discursiva e livre de aparato estritamente acadêmico.
  • Cadernos de Aulas. Coleção destinada a divulgar a produção literária, técnica e científica resultante do processo de ensino-aprendizagem do professor e do aluno.
  • Edições Grapiúnas. Buscam divulgar a produção artístico-literária, técnico-científica e didática que tratem de assuntos referentes à “civilização grapiúna”.
  • Publicações Institucionais. Visam divulgar matéria relacionada às atividades  institucionais voltadas para a socialização e transferência de informações.
  • Periódicos. Publicações departamentais que objetivam divulgar a produção literária, técnica e científica da UESC e de outras instituições, através de títulos específicos, normalização própria e periodicidade definidos.

Características dos Trabalhos

Artigos e outras formas de trabalhos preparados para divulgação em periódicos específicos, editados pelos departamentos da UESC, deverão ser encaminhados à Coordenação Editorial do periódico no qual se pretende divulgar o trabalho, seguindo as normas próprias de cada publicação.

Trabalhos preparados para divulgação na forma de livro ou folheto seguirão as orientações adiante descritas.

Preparação de originais

Os originais deverão ser entregues em três (3) cópias impressas em papel (encadernadas em espiral), sendo que duas (2) cópias não deverão conter dados que identifiquem os autores ou organizadores para distribuição entre os pareceristas.

Os arquivos digitais deverão ser encaminhados para o e-mail: livroseditus@uesc.br e o texto formatado em processador de textos Word, BROffice ou similar, fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5, formato A4, com margens de 3 cm e numeração consecutiva na parte inferior direita da página.

Quando nos textos estiverem incluídas figuras (desenhos, fotografias, esquemas, diagramas, fluxogramas, mapas etc.), os originais em papel devem ser enviados junto com a versão eletrônica. Caso estejam digitalizadas, deverão estar com resolução mínima de 300 dpis, gravadas em formato TIF, devendo, em qualquer caso, estar todas identificadas e legendadas.

Os originais, antes de sua entrega à Editus para publicação, devem ser submetidos a uma rigorosa revisão gramatical, e atender, pontualmente, às normas da ABNT, sob pena de serem rejeitados e devolvidos.

Orelhas e resumo

Acompanhando o material enviado para a produção de livros, deve-se juntar um texto próprio para compor a orelha, com até 1800 caracteres (com espaço), um texto conciso para compor a quarta capa do livro, com até 400 caracteres (com espaço) e um breve resumo, com até 650 caracteres (com espaço), para o catálogo da Editus. O autor, se desejar, poderá inserir, no texto da orelha, seus dados biográficos e fotografia.

Entrega dos originais na Editus

As cópias impressas, a mídia com os arquivos digitais e as ilustrações, quando for o caso, deverão ser encaminhadas ou entregues, diretamente, à Secretaria da Editus, para preenchimento do formulário de controle de tramitação. O autor deverá ainda preencher, imprimir e encaminhar, junto com o livro, o formulário de identificação de autores, disponível para download na página da Editus.

Antes de encaminhar o livro para o conselho, a Editus vai submeter os originais a uma conferência das normas que estão contidas neste manual. Não serão aceitos os trabalhos fora dessas orientações.

Os originais rejeitados estarão disponíveis na Secretaria da Editus para retirada, por 30 dias, após a comunicação com o autor. A Editus não se responsabiliza pela devolução dos originais, sendo a retirada de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Passado o prazo, se o autor não retirar os originais, estes serão descartados.

Após conferência, visando observar se a obra se enquadra nas normas da Editus, cada texto será analisado pelo Conselho Editorial e encaminhado para leitura crítica de especialistas.

Projetos encaminhados para obter parecer da Editus, a fim de concorrerem a financiamento específico da FAPESB, serão submetidos a igual processo de tramitação (pré-seleção do Conselho e análise crítica de especialistas), devendo ser encaminhados à Editus de acordo com nosso cronograma anual baseado no edital da FAPESB vigente.



Etapas de produção do livro

Os originais, depois de aprovados, serão encaminhados para normalização e revisão com a participação do autor; após a conclusão, caso haja correções (de caráter estrutural ou de conceitos) que prejudiquem o entendimento da obra, o autor será novamente consultado. Após esse processo, os originais serão encaminhados para os designers que assumirão todo o projeto de criação e editoração.

Com o livro revisado, e executadas a criação e a editoração, o autor fará a última revisão com a finalidade de observar se o conteúdo do original foi transposto em sua plenitude para o projeto editorial. Assim que o trabalho de editoração for aprovado pelo autor, será encaminhado para o processo de finalização e impressão. Depois de o livro produzido, a Editus não devolverá os textos originais, somente as fotos e ilustrações submetidas à digitalização.

Tiragem e cota de autoria

A tiragem convencional será de 400 exemplares, podendo, entretanto, ser reduzida ou elevada de acordo com a finalidade e as características da obra.

O autor terá direito a 25% da produção física, como compensação pela cessão dos direitos autorais, não fazendo jus a qualquer remuneração ou indenização sobre os exemplares vendidos.

Os 75% restantes da edição serão distribuídos e comercializados pela Editus, através do Programa Interuniversitário de Distribuição de Livros (PIDL), da livraria da UESC e de outros pontos de venda.

No caso de projetos financiados pela FAPESB, a tiragem e o percentual destinados à Editus para venda serão acordados entre o autor e a editora, cabendo, exclusivamente ao autor, de conformidade com as exigências dos Editais/FAPESB, distribuir a porcentagem da tiragem estipulada pelo edital.

A retirada da cota do autor é de inteira responsabilidade do mesmo. A Editus não a enviará por correios ou qualquer outro meio de transporte, apenas disponibilizará os exemplares e o autor é o responsável pela retirada diretamente na Editora.

Prazo de Entrega

A Editus não se compromete a publicar a obra dentro de prazo determinado, ficando a produção editorial a mercê das prioridades e circunstâncias momentâneas de ordem acadêmica, técnica e financeira, que atendam aos interesses da UESC, exceção feita aos trabalhos financiados pela FAPESB, que têm prazos prefixados para prestação de contas. Vale salientar que os periódicos também terão prioridade quanto ao tempo, vez que a periodicidade é requisito importante para esse tipo de publicação.

Custos

Todas as despesas relativas aos trabalhos e edição da obra correrão por conta exclusiva da UESC, exceto os custos da compra do número de ISBN, no valor de R$ 20,00 (vinte reais), junto a Biblioteca Nacional, e as edições financiadas por projetos com verba destinada a tal fim ou por editais específicos da FAPESB.

 


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster