Ficha de inscrição para ouvintes disponível em:
https://docs.google.com/a/uesc.br/forms/d/e/1FAIpQLScyWH-k0dOlHS5NxCjP0EwLjtxe53_kagkoGLLhabMhOOsMjg/viewform
Normas para confecção do pôster
O Pôster deverá ser impresso com tamanho de 1,30m de altura X 1,00 cm de largura, e conter: a) título centralizado com letras maiúsculas e em negrito; b) identificação dos autores, seguida das respectivas instituições; c) introdução com problema, objetivo e metodologia; d) discussão dos resultados; e) conclusão; f) referências.
A apresentação será no dia 22, às 17h, no térreo do Pavilhão Adonias Filho.
Data para inscrições sem apresentação de trabalho: 04 de julho até 10 de setembro de 2016.
O trabalho sob forma de comunicação oral e/ou pôster deve está inscrito em um dos seguintes EIXOS TEMÁTICOS:
1 – Educação de Jovens e Adultos Coord.: M.a. Paula Cristina Silva de Oliveira, UFVJM M.e Neilton Castro da Cruz, Professor da Rede Municipal de Ensino de Porto Seguro – Bahia |
Ementa: Acolhe trabalhos que analisem as seguintes temáticas: Os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (jovens, adultos e/ou idosos); Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular; Educação de Jovens e Adultos do/no Campo; Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos; Educação de Jovens e Adultos e Diversidade; Formação de Educadores para a EJA; Contribuições de Paulo Freire à Educação de Jovens e Adultos; Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos.
2 – Os jovens e o direito à Cidade Coord. Dra. Amelia Cristina Alves Bezerra, UFF |
Ementa: Os trabalhos acolhidos neste eixo de debate devem abordar as seguintes temáticas: As práticas e as experiências juvenis na cidade: a questão de gênero e étnico-racial; as múltiplas territorialidades juvenis na cidade; A relação entre o direito à cidade e a construção da cidadania pelos jovens. O papel do espaço público e das manifestações culturais na construção da cidadania dos diferentes coletivos na cidade; A relação entre a Escola, a Cidade e a construção das identidades juvenis.
3 – Desenvolvimento Regional, Agroecologia e Sustentabilidade Coord. Dra. Luciana Henrique da Silva, UFFS Dra. Silvana Lucia da Silva Lima, UFRB |
Ementa: Abordagens teóricas e metodológicas sobre desenvolvimento regional, agroecologia e soberania alimentar. Luta pela terra. Diversidade regional do desenvolvimento no Brasil. Agroecologia e soberania alimentar e territorial. Agroecologia e desenvolvimento regional sustentável. Políticas públicas, desenvolvimento regional e agroecologia. Atores do desenvolvimento regional: movimentos sociais, sindicatos, organizações de agricultores familiares, entre outros. Experiências de desenvolvimento regional sustentável e de referências agroecológicas.
4 – Gênero e Corpo na Contemporaneidade. Coord. Dr. Adilson Ventura da Silva, DELL/UESB M.a. Florisbete de Jesus Silva, UNESUL |
Ementa: O Círculo de Diálogo Gênero e Corpo na Contemporaneidade visa promover o debate entre pesquisadores/as que desenvolvem trabalhos que possibilitem pensar sobre gênero, corpo, discurso e sentido, aprofundando as diversas temáticas que emergem no processo de construção desses campos de pesquisa, bem como estimulando novas possibilidades de análise. Os trabalhos cujo foco de discussão centrar-se-ão no sentido, deverão ser fundamentados pela Semântica do Acontecimento, uma construção teórica que compreende a enunciação como uma prática política, entendendo que a constituição do sentido é histórica, e que a relação do sujeito com a língua ocorre no acontecimento. Este nos possibilita analisar a língua acontecendo na relação com seus falantes, os sentidos se formando, transformando-se em outros sentidos. Serão aceitas produções inseridas em uma das seguintes sessões temáticas: a) Etnia, Gênero, Corpo e Sexualidade; b) Representações de Gênero e Corpo em Discursos da Contemporaneidade; c) Questões de Gênero, Corpo e Sexualidade na Infância; d) Gênero, Corpo e Sentidos em Materialidades Midiáticas; e) Gênero, Corpo e Sentidos em Materialidades Didáticas.
5 – Educação em espaços não escolares Coord. Dra. Célia Maria Machado de Brito, UECE Dra. Sandra Maria Gadelha de Carvalho, FAFIDAM/UECE |
Ementa: Educação não formal e educação formal: centralidades e periferias no processo de aprendizagens. Educação não formal: fundamentos epistemológicos, políticos e metodológicos. Educação não formal e educação popular: no Brasil e na América Latina. Educação não formal e movimentos sociais: reflexões e aprendizados. Educação não formal e educação de Jovens e adultos: inovações e experiências.
6 – A Educação nas Relações Étnico-raciais Coord. M.a. Luzineide Borges, UESC |
Ementa: Discute acerca da forma como os movimentos sociais, que militam a favor dos grupos étnicos "minoritários", estão se posicionando frente ao racismo, a discriminação e perspectiva didático-pedagógica de educação anti-racista. Debate sobre as políticas afirmativas para populações étnicas e políticas afirmativas específicas em educação, currículo e política curriculares.
7 – Tecnologias nos Espaços Educativos: políticas e práticas Coord. Dra. Maristela Midlej, UFSB |
Ementa: Discussão sobre os processos do aprender e ensinar na Cultura digital; Potenciais comunicacionais das tecnologias digitais e dos dispositivos móveis em rede em situações de aprendizagem formais e não formais; Políticas públicas de tecnologias na educação; Formação de professores na Cibercultura; Recursos educacionais abertos; Letramentos digitais na escola; Educação online: fundamentos e práticas.
8 – Povos Indígenas: territoriedade e educação Coord. Dr. Francisco Eduardo Torres Cancela, UNEB/Campus XVIII |
Ementa: A questão indígena na atualidade: movimentos sociais, conflitos e direitos. Educação escolar indígena, territórios etnoeducacionais e educação indígena. O ensino superior indígena: projetos, experiências e resultados. A temática indígena na sala de aula e a lei 11.645/08: recursos pedagógicos, recortes temáticos e estratégias de ensino.
9 – Povos Quilombola: territoriedade e educação Coord. Dra. Elis Cristina Fiamengue, UESC |
Ementa: Concepções sobre terra, território e territoriedade entre Povos Quilombolas. Noções de Cultura, Multiculturalismo e Interculturalidade. Direitos Étnicos e Cidadania. Políticas Públicas e Direitos Culturais. Conflitos, perdas e conquistas nos territórios quilombolas. Educação quilombola: políticas, práticas, currículo e intersecção de sabres.
10 – Movimentos Sociais, Associativismo e Sindicalismo Docente Coord. M.e. Wanderson Paiva Rocha, Diretor Sind-Rede/BH, Professor da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte-MG M.e. Euvadelis Pereira Santos, Presidente da APLB – Sindicato da Costa do Descobrimento, Professor da Rede Municipal de Ensino de Porto Seguro – Bahia |
Ementa: Movimentos sociais, o direito à educação e a expansão do sistema educacional no Brasil. Associação de professores e a profissionalização docente. Sindicalismo docente e a luta pela valorização dos profissionais da educação.
11 – Movimentos de luta pela terra e Educaç ão do Campo Coord. Dra. Maria NalvaAraujo, UNEB M.e. Ademar Bogo |
Ementa: Refletir sobre os processos educativos originados dos Movimentos Sociais, bem como, compreender os diferentes processos que asseguram as diversas formas de resistência; políticas públicas de educação do campo e o papel dos movimentos sociais na consolidação destas políticas. Aborda os diferentes níveis e modalidades de ensino considerando das seguintes temáticas sobre a educação do campo: formação inicial e continuada de professores, relação teoria e prática, currículo, avaliação, tempos e espaços de aprendizagem, relação escola-comunidade.
12 – Inclusão Social e Educação Coord. Dra. Solange Lucas Ribeiro, UEFS |
Ementa: Interface entre educação inclusiva e inclusão social. Diversidade, equidade e inclusão educativa e social. Empoderamento dos movimentos sociais e inclusão.
13 – Movimentos Sociais, Educação e Pedagogias Alternativas na América Latina: sujeitos e experiências Coord. Dra. Lia Pinheiro Barbosa, UECE-APPEAL Dra. Marcela Gómez Sollano,UNAM-APPEAL |
Ementa: No limiar do século XXI, a América Latina tem sido cenário de múltiplas experiências educativas protagonizadas por movimentos sociais camponeses, indígenas e afrodescendentes. Entre os diversos aportes de ditas experiências, se destacam àqueles relacionados à proposição de outras concepções de Educação, de Pedagogia e de Sujeitos, os quais articulam processos de construção do conhecimento diretamente relacionados com o diálogo de saberes e experiências. Constituem processos que demarcam a emergência de novas epistemes, de sujeitos educativo-pedagógicos e a consolidação de sociabilidades socioculturais e políticas. O presente Círculo de Diálogo tem por objetivo debater experiências de pedagogias alternativas que emergem da práxis educativo-pedagógica dos movimentos sociais contemporâneos na América Latina. O intuito é conhecer alguns elementos teórico-epistêmicos que articulam ditas experiências e sua incidência na proposição de uma prática pedagógica alternativa, bem como na ressignificação do lugar de inscrição do educativo e do pedagógico na conformação de um sujeito educativo. Por outro lado, nos interessa refletir acerca do que definimos como "pedagogia alternativa" e "sujeito educativo-pedagógico" no processo de construção do conhecimento no campo da Educação e da Pedagogia.