Mensagem do Reitor

Caros Vestibulandos

O mundo atual é o mundo do conhecimento e, realmente, sem ele, a vida fica muito mais difícil. Estamos falando do conhecimento socialmente valorizado, aquele adquirido nas instituições educacionais.

Segundo Marilena Chauí, o conhecimento e a informação passaram a compor o próprio capital, que passa a depender disso para sua acumulação e reprodução. O poder econômico passa a se basear na posse de informações e isto pode ser utilizado de forma positiva ou negativa, para o bem ou para o mal, como, aliás, tudo o mais.

Conhecimento todos temos, da vida, das coisas, mas, às vezes, só ele não nos oferece boas condições de competir no mercado de trabalho. No Brasil, muitas vagas deixam de ser preenchidas por falta de capacitação. Temos certeza de que as pretensões de vocês são: adquirir suporte teórico na área em que pretendem atuar, estar em condições de concorrer às melhores vagas para exercer a profissão escolhida e contribuir com sua universidade, sua cidade, seu país.

Com a oportunidade que nos foi dada de estar à frente da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - ABRUEM, temos, com toda uma equipe que nos assessora, trabalhado pela internacionalização do ensino superior, o que poderáproporcionar-lhes mobilidade acadêmica, ou seja, condições de estágio em ambientes profissionais de países estrangeiros, em especial europeus, e reconhecimento comum de diplomas e graus acadêmicos – o que significa que a profissão poderá ser exercida nos dois países – o do curso de graduação e o do estágio.

A Universidade Estadual de Santa Cruz oferece, hoje, 33 cursos regulares, e seu corpo docente conta com 766 professores, sendo 303 doutores e 342 mestres, o que representa um total de 85% dos nossos professores com pós-graduação stricto sensu. Tem ainda vários grupos de pesquisa, 93, com 251 projetos em andamento. Muitas destas pesquisas têm a colaboração dos discentes, que contam, hoje, com 353 bolsas de iniciação científica (acrescentando-se, a estas, as bolsas de IC internacional, o número chega a quase 400). Com essa preparação, vocês poderão tornar-se futuros pesquisadores.

Isso tem dado um perfil interessante à UESC, que se mostra forte na pesquisa, o que acaba refletindo-se no ensino e na extensão. As bolsas de auxílio ou de assistência ao estudante, em 2011, foram 850. Tal fator significa que vocês estão concorrendo a uma vaga em uma boa universidade pública, o que vai exigir estudo e dedicação a esse processo seletivo. Saibam que valerá a pena. Este sacrifício, ora necessário, é chamado, em Sociologia, de adiamento das gratificações.

Sacrifiquem-se agora por melhores condições de vida e de realização mais tarde.
Esperamos encontrá-los na UESC em 2012. Venham para somar e para, provavelmente, viver a melhor época da vida de cada um de vocês. Boa sorte!

Antonio Joaquim Bastos da Silva
Reitor da UESC