Vestibular

A UESC

A Universidade Estadual de Santa Cruz teve sua origem em escolas isoladas criadas no eixo Ilhéus/Itabuna, na década de 60. Em 1972, resultante da iniciativa das lideranças regionais e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), as escolas isoladas (Faculdade de Direito de Ilhéus, Faculdade de Filosofia de Itabuna e Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna) congregaram-se, formando a Federação das Escolas Superiores de llhéus e Itabuna – FESPI. Reunidas em campus, na Rodovia Ilhéus/Itabuna, em Ilhéus, pelo Parecer CFE 1637/74 de 05/06/1974, os estabelecimentos de ensino foram ganhando maturidade e competência, criando as condições para pleitear o status de Universidade.

Em 1991, depois de muitas lutas, o desejo se tornou realidade. Em 5 de dezembro, o então Governador do Estado incorporou a FESPI, escola particular, ao quadro das escolas públicas de 3º grau da Bahia, pela Lei 6.344 de 05/12/1991.

Em 1995 a UESC foi reconhecida pela Lei Nº 6.898, de 18 de agosto de 1995, publicada no Diário Oficial do Estado dos dias 19-20 seguintes, ficando reorganizada sob a forma de Autarquia.

No dia 16 de julho de 1999, o Exmº Governador do Estado da Bahia, César Borges, assina o Decreto Nº 7.633 dispondo sobre o Credenciamento da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Hoje, a UESC oferece, na Graduação, 33 (trinta e três) cursos, sendo 22 (vinte e dois) Bacharelados e 11 (onze) Licenciaturas.

Na Pós-Graduação, atualmente, estão em funcionamento: 15 (quinze) cursos de Especialização, nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Agrárias; 13 (treze) cursos de Mestrado: Biologia e Biotecnologia de Microorganismos, Botânica, Ciência Animal, Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Física, Genética e Biologia Molecular, Linguagens e Representações, Produção Vegetal, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Sistemas Aquáticos
Tropicais, Zoologia e Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais; e 3 (três) cursos de Doutorado: Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Genética e Biologia Molecular e Desenvolvimento e Meio Ambiente.

A Extensão, através dos 118 (centro e dezoito) projetos de ação continuada e 37 (trinta e sete) de ação temporária, atuam na área de abrangência da UESC, destacando ações como o Programa de Incubadora de Empreendimentos Solidários, entre outros. No Salobrinho, projetos como o UNITRABALHO, Laboratório de Parasitologia Aberto à Comunidade, Jovem Bom de Vida e Biblioteca Viva atuam junto às Escolas e Unidades de Saúde, à Cooperativa de Prestação de Serviços do Salobrinho COOPEPS e à comunidade em geral. São desenvolvidos, ainda, outros Programas interinstitucionais, a exemplo do "Universidade para Todos – UPT" (beneficiando 3.020 alunos da rede pública, 310 discentes/monitores da UESC e 18 docentes universitários que atuam em 18 municípios) e o Todos pela Educação TOPA, onde 23.765 (vinte e três mil, setecentos e sessenta e cinco) pessoas estão sendo alfabetizadas, contribuindo, assim, para o desenvolvimento regional. Aprovados em editais externos de âmbito nacional são os recentemente aprovados pelo PROEXT, tais como: Rede de Cuidado em Diabetes: Promoção, Prevenção, Detecção e Controle; Programa de Prevenção das Parasitoses Intestinais; e Programa de Apoio a Incubadoras de Empreendimentos Solidários do Litoral Sul da Bahia.

Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho