Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

Espaço Ciência Saúde - Ano de publicação 2025

Segurança do Paciente

1. OCORRÊNCIA DE EVENTOS ADVERSOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NO SUL DA BAHIA, BRASIL

O estudo é uma pesquisa epidemiológica descritiva que tem por objetivo analisar as correlações entre Evento Adverso (EA) e as variáveis relacionadas ao perfil dos pacientes entre as UTIs geral e COVID 19 em um município da Bahia, no Brasil. A pesquisa analisou 399 prontuários de pacientes internados na UTI Adulto e UTI COVID 19 entre março e outubro de 2020, foi verificado que as lesões por pressão (54,2% na UTI geral; 46,1% na UTI COVID-19) e a perda de dispositivos (40,7% na UTI geral; 46,3% na UTI COVID-19) foram os EA mais frequentes. Em ambas as UTIs, a ocorrência de EA correlacionou-se positivamente com o tempo de internação, ou seja, quanto maior a permanência, maior a chance de ocorrência. Além disso, verificou-se correlação negativa com a escala de Braden: quanto menor a pontuação, maior o risco de desenvolver lesões por pressão (LPP), e vice-versa. O estudo reforça a necessidade de fortalecer a cultura de segurança do paciente, reduzir a subnotificação e implementar estratégias específicas para prevenir EA, especialmente LPP e perda de dispositivos, que ainda figuram entre as principais causas de danos associados às práticas de enfermagem.

COSTA, M. O.; LEVI, T. M.; OHARA, D.; COSTA, F. A. D. M. M.; PINHEIRO, A. L. S.; SOUZA, I. P. DE. Ocorrência de eventos adversos em unidade de terapia intensiva no Sul da Bahia, Brasil. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 24, n. 1, 26 fev. 2025.

Link para artigo completo: https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v24i1.72437

2. Segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde: um estudo bibliométrico da produção científica brasileira

Este estudo do tipo revisão bibliométrica teve como objetivo mapear as produções científicas sobre segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde no contexto brasileiro. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa em bases de dados científicas, e os dados foram analisados quantitativamente, com a utilização de indicadores bibliométricos. Os resultados indicaram que a produção científica sobre o tema tem crescido nos últimos anos, com destaque para publicações em periódicos nacionais e internacionais, e uma maior concentração de estudos nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. A conclusão do estudo destaca a importância de fortalecer a pesquisa em segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde, com foco na formação de profissionais e na implementação de políticas públicas que promovam a segurança dos usuários.

Barreto, R. S; SERVO, M. L. S. Segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde: um estudo bibliométrico da produção científica brasileira. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 35, n. 1, 2025.

Link para artigo completo: https://doi.org/10.1590/S0103-73312025350102pt